Foi disponibilizado a versão final do ambiente de área de trabalho GNOME 3.26, confira algumas das novidades e veja como testá-lo!
Trazendo novos recursos e melhorias, a equipe de lançamento do GNOME anunciou hoje, dia 13 de setembro de 2017, a versão final do GNOME 3.26 "Manchester", incorporando mais de 28 mil alterações feitas por cerca de 753 contribuidores.
O codinome "Manchester" foi em reconhecimento à equipe organizadora do GUADEC deste ano, realizado em Manchester, na Inglaterra. GUADEC é a principal conferência anual do GNOME, que só é possível devido ao incrível trabalho de voluntários locais.
"Estamos felizes e orgulhosos de anunciar o GNOME 3.26, a mais recente versão do GNOME, 'Manchester', apenas algumas semanas depois de celebrarmos o aniversário de 20 anos do GNOME no GUADEC", disse Matthias Clasen, membro da equipe de desenvolvedores do GNOME.
"Como sempre, a comunidade GNOME fez um ótimo trabalho no fornecimento de recursos interessantes, completando as traduções e refinando a experiência do usuário. Obrigado!"
Quais as novidades do GNOME 3.26?
O que mais chama a atenção no GNOME 3.26 é sua nova "Central de Controle" ou "Configurações" (Settings, como é conhecido agora), com o layout totalmente diferente das versões anteriores. A grade de ícones foi substituída por uma barra lateral que permite alternar entre diferentes áreas.A nova barra lateral torna muito mais fácil e rápido navegar no aplicativo Configurações e coloca as opções mais utilizadas de fácil acesso. Isso também significa que a janela Configurações agora é maior e pode ser redimensionada, o que é mais confortável em muitas situações.
As opções de configuração de Impressoras, Teclado, Mouse e Monitor agora estão "unidas" no menu "Dispositivos" ("Devices"):
Já no menu "Detalhes" ("Details") você encontrará o ajuste de Data e hora, configuração de Usuários e dos Aplicativos padrões:
GNOME Web (ou Epiphany, o navegador do GNOME) também recebeu melhorias, dentre elas está a integração com o Firefox Sync, permitindo a importação de todos os seus favoritos, histórico de navegação, senhas memorizadas e abas abertas no Mozilla Firefox (no computador ou no smartphone).
A barra de notificações (anteriormente localizada na parte inferior esquerda da tela) foi removida desta versão, fornecendo assim uma melhor experiência aos usuários. No entanto, é possível acessar facilmente os ícones de status dos aplicativos através da extensão TopIcons.
Um dos recursos que também recebeu aprimoramentos no GNOME 3.26 foi a pesquisa do sistema. Os resultados têm um layout atualizado que os torna mais fáceis de ler e exibe mais itens ao mesmo tempo. Além disso, agora é possível procurar por ações do sistema, como desligar, suspender, bloquear a tela, efetuar logoff, alternar usuário e bloqueio de orientação. As opções de efetuar logoff e alternar usuário só aparecem se houver mais de um usuário no sistema, bem como o bloqueio de orientação só estará disponível se o dispositivo suportar a rotação automática da tela.
Esses recursos de pesquisa podem ser acessados clicando em "Atividades" e digitando na caixa de pesquisa, ou simplesmente pressionando a tecla "Super" e começar a digitar!
Mais algumas novidades que merecem destaque nesta versão:
- GNOME Photos agora possui um novo ajuste de zoom, a possibilidade de importar fotos de câmeras/cartões de memória e o suporte para upload de imagens diretamente para as redes sociais;
- No GNOME Software, as atualizações serão agrupadas por tipo, além de informar com mais precisão o progresso de instalação das mesmas;
- Boxes, o aplicativo do GNOME para criar e executar máquinas virtuais e remotas, agora permite compartilhar pastas entre uma máquina virtual e seu computador. Para usar esse recurso, basta selecionar as pastas que deseja compartilhar nas configurações (elas aparecerão como locais de rede no sistema convidado);
- O GNOME Tweak Tool foi renomeado para apenas "Tweaks" e ganhou três novas configurações: uma opção para mover os botões da janela para a esquerda ou para a direita, outra para desativar durante a digitação (para touchpads) e uma opção para mostrar a porcentagem da bateria na barra superior.
Vários refinamentos visuais também foram implementados, como a barra superior que torna-se transparente quando não há nenhuma janela maximizada, o tamanho das miniaturas foi aumentado na Visão geral de Atividades, as caixas de diálogo que informam quando um aplicativo não está respondendo possui um novo estilo e um efeito de transição ao redimensionar alguma janela.
Para saber todas as novidades presentes no GNOME 3.26, basta acessar as Notas da Versão no link abaixo:
https://help.gnome.org/misc/release-notes/3.26/
E no anúncio oficial, acesse:
https://www.gnome.org/news/2017/09/gnome-3-26-released/
Assista também ao vídeo abaixo, que mostra com mais detalhes todas as novidades presentes no GNOME 3.26:
O GNOME 3.26 será o desktop padrão do Fedora 27 e também do Ubuntu 17.10, sendo que este está previsto para ser lançado no próximo mês, dia 19 de outubro de 2017. Caso utilize o openSUSE Tumbleweed, Arch Linux ou outra distribuição Rolling Release, esta nova versão do GNOME estará disponível nos repositórios oficiais daqui a algumas horas (ou dias), basta apenas realizar uma atualização.
Também é possível testar essa nova versão do GNOME através da imagem ISO disponibilizada pelo projeto "GNOME Next" no link abaixo, acesse:
http://download.opensuse.org/repositories/GNOME:/Medias/images/iso/?P=GNOME_Next*
E você, o que achou das novidades do GNOME 3.26? Conte para nós nos comentários!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até +!
COMENTÁRIOS