Veja, neste tutorial, como instalar a versão mais recente do VMware Workstation Player no Fedora.
Veja, neste tutorial, como instalar a versão mais recente do VMware Workstation Player no Fedora.
O VMware Workstation Player (ou simplesmente VMware Player) é um software de virtualização disponível tanto para Linux quanto Windows; com ele é possível utilizar um sistema operacional (guest) ao mesmo tempo que utiliza o SO instalado no seu computador (host).
Diferente do Oracle VM VirtualBox, o VMware Player é proprietário, mas pode ser utilizado gratuitamente para uso pessoal e não comercial. Para conhecer mais detalhes sobre o VMware Player acesse:
www.vmware.com/br/products/player
Vamos à instalação!
* Lembrando que o VMware Player está disponível somente para sistemas de 64 bits.
Como instalar o VMware Workstation Player no Fedora
Antes de tudo faça uma atualização no sistema, abra um terminal e tecle:
sudo dnf update
Após a conclusão, reinicie o computador antes de continuar a instalação!
Instale as dependências necessárias:
sudo dnf install kernel-headers kernel-devel gcc glibc-headers patch
Faça o download do VMware Workstation Player, acesse o link:
www.vmware.com/go/downloadplayer
Acesse a pasta onde baixou o arquivo acima no terminal, caso esteja na pasta "Downloads", por exemplo, faça:
cd /home/$USER/Downloads
Após, dê permissão de execução ao arquivo com:
sudo chmod +x VMware*.bundle
E execute-o:
sudo ./VMware*.bundle
Irá surgir uma tela semelhante a essa abaixo
Será exibido o Contrato de licença do VMware Player, leia-o com atenção (copie e cole num tradutor online se for o caso) e marque "I accept the terms in the license agreement" (Eu aceito os termos do contrato de licença) para aceitar, após, clique em "Next". A seguir, é mostrado o Contrato de licença do VMware OVF Tool, também é necessário aceitar a licença, leia com atenção, marque novamente "I accept the terms in the license agreement" e clique em "Next":
A seguir, é perguntado se deseja que o VMware Workstation Player procure por atualizações ao iniciar, eu preferi não habilitar essa opção:
Na próxima tela, pergunta se queres que o VMware Player envie informações anônimas sobre o seu sistema e as estatísticas de uso à VMware, eu preferi não enviar:
A seguir é possível inserir uma licença do VMware (caso já tenha comprado), como no meu caso é para uso pessoal, deixei em branco:
Tudo pronto, clique em "Install" para começar a instalação (é óbvio):
Agora é aguardar a instalação...
Instalação completa, clique em "Finish":
Se você iniciar o VMware Player agora ele não vai funcionar, irá surgir uma mensagem de erro, com os dizeres: "Before you can run VMware, several modules must be compiled and loaded into the running kernel." (Os módulos devem ser compilados e carregados no Kernel antes de executar o VMware):
Mesmo clicando em "Install" ainda não funciona. Para corrigir esse e outros problemas, será necessário baixar e executar um script disponibilizado pelo +Vincent Cojot no seu blog, faça o download do script:
cd /home/$USER/Downloads && wget https://raw.githubusercontent.com/ElCoyote27/krynn-tools/master/Update_VMW.sh
Dê permissão de execução para o mesmo com:
sudo chmod +x Update_VMW.sh
Execute-o com:
sudo ./Update_VMW.sh
Logo após a conclusão do mesmo, execute também o comando a seguir:
sudo vmware-modconfig --console --install-all
Feito isso o VMware Player vai abrir normalmente, procure pelo atalho criado no menu do sistema ou digite vmplayer no terminal para executá-lo. Talvez seja exibido uma tela semelhante a esta abaixo:
Caso apareça, será necessário inserir seu e-mail para usar o VMware Player (uso pessoal e não comercial), ou a chave de licença para uso comercial (caso tenha). Feito isso, o VMware Player estará pronto para uso!
Então é isso! Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial? Então basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco! E se gostou deste tutorial, aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook, aproveite que essas opções ainda são gratuitas! :)
Referência:
https://vcojot.blogspot.com.br/2015/11/vmware-worksation-12-on-fedora-core-23.html
COMENTÁRIOS