Aprenda a instalar o Debian 9 "Stretch" no seu computador, seja em dual boot ou instalação única, de uma maneira fácil e explicada detalhadamente (com screenshots)!
Você vai aprender, neste tutorial, a instalar facilmente o Debian 9 "Stretch" no seu computador, seja em dual boot ou em instalação única.
Foi anunciado no dia 17 de junho de 2017 o Debian 9 "Stretch", tendo como "base" o Kernel 4.9. Essa mais recente versão trouxe várias novidades, dentre elas está o LibreOffice 5.2.7.2, Calligra 2.9, GIMP 2.8.18, Inkscape 0.91 e a volta do Mozilla Firefox e Thunderbird, substituindo o Iceweasel e o Icedove. Estes e outros detalhes você pode conferir acessando o link abaixo:
http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/06/Lancado-o-Debian-9-Stretch-download.html
Os principais tópicos deste tutorial:
- O que fazer ANTES de instalar o Debian?
- Requisitos de sistema do Debian 9 "Stretch"
- Download do Debian 9 "Stretch"
- Gravando a ISO do Debian num CD/DVD ou pen drive
- Particionando o disco rígido (pelo Windows ou com o GParted)
- Configurando o Setup do computador
- Instalação do Debian 9 "Stretch"
- Somente o Windows inicia após instalar o Debian, o que fazer?
- O que fazer após instalar o Debian 9 "Stretch"
O que fazer ANTES de instalar o Debian?
Pretende instalar o Debian ao lado do Windows 10 / 8.1 / 8 / Windows 7 ou de alguma outra distribuição Linux instalada no seu disco rígido, fazendo o "famoso" dual boot? Então você DEVE SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES ABAIXO:- Faça BACKUP de todos os seus arquivos (músicas, documentos, etc). Isso é de extrema importância, pois caso algo dê errado, seus dados estarão a salvo. Veja como fazer isso neste tutorial do wikiHow:
http://pt.wikihow.com/Fazer-Backup-do-Computador
Para mais detalhes de como fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos (e também do seu disco rígido), acesse o nosso outro artigo através do link abaixo:
http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/o-que-fazer-antes-de-instalar-o-linux.html#backup
- Faça a DESFRAGMENTAÇÃO da partição onde está o Windows (pelo menos 2 vezes) ou da partição que irá redimensionar para instalar o Debian. O Windows já traz uma ferramenta de desfragmentação "nativa", sendo desnecessária a instalação de outros programas.
No link abaixo você pode conferir como fazer corretamente a desfragmentação de suas partições através do Windows, acesse:
http://www.blogopcaolinux.com.br/p/como-desfragmentar-o-hd.html.
- Desative a Inicialização rápida do Windows, um recurso presente no Windows 10, Windows 8 e 8.1.
Para isso, abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >> Alterar o funcionamento dos botões de energia, feito isso, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida", após, salve as alterações. Veja este exemplo (SCREENSHOT).
Para mais dicas do que fazer antes de instalar o Debian acesse o link abaixo:
http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/o-que-fazer-antes-de-instalar-o-linux.html
Requisitos de sistema do Debian 9 "Stretch"
Antes de baixar a imagem ISO do Debian, confira abaixo os requisitos mínimos de sistema para executá-lo:- 1 GB de memória RAM (2 GB ou mais recomendado);
- 10 GB de espaço livre em disco (20 GB ou mais recomendado);
- Processador Intel Pentium de 4,1 GHz ou mais veloz.
E então, o seu computador está apto a instalar o Debian Stretch? Se sim, faça o download da ISO, o que é explicado no próximo passo!
Download do Debian 9 "Stretch"
Se você ainda não baixou o Debian, acesse o site oficial e faça já o download:https://www.debian.org/distrib/
Para baixar a imagem ISO (CD/DVD) por link direto, acesse:
https://www.debian.org/CD/http-ftp/#stable
Para fazer o download via torrent (o método mais recomendado), acesse este outro link:
https://www.debian.org/CD/torrent-cd/
As mídias de instalação do Debian 9 "Stretch" que incluem drivers e firmwares não-livres (recomendado se o seu computador possui, por exemplo, uma placa de rede Wireless) podem ser encontradas no link abaixo:
https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/
Caso queira baixar o DVD-1 do Debian Stretch, cerca de 3,5 GB (a mesma ISO de instalação que utilizei neste tutorial), basta clicar nos botões abaixo (32 ou 64 bits):
Para mais opções de download do Debian 9 "Stretch", acesse o nosso outro post:
http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/06/Lancado-o-Debian-9-Stretch-download.html
Verifique se a imagem ISO não está corrompida
Após o download, verifique a integridade da ISO antes de gravá-la num CD/DVD ou pen drive. No Linux, você poderá verificar a integridade da ISO pelo terminal, veja como acessando:http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/verificar-md5-sha256-de-arquivos-terminal-linux.html
Já no Windows, você terá que baixar um programa para verificar a integridade da sua ISO, confira mais detalhes acessando o nosso outro tutorial:
http://www.blogopcaolinux.com.br/p/verificar-md5-sha-no-windows.html
Gravando a ISO do Debian no CD/DVD ou pen drive
Existem vários programas para gravar uma imagem ISO num CD/DVD ou pen drive, abaixo cito apenas alguns que já utilizei e recomendo, além dos tutoriais de como criar um DVD ou pen drive de instalação.Gravando num CD ou DVD
Se você utiliza Linux, recomendo que grave a ISO do Debian utilizando o K3b ou o Brasero, veja como criar um DVD de instalação do mesmo acessando:http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/Como-gravar-uma-imagem-ISO-num-CD-ou-DVD-no-Linux.html
No Windows, recomendo que utilize a ferramenta nativa do sistema para gravar a ISO num DVD, aprenda como fazer isso acessando:
http://www.blogopcaolinux.com.br/p/gravar-iso-no-windows.html
Gravando num pen drive
Se você já usa Linux, recomendo que crie um pen drive bootável do Debian pelo terminal utilizando o "dd", confira como fazer isso acessando:http://www.blogopcaolinux.com.br/2015/12/como-criar-um-pendrive-bootavel-pelo.html
Já no Windows, recomendo que utilize o Rufus para criar um pen drive bootável, veja como acessando:
http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/pen-drive-bootavel-do-linux-no-windows-rufus.html
Particionando o disco rígido (pelo Windows ou com o GParted)
Supondo que você já tenha feito backup dos seus dados e que fez a desfragmentação do seu HD (caso utilize o Windows), agora você precisa de um espaço vazio no seu HD para instalar o Debian. Abaixo você encontra dois tutoriais de como redimensionar as suas partições:Caso tenha o Windows instalado, recomendo que utilize a ferramenta de gerenciamento de disco nativa do mesmo, veja como utilizá-la acessando:
http://www.blogopcaolinux.com.br/p/redimensionar-particoes-no-windows.html
Caso tenha alguma distribuição Linux no seu HD, utilize o GParted num Live CD ou pen drive para redimensionar as suas partições, veja como utilizá-lo acessando:
http://www.blogopcaolinux.com.br/p/redimensionar-particoes-com-gparted.html
Configurando o Setup do computador
Por último, mas não menos importante, é hora de configurar o Setup do BIOS / UEFI do seu computador para dar boot pelo CD/DVD ou pen drive.Por padrão, a maioria dos computadores já saem programados de fábrica para dar boot primeiramente pelo drive de CD/DVD, porém, caso queira utilizar um pen drive para instalar o Debian, será necessário configurar o seu computador para dar boot pelo mesmo (em alguns casos, é necessário definir o pen drive como disco rígido primário).
Para mais detalhes de como realizar esse procedimento, recomendo que assista os dois vídeos abaixo, o primeiro do canal "Tutoriais para Tudo":
E também este outro vídeo, do canal "Sayro Digital":
Se o seu computador possui UEFI, reinicie-o (com o pen drive bootável do Debian plugado na porta USB, obviamente) pressionando a tecla Delete (a tecla usada para acessar o Setup varia de computador para computador, consulte o manual do mesmo) e nas opções de boot, selecione o seu pen drive no modo UEFI, como mostrado pelo exemplo abaixo:
Após fazer backup dos seus dados e criar um espaço vazio no seu HD, insira o CD/DVD de instalação ou pen drive bootável do Debian, reinicie o computador e vamos para o passo a passo de instalação!
Instalando o Debian 9 "Stretch"
E chegou o momento mais esperado deste tutorial, o passo a passo de instalação do Debian 9 "Stretch". Você leu e seguiu todas as recomendações da página anterior? Está preparado? Então vamos lá!Após reiniciar o seu computador com o CD/DVD ou pen drive bootável do Debian Stretch, aparecerá uma tela semelhante a da imagem abaixo (caso o seu computador tenha UEFI); nela, selecione a opção "Graphical Install" e pressione Enter:
Caso o seu computador seja mais "antigo" e tenha BIOS, a tela de boot do Debian Stretch será semelhante a esta (SCREENSHOT). De qualquer forma, deixe selecionado a opção "Graphical Install" para iniciarmos o processo de instalação do Debian.
Após, selecione o idioma que será utilizado no processo de instalação do sistema. No meu caso, selecionei o "Portuguese (Brazil) - Português do Brasil" e cliquei no botão "Continue" (ou clique duas vezes sobre a opção selecionada), como mostrado pela imagem abaixo:
Em seguida, selecione o país onde você reside (que no meu caso, é o Brasil) e clique em "Continuar":
Escolha o layout do seu teclado e clique em :
O instalador irá tentar configurar automaticamente a rede (caso esteja conectado a uma) e após, você deverá definir um hostname para o seu sistema (ou deixar o que foi indicado por padrão) e clique em "Continuar":
Em seguida, você poderá informar o nome de domínio; se você não faz ideia do que seja isso, basta deixar em branco e clicar em "Continuar":
Na próxima etapa, você deverá definir uma senha de root para o seu Debian (recomendo que utilize, além de letras e números, caracteres especiais na mesma). Você terá que informar a senha duas vezes; feito isso, clique em "Continuar":
Após, informe o seu Nome completo para criar uma conta de usuário "padrão":
Informe um nome de usuário (que deve ser iniciado com letra minúscula) para a nova conta padrão:
E uma senha para esta nova conta (você terá que digitar a senha duas vezes, da mesma forma quando criou a senha de root):
Depois, defina o seu fuso horário selecionando o estado onde você mora e clique em "Continuar":
E chegamos numa das etapas mais importantes da instalação do Debian, a de Seleção de disco e Particionamento. Nela, será apresentado várias opções, dentre as principais estão o particionamento manual (que irei explicar logo abaixo) e o "modo assistido", onde o instalador do Debian irá sugerir alguns esquemas de particionamento.
O modo "Assistido - usar o maior espaço livre contínuo" (essa opção só aparecerá caso tenha liberado um espaço em disco, como indiquei no começo deste artigo) é a maneira mais fácil de configurar o particionamento (recomendado para quem é iniciante no Linux e/ou que não entende muito sobre partições). Ao selecioná-lo, o instalador do Debian vai propor três esquemas de particionamento do disco:
- Todos os arquivos em uma partição (para iniciantes);
- Partição /home separada;
- Partição /home, /var e /tmp separadas.
Dentre elas, basta escolher a que for melhor para o seu caso. A primeira opção, como indicado pelo próprio instalador, é a ideal para quem é iniciante. As etapas (screenshots) deste processo você pode conferir neste link AQUI.
Se você selecionou este esquema de particionamento, continue lendo a partir deste ponto AQUI.
O modo "Assistido - usar o disco inteiro" é o mais recomendado para quem deseja instalar o Debian num disco rígido novo e/ou que não tenha nenhum outro sistema operacional ou dados pessoais (fique atento, pois essa opção vai apagar todos os dados que estiverem no disco rígido). Nele, você deverá escolher o seu disco rígido e após (assim como indicado anteriormente), escolher um dos três esquemas de particionamento de disco:
- Todos os arquivos em uma partição (para iniciantes);
- Partição /home separada;
- Partição /home, /var e /tmp separadas.
Você deve escolher a opção que melhor se adequa às suas necessidades. As etapas deste processo você pode conferir neste link AQUI.
Caso tenha selecionado este esquema de particionamento, continue lendo este tutorial a partir deste ponto AQUI.
O modo de particionamento Manual é o indicado para usuários mais experientes e também para quem já possui algum sistema operacional (Linux ou Windows) instalado no disco rígido, já que através dele podemos criar manualmente as partições, definindo o tamanho, o sistema de arquivos e a "função" para cada uma delas.
A seguir, mostro uma sugestão de particionamento manual, o qual recomendo para quem deseja instalar o Debian Stretch em dual boot com o Windows ou com alguma distribuição Linux já instalado no disco rígido.
Caso tenha optado por esse método, deixe selecionado a opção "Manual", como mostrado pela imagem abaixo, e clique em "Continuar":
Na tela seguinte, será exibido as partições presentes no(s) seu(s) disco rígido(s), bem como o espaço livre que você liberou, como mostrei logo no início deste tutorial (acesse a página anterior para conferir).
Vamos criar primeiro a partição raiz (onde o Debian será instalado). Selecione o ESPAÇO LIVRE do seu disco rígido, como indicado pela imagem abaixo, e clique em "Continuar" :
Após, selecione a opção "Criar uma nova partição", como mostrado pela imagem abaixo, e clique em "Continuar" (ou clique duas vezes sobre essa opção):
Em seguida, você deverá definir o tamanho para a partição raiz. Note que é possível, além de definir o tamanho "real" da partição (em GB), especificar em porcentagem o tamanho da mesma (por exemplo, se você escrever 80%, no local indicado pela imagem abaixo, 80% do espaço livre será dedicado à esta nova partição).
Recomendo que deixe, no mínimo, 20 GB para a partição raiz (ou mais, caso não queira utilizar uma partição /home separada para armazenar todos os seus arquivos pessoais, como músicas, fotos, documentos, etc). Neste exemplo, destinei 21GB para a mesma e cliquei em "Continuar":
E defina que esta partição seja criada no início deste espaço livre selecionando a opção "Início", como destacado pela imagem abaixo:
Após, será exibido as configurações dessa partição. Nesta tela, você poderá alterar várias opções, dentre as principais:
- A - Em "Nome", você poderá definir um nome para a nova partição (veja este exemplo AQUI). É opcional, mas útil para identificar a partição onde instalou o seu Debian caso, no futuro, precise modificar as partições do seu disco rígido utilizando um software de particionamento, como o GParted;
- B - Já em "Usar como", você poderá escolher o sistema de arquivos da partição dentre vários disponíveis (veja este exemplo AQUI). O sistema de arquivos padrão do Debian (assim como a maioria das distribuições Linux) é o Ext4, se você não sabe qual sistema de arquivos utilizar, basta deixar selecionado a opção padrão (Sistema de arquivos com "journaling" ext4), ok?!
- C - Como o próprio nome diz, em "Ponto de montagem", você poderá definir o ponto de montagem dessa nova partição (como mostrado neste exemplo AQUI). No caso da partição raiz, você deve selecionar (obviamente) a opção "/ - o sistema de arquivos raiz".
Tudo pronto, selecione a opção "Finalizar a configuração da partição", como destacado pela imagem abaixo, e clique em "Continuar":
Você será direcionado novamente à tela inicial do método de particionamento manual.
Vamos agora criar a partição Swap (ou "memória virtual", ela permite que o Kernel Linux, quando falta memória suficiente (RAM), libere um pouco de armazenamento, realocando na partição swap do disco rígido as partes da memória RAM inativas por algum tempo).
Selecione o ESPAÇO LIVRE do seu disco rígido, como destacado pela imagem abaixo, e clique em "Continuar":
Selecione a opção "Criar uma nova partição" e clique em "Continuar", como destacado pela imagem abaixo:
E após, você deverá definir o tamanho para a partição Swap. Neste exemplo, vou utilizar o restante do espaço livre do meu disco rígido (cerca de 5.8 GB).
Como explicado na etapa de criação da partição raiz, você também poderá definir (em GB) o tamanho da partição Swap, bem como informar (em porcentagem) o tamanho que a mesma terá. Neste exemplo, escrevi max (para utilizar o tamanho máximo) no local indicado pela imagem abaixo e cliquei em "Continuar":
Na etapa seguinte será apresentado as configurações dessa partição; nela, você deverá clicar em "Usar como", como indicado por A na imagem abaixo:
E selecionar a opção "Área de troca (swap)", como destacado pela imagem abaixo. Feito isso, clique em "Continuar":
Não é necessário alterar mais nada, apenas clique duas vezes em "Finalizar a configuração da partição":
Com isso, criamos as partições necessárias para instalar o Debian, mas antes de continuar, fique atento:
- Se o seu computador possui BIOS (é mais "antigo"), poderá pular os passos em destaque abaixo e continuar lendo este tutorial a partir deste ponto AQUI;
- Mas se o seu computador é equipado com UEFI, você terá que EDITAR a partição "EFI system" presente em seu disco rígido (criada numa instalação anterior do Windows ou de outra distro Linux).
Para editar esta partição, siga o passo a passo abaixo:
Chegamos ao fim da etapa de particionamento, esta é a hora de conferir todas as alterações que serão realizadas antes de prosseguir.
Se tudo estiver certo, basta selecionar a opção "Finalizar o particionamento e escrever as mudanças no disco" e clicar em "Continuar":
Será exibido um resumo das alterações que serão feitas no seu disco rígido (esta é sua última chance de voltar atrás para modificar alguma opção de particionamento). Se tudo estiver correto, selecione a opção "Sim", indicado pela seta na imagem abaixo, e clique em "Continuar":
Aguarde enquanto é realizado as mudanças no disco rígido e também na instalação do sistema básico (pacotes como o apt e dpkg, bem como os utilitários necessários para iniciar o sistema):
Logo após este processo (que é bem rápido), você terá a opção de inserir uma mídia de instalação adicional do Debian (como o DVD-2 ou DVD-3).
Se você, assim como eu, baixou apenas o primeiro DVD de instalação do Debian, basta selecionar a opção "Não" e clicar em "Continuar":
Na próxima etapa, você terá a opção de configurar um espelho de rede para obter pacotes adicionais e atualizações dos softwares.
No meu caso, optei por não usar um espelho de rede (recomendo que faça o mesmo), selecionei o "Não" e cliquei em "Continuar":
Aguarde mais uma vez enquanto o instalador carrega os componentes necessários da mídia de instalação e da internet (caso esteja conectado) :
A seguir, você terá a opção de participar do "Concurso de utilização de pacotes". Caso aceite, estatísticas anônimas de uso dos pacotes instalados no seu Debian serão serão enviados aos desenvolvedores, elas ajudarão a escolher quais os pacotes que serão incluídos no primeiro CD / DVD de futuras versões do Debian.
No meu caso, optei por não participar, escolhi o "Não" e cliquei em "Continuar":
Nesta próxima etapa será apresentado os pacotes disponíveis para instalação, além dos principais ambientes de área de trabalho.
Após selecionar as opções mais adequadas às suas necessidades, clique em "Continuar":
Em seguida, os pacotes selecionados anteriormente serão instalados, resta apenas aguardar a conclusão:
Após mais algum tempo, aparecerá a mensagem abaixo, informando que a instalação do Debian está completa. Clique em "Continuar" para reiniciar o seu computador e remova a mídia de instalação:
Se tudo correr bem, após reiniciar, será exibido a tela do GRUB, listando os sistemas operacionais instalados no seu computador, como mostrado pela imagem abaixo.
Deixe selecionado a opção "Debian GNU/Linux" e pressione Enter:
Aguarde o carregamento do sistema e em seguida, faça login na sua conta de usuário criada no processo de instalação:
Finalmente, Debian Stretch instalado com sucesso! Agora é só aproveitar! :)
Somente o Windows inicia após instalar o Debian, o que fazer?
Você fez um dual boot do Debian com o Windows e seguiu à risca o passo a passo acima, mas ao reiniciar o computador não apareceu a tela do GRUB (o Windows inicia "direto", sem a opção de escolher qual S.O. para iniciar)? Então será necessário configurar a opção de inicialização através do próprio Windows.Para corrigir isso, inicie normalmente o Windows e faça login na sua conta de usuário. Depois, digite
CMD
no Menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre o "Prompt de Comando" e selecione a opção "Executar como administrador" (confira este exemplo AQUI).Com a janela do Prompt de Comando aberta, basta digitar o comando abaixo:
bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\debian\grubx64.efi
Após, provavelmente o GRUB voltará a ser o gerenciador de boot padrão, substituindo o do Windows.
Caso não consiga iniciar o seu Debian após realizar o procedimento indicado acima, recomendo que siga o passo a passo de como recuperação do GRUB com o Boot-Repair publicado no Viva o Linux, acesse:
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Boot-Repair-Como-recuperar-o-GRUB-facilmente/
Boa sorte! :)
O que fazer após instalar o Debian 9 "Stretch"
Depois de instalar o Debian, provavelmente você vai querer instalar os codecs e players multimídia, o Skype, Steam, Dropbox, navegadores populares (Google Chrome, Opera, Vivaldi) e outros aplicativos para deixá-lo "pronto" para o uso diário, não é mesmo? Então confira o nosso tutorial com algumas dicas do que fazer após instalar o Debian, acesse o link:http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/06/Guia-de-pos-instalacao-do-Debian-9-Stretch.html
Então é isso! Espero que este tutorial tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)
Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
Referências:
- http://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-power/inicializa%C3%A7%C3%A3o-r%C3%A1pida-do-windows-10/d2c35108-b3a7-42f2-b8f2-655a345bc4f3?auth=1
- https://www.debian.org/releases/stretch/amd64/
- https://debian-handbook.info/browse/en-US/stable/sect.installation-steps.html
- http://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-other_settings/windows-10-x-ubuntu-dual-boot/096040df-443e-4e12-84af-802969a4af2f?auth=1
COMENTÁRIOS