Como instalar o Telegram Desktop no Fedora Linux e no openSUSE

Aprenda a instalar o Telegram Desktop no Fedora Linux, no openSUSE Leap e openSUSE Tumbleweed, seja manualmente ou através de pacotes Flatpak e Snap!

Instalação do Telegram Desktop no Fedora Linux e no openSUSE

Passo a passo de instalação do Telegram Desktop no Fedora Linux, no openSUSE Tumbleweed e no openSUSE Leap!

 O Telegram Desktop é o cliente oficial e de código aberto do Telegram, um serviço de mensagens instantâneas baseado em nuvem com foco na velocidade e segurança, disponível gratuitamente para os sistemas operacionais Linux, macOS e Windows.

 Contando com cerca de 950 milhões de usuários ativos por mês, o Telegram é como a combinação entre o SMS e e-mail: com ele é possível enviar mensagens de texto, vídeos, imagens e arquivos de todos os tipos (como .DOC, .PDF, .MP3, .FLAC, .ZIP, .WEBM, e etc., de até 2GB cada) para os seus contatos da agenda e encontrar outras pessoas através dos nomes das mesmas. Além disso, também é possível criar grupos com até 200 mil pessoas e canais para transmitir mensagens para grandes públicos (com um número ilimitado de inscritos), bem como realizar chamadas de voz e videochamadas totalmente gratuitas e criptografadas de ponta a ponta graças ao protocolo MTProto.

Screenshot do Telegram Desktop - Telegram Desktop GitHub
Screenshot do Telegram Desktop no GitHub

 Para os usuários que queiram ainda mais sigilo, o Telegram dispõe dos chats secretos com criptografia de ponta a ponta e mensagens que não podem ser encaminhadas para outras pessoas e grupos. E por falar em chat, os usuários podem aproveitar uma série de personalizações dos mesmos, incluindo temas, fonte, papel de parede e modo noturno, além dos famosos Stickers, pesquisa por GIFs animados integrada e uma infinidade de bots que podem ser usados para automatizar diversas funções.

 Para conferir estas e todas as demais funcionalidades do Telegram, basta acessar o site oficial clicando no botão abaixo:

[Telegram  Conheça mais detalhes sobre o Telegram Desktop   ##external-link##]

 Neste tutorial você vai aprender a instalar a versão mais recente do Telegram Desktop no Fedora Linux e no openSUSE (Leap e/ou Tumbleweed).

   Dica!
Tutorial testado no Fedora Linux 41 Workstation, no openSUSE Leap 15.6 e no openSUSE Tumbleweed.


  Instalando o Telegram Desktop no Fedora e no openSUSE manualmente (recomendado)


 A melhor forma de "instalar" o Telegram Desktop no Fedora Linux e no openSUSE Leap/Tumbleweed (e a que eu uso desde sempre) é pelo pacote .tar.xz, que já vem com os binários prontos para serem executados. E o melhor de tudo é receber atualizações diretamente dos desenvolvedores, garantindo acesso imediato às novas versões sem depender dos repositórios do sistema (é só reiniciar o Telegram para instalá-las)!

 Para utilizar este método, basta abrir um terminal e baixar a versão mais recente do Telegram Desktop com o comando abaixo:

cd /tmp && wget -O telegram.tar.xz -c "https://telegram.org/dl/desktop/linux"

 Feito isso, descompacte o arquivo executando:

tar -xJvf telegram.tar.xz

 Renomeie a pasta resultante para .Telegram (ficará oculta) e, na sequência, mova a mesma para a sua pasta pessoal com:

mv Telegram .Telegram && mv .Telegram $HOME && cd $HOME

 Por último, basta executar o Telegram Desktop através do comando:

$HOME/.Telegram/Telegram & sleep 5 && disown
   Informação!
Ao abrir o Telegram com o comando acima, também será criado automaticamente um atalho do mesmo no Menu de Aplicativos do seu sistema. Na sequência será feita uma pausa de 5 segundos (sleep 5) para aguardar possíveis mensagens de aviso/erros e, por último, o comando disown vai desassociar o processo "Telegram" do terminal, tornando possível executar outros comandos ou mesmo fechar a janela do terminal.
 Tudo pronto, agora é só acessar a sua conta ou criar uma nova seguindo as instruções apresentadas!

Telegram Desktop executando no openSUSE Leap 15.6 com o ambiente de área de trabalho KDE Plasma




  Instalando o Telegram Desktop no Fedora via RPM Fusion


 Para os usuários do Fedora Linux, é possível instalar facilmente o Telegram Desktop graças ao RPM Fusion, o maior e mais conhecido repositório de pacotes do RHEL, Fedora e demais distros derivadas.

 O único requisito é, obviamente, ter os repositórios RPM Fusion já adicionados ao seu sistema (o que provavelmente já estão). Porém, caso ainda não tenha, basta adicioná-los executando o comando abaixo:

sudo dnf install https://mirrors.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://mirrors.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm


 Feito isso, basta instalar o Telegram Desktop no Fedora Linux com o comando:

sudo dnf install telegram-desktop

 Agora é só procurar pelo atalho "Telegram" no Menu de Aplicativos do seu ambiente de área de trabalho para executá-lo:

Telegram Desktop executando no Fedora Linux 41 com o ambiente de área de trabalho GNOME Shell




  Instalando o Telegram Desktop no openSUSE Tumbleweed


 Para os usuários do openSUSE Tumbleweed, a boa notícia é que o aplicativo do Telegram é disponibilizado oficialmente nos repositórios da distribuição, não sendo necessário adicionar repositórios de terceiros.

 Neste caso, para instalar o Telegram Desktop no openSUSE Tumbleweed basta executar o comando abaixo:

sudo zypper in telegram-desktop

 Agora é só procurar pelo atalho "Telegram" no Menu de Aplicativos do seu ambiente de área de trabalho para executá-lo:

Telegram Desktop executando no openSUSE Tumbleweed com o ambiente de área de trabalho KDE Plasma




  Outros métodos de instalação do Telegram Desktop


 Além dos métodos que você aprendeu logo acima, também é possível instalar o Telegram Desktop no Fedora Linux e no openSUSE facilmente via pacotes Flatpak e Snap. Confira abaixo o passo a passo

  Instalando o Telegram Desktop via Flatpak


 Flatpak é um dos sistemas de empacotamento de softwares mais conhecidos. No principal repositório de flatpaks, o Flathub, está disponível para instalação a versão oficial do aplicativo para computadores do Telegram.

 Caso queira instalar o Telegram Desktop via Flatpak, basta executar o comando abaixo:

flatpak install flathub org.telegram.desktop

   Informação!
Para instalar flatpaks é necessário que tenha o repositório Flathub adicionado no seu sistema. Para isso, basta executar o comando:

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

  Instalando o Telegram Desktop via Snap


 O Telegram Desktop também está disponível oficialmente em pacote Snap, que é um sistema de empacotamento de softwares (semelhante aos flatpaks) criado pela Canonical e disponível por padrão no Ubuntu. Apesar disso, é possível adicionar o suporte a snaps na maioria das distribuições Linux, incluindo o Fedora e openSUSE. Confira o passo a passo nos links abaixo:



 Com o suporte a snaps devidamente habilitado no seu sistema, instale a versão mais recente do Telegram Desktop com:

sudo snap install telegram-desktop




  Como desinstalar o Telegram Desktop?


 Se você não deseja mais utilizar o Telegram Desktop e quer removê-lo do seu sistema, basta executar os comandos abaixo (de acordo com o método de instalação usado):


    Se você instalou usando o método manual:

 Remova a pasta de instalação do Telegram Desktop com o comando:

rm -r $HOME/.Telegram/

 E remova também o atalho do Telegram do seu sistema com:

rm $HOME/.local/share/applications/org.telegram.desktop.*.desktop


    Se você instalou o Telegram no Fedora via RPM Fusion, execute:

sudo dnf remove telegram-desktop


    Se você instalou o Telegram no openSUSE Tumbleweed, execute:

sudo zypper rm telegram-desktop


    Se você instalou o Telegram via Flatpak, execute:

flatpak remove org.telegram.desktop


    Se você instalou o Telegram via Snap, execute:

sudo snap remove telegram-desktop



 Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo para nos informar, seja pelo Disqus ou utilizando sua conta do Google/Blogger, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed RSS, ou siga-nos no X / Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


  Referências:


   Changelog
[Versão 2.0 - (10/03/2025)]
   • Atualização completa do tutorial (correção de comandos, links, ortografia e atualização das imagens);

[Versão 1.0 - (24/09/2016 às 19h30)]
   • Primeira versão do tutorial publicada!

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,AlmaLinux,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,81,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,Brave,2,CentOS,4,Debian,50,Déjà Dup,1,Desenvolvimento,1,Dica,188,Dolphin Emulator,1,Dropbox,1,Eclipse,2,Fedora,115,Fedy,1,Firefox,1,Flathub,1,Flatpak,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,10,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,58,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,33,Linux Mint,30,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,2,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,70,NVIDIA,2,ONLYOFFICE,3,OpenMandriva,2,openSUSE,80,openSUSE Leap,26,openSUSE Tumbleweed,11,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,4,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,28,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RHEL,1,Rocky Linux,1,RustDesk,2,SELinux,3,Skype,3,Spotify,4,SUSE,14,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,7,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,88,Ventoy,1,VirtualBox,14,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,19,VMware Workstation,13,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar o Telegram Desktop no Fedora Linux e no openSUSE
Como instalar o Telegram Desktop no Fedora Linux e no openSUSE
Aprenda a instalar o Telegram Desktop no Fedora Linux, no openSUSE Leap e openSUSE Tumbleweed, seja manualmente ou através de pacotes Flatpak e Snap!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5jqTh_4sYm6tHBQJuqxQMVRIrnjurCcXwrwWjpbskoDsewbtK8CtdmoC-FvPWJkvwbBEQXft9yD8tHJ2tiqGxAqPdaBSZWeKZyL1IXpgYaCoAR-TMUoyvlH0kqLoz6LXNqDYJPtw2b8pTTNo73PJzhLxwBVnyzqlqz_s5XViovpwtP12FkDbgPodLiLSs/s1600/Instalando-Telegram-Desktop-no-Fedora-e-no-openSUSE.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5jqTh_4sYm6tHBQJuqxQMVRIrnjurCcXwrwWjpbskoDsewbtK8CtdmoC-FvPWJkvwbBEQXft9yD8tHJ2tiqGxAqPdaBSZWeKZyL1IXpgYaCoAR-TMUoyvlH0kqLoz6LXNqDYJPtw2b8pTTNo73PJzhLxwBVnyzqlqz_s5XViovpwtP12FkDbgPodLiLSs/s72-c/Instalando-Telegram-Desktop-no-Fedora-e-no-openSUSE.webp
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/Telegram-Desktop-no-openSUSE-e-Fedora.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/Telegram-Desktop-no-openSUSE-e-Fedora.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem :( VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Os códigos foram copiados para a sua Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo