Aprenda a instalar facilmente o openSUSE Leap 42.3 no seu computador, fazendo dual boot com o Windows ou outro Linux!
Você vai aprender, neste tutorial, a instalar facilmente o openSUSE Leap 42.3 no seu computador, seja em instalação única ou fazendo "dual boot" com o Windows ou outras distribuições Linux.
Foi anunciado na semana passada, dia 26 de julho de 2017, o openSUSE Leap 42.3, a última atualização da série 42.x. Nesta nova versão, que também tem como base o Linux Kernel 4.4 LTS (assim como o Leap 42.2), você encontrará mais atualizações de pacotes/softwares do que "novidades". Dentre os softwares que foram atualizados estão o Mozilla Firefox 52 ESR, Thunderbird 52 e LibreOffice 5.3, além dos ambientes de área de trabalho KDE Plasma 5.8.7 LTS e GNOME 3.20.2. Para conferir mais alguns detalhes a respeito do openSUSE Leap 42.3, acesse o nosso post anterior no link abaixo:
http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/07/Lancado-o-openSUSE-Leap-42-3-download.html
Os principais tópicos deste tutorial:
O que fazer ANTES de instalar o openSUSE Leap?Requisitos de sistema do openSUSE Leap 42.3
Download do openSUSE Leap 42.3
Gravando a ISO do openSUSE num CD/DVD ou pen drive
Particionando o disco rígido (pelo Windows ou com o GParted)
Configurando o Setup do computador
Instalação do openSUSE Leap 42.3
Somente o Windows inicia após instalar o openSUSE, o que fazer?
O que fazer após instalar o openSUSE Leap 42.3
O que fazer ANTES de instalar o openSUSE Leap?
Pretende instalar o openSUSE "ao lado" do Windows 10 / 8.1 / Windows 7 ou de alguma outra distribuição Linux instalada no seu disco rígido, fazendo o "famoso" dual boot? Então você DEVE SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES ABAIXO:- Faça BACKUP de todos os seus arquivos (músicas, documentos, etc). Isso é de extrema importância, pois caso algo dê errado, seus dados estarão a salvo. Veja como fazer isso neste tutorial do wikiHow:
http://pt.wikihow.com/Fazer-Backup-do-Computador
Para mais detalhes de como fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos (e também do seu disco rígido), acesse o nosso outro artigo através do link abaixo:
http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/o-que-fazer-antes-de-instalar-o-linux.html#backup
- Faça a DESFRAGMENTAÇÃO da partição onde está o Windows (pelo menos 2 vezes) ou da partição que irá redimensionar para instalar o openSUSE. O Windows já traz uma ferramenta de desfragmentação "nativa", sendo desnecessária a instalação de outros programas.
No link abaixo você pode conferir como fazer corretamente a desfragmentação de suas partições através do Windows, acesse:
http://www.blogopcaolinux.com.br/p/como-desfragmentar-o-hd.html.
- Desative a Inicialização rápida do Windows, um recurso presente no Windows 10, Windows 8 e 8.1.
Para isso, abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >> Alterar o funcionamento dos botões de energia, feito isso, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida", após, salve as alterações. Veja este exemplo (SCREENSHOT).
Para mais dicas do que fazer antes de instalar o openSUSE Leap acesse:
http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/o-que-fazer-antes-de-instalar-o-linux.html
Requisitos de sistema do openSUSE Leap 42.3
Antes de baixar a imagem ISO do openSUSE, confira abaixo os requisitos mínimos de sistema para executá-lo:- Processador Intel ou AMD (dual core) de 2 GHz ou mais veloz;
- 1 GB de memória RAM (2 GB ou mais recomendado);
- Monitor com resolução igual ou maior que 800x600;
- 5 GB ou mais de espaço livre* em disco para a instalação (40 GB é o recomendado).
Seu computador está apto a instalar o openSUSE? Se sim, faça o download da ISO, o que é explicado no próximo passo!
Download do openSUSE Leap 42.3
Caso ainda não tenha baixado o openSUSE Leap, acesse o site oficial e faça já o download:https://software.opensuse.org/distributions/leap
Ou através dos links (oficiais) logo abaixo (recomendo que baixe por torrent):
- openSUSE Leap 42.3 (DVD) - 64 bits
- openSUSE Leap 42.3 (DVD) - 64 bits (torrent)
- Soma de Verificação SHA256
Para mais opções de download do openSUSE Leap basta acessar o link abaixo:
http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/07/Lancado-o-openSUSE-Leap-42-3-download.html
Verifique se a imagem ISO não está corrompida
Após o download, verifique a integridade da ISO antes de gravá-la num CD/DVD ou pen drive. No Linux, você poderá verificar a integridade da ISO pelo terminal, veja como acessando:http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/verificar-md5-sha256-de-arquivos-terminal-linux.html
Já no Windows, você terá que instalar um software adicional para verificar a integridade da sua ISO, confira mais detalhes acessando o nosso outro tutorial:
http://www.blogopcaolinux.com.br/p/verificar-md5-sha-no-windows.html
Gravando a ISO do openSUSE num CD/DVD ou pen drive
Existem vários programas para gravar uma imagem ISO num CD/DVD ou pen drive, abaixo cito apenas alguns que já utilizei e recomendo, além dos tutoriais de como criar um DVD ou pen drive de instalação.Gravando num CD ou DVD
Se você utiliza Linux, recomendo que grave a ISO do openSUSE utilizando o K3b ou o Brasero, veja como criar um DVD de instalação do mesmo acessando:http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/Como-gravar-uma-imagem-ISO-num-CD-ou-DVD-no-Linux.html
No Windows, recomendo que utilize a ferramenta nativa do sistema para gravar a ISO num DVD, aprenda como fazer isso acessando:
http://www.blogopcaolinux.com.br/p/gravar-iso-no-windows.html
Gravando num pen drive
Se você já usa Linux, recomendo que crie um pen drive bootável do openSUSE Leap pelo terminal utilizando o "dd", confira como fazer isso acessando:http://www.blogopcaolinux.com.br/2015/12/como-criar-um-pendrive-bootavel-pelo.html
Já no Windows, recomendo que utilize o Rufus para criar um pen drive bootável, veja como acessando:
http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/pen-drive-bootavel-do-linux-no-windows-rufus.html
Particionando o disco rígido (pelo Windows ou com o GParted)
Supondo que você já tenha feito backup dos seus dados e que fez a desfragmentação do seu disco rígido (caso utilize o Windows), agora você precisa de um espaço vazio no mesmo para instalar o openSUSE. Abaixo você encontra dois tutoriais de como redimensionar as suas partições:Caso tenha o Windows instalado, recomendo que utilize a ferramenta de gerenciamento de disco nativa do mesmo, veja como utilizá-la acessando:
http://www.blogopcaolinux.com.br/p/redimensionar-particoes-no-windows.html
Caso tenha alguma distribuição Linux no seu HD, utilize o GParted num Live CD ou pen drive para redimensionar as suas partições, veja como utilizá-lo acessando:
http://www.blogopcaolinux.com.br/p/redimensionar-particoes-com-gparted.html
Configurando o Setup do computador
Por último, mas não menos importante, é hora de configurar o Setup do BIOS / UEFI do seu computador para dar boot pelo CD/DVD ou pen drive.Por padrão, a maioria dos computadores já saem programados de fábrica para dar boot primeiramente pelo drive de CD/DVD, porém, caso queira utilizar um pen drive para instalar o openSUSE, será necessário configurar o seu computador para dar boot pelo mesmo (em alguns casos, pode ser necessário definir o pen drive como disco rígido primário).
Para mais detalhes de como realizar esse procedimento, recomendo que assista os dois vídeos abaixo, o primeiro do canal "Tutoriais para Tudo":
E também este outro vídeo, do canal "Sayro Digital":
Se o seu computador possui UEFI, reinicie-o (com o pen drive bootável do openSUSE Leap 42.3 plugado na porta USB, obviamente) pressionando a tecla Delete (a tecla usada para acessar o Setup varia de computador para computador, consulte o manual do mesmo) e nas opções de boot, selecione o seu pen drive no modo UEFI, como mostrado pelo exemplo abaixo:
Após fazer backup dos seus dados e criar um espaço vazio no seu HD, insira o CD/DVD de instalação ou "espete" o pen drive bootável do openSUSE Leap, reinicie o computador e vamos para o passo a passo de instalação!
Instalação do openSUSE Leap 42.3
E finalmente, chegou a hora de instalar o openSUSE Leap 42.3. Você leu e seguiu todas as recomendações acima? Está preparado? Então vamos lá!Após dar boot no seu computador pelo CD/DVD ou pen drive bootável do openSUSE Leap, será exibido uma tela semelhante à imagem abaixo (caso seu computador tenha UEFI).
Nela, deixe selecionada a opção "Installation" e pressione Enter para continuar:
Se o seu computador não tiver UEFI (é um pouco mais "antigo" e tenha BIOS), a tela de boot do openSUSE Leap 42.3 será semelhante a esta (CLIQUE AQUI). De qualquer forma, selecione a opção "Installation" para continuarmos o processo de instalação.
Após o carregamento do sistema, será exibido a tela inicial do instalador do openSUSE, onde você poderá definir o Idioma e o Layout do teclado, bem como ler o Contrato de Licença.
No meu caso, selecionei o idioma "Portuguese (Brazilian) - Português brasileiro" (indicado pela SETA 1 na imagem abaixo) e o layout do teclado como "Português (Brasil)", que é a opção padrão, em seguida, testei alguns caracteres especiais do meu teclado para conferir se o layout selecionado estava correto (indicado pela SETA 2).
Feito isso, clique em "Próximo":
A próxima etapa é a mais importante, nela você deverá definir o Local de Instalação do openSUSE Leap 42.3, portanto, tenha muita atenção, ok?
O próprio "instalador" do openSUSE vai propor uma opção de particionamento e fará a instalação automaticamente (caso você aceite clicando em "Próximo"). Sugiro que aceite essa opção SOMENTE se estiver instalando o openSUSE Leap num disco rígido "vazio", que não tenha nenhum outro sistema operacional ou alguma partição com seus dados. SE você aceitou a opção de particionamento proposta pelo openSUSE, continue lendo este tutorial a partir deste ponto (CLIQUE AQUI).
No nosso caso, vamos configurar manualmente as partições para a instalação. Supondo que você criou um espaço livre no disco rígido para esta instalação (conforme indicado um pouco acima neste post), clique no botão "Criar a configuração da partição...", como destacado pela imagem abaixo:
Após, selecione a opção "Particionamento personalizado (para usuários avançados)" e clique em "Próximo":
Na tela seguinte, serão exibidos todos os discos e partições dos mesmos presentes no seu computador. Para criar uma nova partição (a partir do espaço livre), SELECIONE O DISCO RÍGIDO onde pretende instalar o openSUSE, clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo e selecione a opção "Adicionar partição", como mostrado pela imagem abaixo:
Vamos criar primeiramente a Partição Raiz (onde o openSUSE será instalado), para isso, selecione a opção "Tamanho personalizado" e, em seguida, defina o tamanho (em GiB) para a mesma, como mostrado pela imagem abaixo.
Feito isso, clique em "Próximo":
Em seguida, selecione a Função dessa partição como "Sistema operacional" e clique em "Próximo", como mostrado pela imagem abaixo:
Na próxima etapa, em "Opções de formatação", selecione "Formatar a partição" e logo abaixo escolha o sistema de arquivos para a mesma.
Após, em "Opções de montagem", selecione a opção "Montar partição" e logo abaixo, em "Ponto de montagem", selecione a
/
(barra).Feito isso, clique em "Concluir":
Vamos agora criar uma Partição Swap (área de troca) para o openSUSE, para isso, SELECIONE O SEU DISCO RÍGIDO, clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo e selecione "Adicionar partição", conforme mostra a imagem abaixo:
Selecione a opção "Tamanho personalizado" e logo abaixo, defina o tamanho (em GiB) para a Swap.
Feito isso, clique em "Próximo":
Logo após, em "Função", selecione a opção "Swap" e clique em "Próximo":
Em "Opções de formatação", selecione "Formatar a partição" e defina como "Swap" o sistema de arquivos. Depois, em "Opções de montagem", selecione a opção "Montar partição" e o ponto de montagem como
swap
.Tudo pronto, basta clicar em "Concluir":
Concluída a criação das partições necessárias para a instalação do openSUSE Leap, mas antes de continuar, fique atento:
- Se o seu computador possui BIOS (é mais "antigo"), poderá pular os passos em destaque abaixo e continuar lendo este tutorial a partir deste ponto (CLIQUE AQUI);
- Mas se o seu computador é equipado com UEFI, será necessário EDITAR a Partição de Boot EFI presente no seu disco rígido (criada numa instalação anterior do Windows ou de outra distro Linux).
Para editar esta partição, basta seguir os passos abaixo:
Terminada a etapa de particionamento de disco, podemos conferir agora as alterações que serão realizadas no HD.
Verifique se o ponto de montagem de cada partição está correto antes de continuar com o processo de instalação.
Se tudo estiver certo, basta clicar em "Aceitar" para continuar:
Será exibido um resumo das mudanças que serão realizadas no seu disco rígido, confira mais uma vez se tudo está correto antes de continuar. Se estiver tudo OK, clique em "Próximo":
Selecione a sua Região e também a cidade mais próxima da sua localidade para definir o seu Fuso Horário (que no meu caso, foi detectado automaticamente). Marque também a opção "Relógio de hardware definido para UTC", indicada pela seta na imagem abaixo, e após, clique em "Próximo":
Logo após, será apresentado a etapa de seleção da Interface gráfica (desktop) a ser instalado no openSUSE. Dentre as opções estão o KDE Plasma 5.8.7 (padrão) e o GNOME 3.20.2 (além da opção "Servidor (modo de texto)", ideal para você que deseja utilizar o openSUSE Leap como servidor).
Caso queira instalar o openSUSE Leap com outros ambientes gráficos, basta conferir o passo a passo na área em destaque abaixo.
Se você selecionou as opções "KDE", "GNOME" ou "Servidor", continue lendo este tutorial a partir deste ponto (CLIQUE AQUI)
Após selecionar o ambiente de área de trabalho desejado, clique em "Próximo" para continuar:
Nesta próxima etapa você deverá criar um Novo Usuário para o sistema. Informe o seu Nome Completo, o Nome de Usuário e uma Senha (de preferência com caracteres especiais, além de letras e números).
Tudo pronto, basta clicar em "Próximo":
E chegamos na última etapa antes da instalação do openSUSE Leap 42.3, onde será exibido as Configurações da instalação, contendo todas as alterações que serão realizadas no seu computador. Caso queira incluir ou excluir algum software na instalação do openSUSE Leap, basta clicar em "Software" e fazer as mudanças que achar necessário.
Feito isso, comece a instalação do openSUSE Leap clicando em "Instalar", em destaque na imagem abaxo:
Será exibido uma janela de diálogo informando que todas as alterações que você escolheu anteriormente serão aplicadas. Caso esteja tudo certo, basta clicar em "Instalar" para dar início ao processo:
É iniciado o processo de instalação do openSUSE Leap 42.3. Aproveite e vá até a cozinha para preparar um café, já que pode demorar um pouco (principalmente se escolheu mais de um ambiente de desktop)! :)
Lembrando que você também pode conferir todos os pacotes que estão sendo instalados, basta clicar na aba "Detalhes" (na parte superior do instalador):
Após finalizada a instalação, o seu computador será reiniciado automaticamente:
Caso tenha seguido à risca este tutorial, aparecerá a tela do GRUB após reiniciar o seu computador, listando todos os sistemas operacionais presentes no mesmo.
Deixe selecionado a primeira opção (que é o openSUSE Leap 42.3), pressionando Enter em seguida:
E faça login na conta de usuário que você criou no momento da instalação:
Parabéns! Você instalou com sucesso o openSUSE Leap 42.3, agora é só aproveitar!
E tenha um monte de diversão! :)
Somente o Windows inicia após a instalação do openSUSE, o que fazer?
Você fez um dual boot do openSUSE com o Windows 10 ou 8.1, mas ao reiniciar o computador não apareceu a tela do GRUB (o Windows inicia "direto", sem a opção de escolher qual S.O. iniciar)? Então será necessário configurar a opção de inicialização através do próprio Windows.Para corrigir isso, inicie normalmente o Windows e faça login na sua conta de usuário. Depois, digite
CMD
no Menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre o "Prompt de Comando" e selecione a opção "Executar como administrador" (confira este exemplo AQUI).Com a janela do Prompt de Comando aberta, basta digitar o comando abaixo e pressionar Enter em seguida (caso o Secure Boot esteja habilitado no Setup do seu computador):
bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\opensuse\shim.efi
Após, provavelmente o GRUB voltará a ser o gerenciador de boot padrão, substituindo o do Windows! Se mesmo assim não conseguir iniciar o openSUSE, acesse o tutorial abaixo e veja como recuperar o GRUB:
http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/01/Como-restaurar-ou-recuperar-o-GRUB-do-openSUSE.html
Boa sorte! :)
O que fazer após instalar o openSUSE Leap 42.3
Após instalar o openSUSE, você provavelmente vai querer instalar os codecs multimídia, do Steam, de navegadores populares como o Google Chrome, Opera e Vivaldi, além de outros aplicativos para deixá-lo "pronto" para o uso diário, não é verdade? Então confira o nosso tutorial com algumas dicas do que fazer após instalar o openSUSE Leap 42.3 que preparamos, acesse o link:http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/07/Guia-pos-instalacao-do-openSUSE-Leap-42-3.html
Então é isso, espero que este tutorial seja útil pra você e que consiga instalar o openSUSE Leap 42.3 sem problemas no seu computador. Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou, se preferir, entre em contato conosco!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)
Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
COMENTÁRIOS