Aprenda, nesta dica, a instalar a versão mais recente do Spotify no openSUSE e no Fedora Workstation.
Você vai aprender, nesta dica, a instalar a versão mais recente do Spotify no openSUSE e no Fedora Workstation.
O Spotify é um dos serviços de streaming de músicas online mais populares da atualidade, o serviço conta com mais de 30 milhões de músicas no catálogo, e estas podem ser pesquisadas por artista, álbum, gênero, lista de reprodução ou gravadora. Disponível para o Linux, Mac OS, Windows, Android, iOS entre outras plataformas, o Spotify está dividido em dois tipos de assinatura:
- Spotify Free - Como o próprio nome diz, você pode usar o serviço gratuitamente, permitindo o streaming ilimitado de músicas, porém é exibido anúncios;
- Spotify Premium - Esta é a versão paga do serviço, que além do streaming ilimitado de músicas, nesta assinatura não é exibido anúncios, a qualidade do áudio é melhor, é possível baixar as músicas para ouvi-las posteriormente offline dentre outros recursos exclusivos.
Para mais detalhes sobre o Spotify, acesse o site oficial:
Vamos então à instalação!
Instalando o Spotify no openSUSE manualmente (recomendado)
Existem várias formas de instalar o Spotify no openSUSE, uma delas é através do repositório PackMan (com o pacote "spotify-installer"), mas nem sempre funciona (ocorrem erros de dependências não encontradas).
A melhor maneira para instalar a versão mais recente do Spotify no seu openSUSE (que eu uso e recomendo) é através de um script disponibilizado no GitHub, que cria um pacote .RPM a partir do arquivo .DEB do Spotify e faz a instalação do mesmo logo em seguida (já que, até o momento, não há o suporte oficial para as distribuições RPM).
Para isso, abra um terminal e "entre" na sua pasta "Downloads":
cd /home/$USER/Downloads
Baixe o script de instalação com:
wget https://raw.github.com/cornguo/opensuse-spotify-installer/master/install-spotify.sh
Faça também o download do arquivo spotify-client.spec:
wget https://raw.github.com/cornguo/opensuse-spotify-installer/master/spotify-client.spec
Torne o script executável:
chmod +x install-spotify.sh
E execute-o com:
sh install-spotify.sh
Aguarde enquanto é feito o download do Spotify e criação do pacote RPM. Em seguida, você deverá fornecer a sua senha para instalar o Spotify, como mostra a imagem abaixo:
Concluída a instalação, abra o Spotify Client pelo terminal digitando
spotify
ou através do atalho criado no menu de aplicativos:Agora basta fazer login na sua conta do Spotify e começar a escutar as suas músicas favoritas no openSUSE! Fácil, não é?!
Instalando o Spotify no openSUSE (método alternativo)
Se por algum motivo não conseguiu instalar o Spotify manualmente, como mostrado logo acima, você também tem a opção de instalá-lo através do repositório "negativo17" (dica do nosso leitor Anderson Reis), porém, pode não funcionar em todos os casos. Além disso, esse repositório foi "projetado" para o Fedora e não para o openSUSE, use-o por sua conta e risco, ok?
Caso queira instalar o Spotify utilizando este método, basta abrir um terminal e adicionar o repositório no sistema executando:
sudo zypper ar -f http://negativo17.org/repos/spotify/epel-7/x86_64/ Spotify
Depois, importe a chave de assinatura do mesmo:
sudo rpm --import http://negativo17.org/repos/RPM-GPG-KEY-slaanesh
Atualize os repositórios:
sudo zypper ref
E instale o Spotify com:
sudo zypper --no-gpg-checks in spotify-client
Instalando o Spotify no Fedora Workstation
Para instalar o Spotify no Fedora, é necessário que tenha os repositórios RPMFusion habilitados no seu sistema. Dito isso, abra um terminal e adicione o repositório "negativo17 - Spotify" executando:
sudo dnf config-manager --add-repo=https://negativo17.org/repos/fedora-spotify.repo
Depois, importe a chave de assinatura do mesmo:
sudo rpm --import https://negativo17.org/repos/RPM-GPG-KEY-slaanesh
E instale o Spotify Client em seguida com:
sudo dnf install spotify-client
Concluída a instalação, basta procurar pelo atalho do Spotify no menu de aplicativos ou digite
spotify
no terminal para executá-lo:Faça login na sua conta do Spotify e ouça as suas músicas favoritas no Fedora! Simples, não?!
Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, sugestão, crítica ou notou algum erro, basta deixar o seu comentário logo abaixo usando o Disqus, Google/Blogger ou pelo Facebook, ok?!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)
Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
COMENTÁRIOS