openSUSE Leap 15, esta será a próxima versão do openSUSE Leap após a 42.3, confira o motivo da mudança de versionamento.
Segundo uma nota publicada por Richard Brown, presidente do projeto openSUSE, após o lançamento do Leap 42.3 (que ocorrerá ainda neste ano de 2017), a próxima versão será o openSUSE Leap 15.
Para quem não acompanhou o histórico das versões, a pouco tempo atrás a equipe do openSUSE estava trabalhando numa nova versão do sistema operacional baseada no código fonte do SUSE Linux Enterprise, o openSUSE Leap. Nesta época, a versão mais recente do openSUSE era a 13.2 e a do SUSE Linux Enterprise a 12 (caminhando para o SLE 12 SP1).
A ideia inicial era "combinar" o número da versão do SLE com o Leap, porém, o openSUSE 12.x já tinha sido lançado anteriormente. Devido a este motivo, decidiram então que o número da versão do openSUSE Leap seria a soma do número da versão do SUSE Linux Enterprise com 30 (sendo assim, 12 + 30 = 42 = atual versão do Leap) e assim foi feito.
Estava tudo combinado em relação à versão do openSUSE Leap, sendo que o sucessor do Leap 42.3 seria mesmo o 43.x, porém, tudo mudou após a SUSE anunciar que a versão do SLE será 15 e não 13.
" Ao saber dos planos da SUSE, a equipe de lançamento do Leap têm vindo a considerar nossas opções. Isto incluiu ignorar as alterações do SLE e liberar o Leap 43 , ao custo da ligação entre versões do SLE e versões do Leap.
45 (versão do Leap) também foi considerado, assim como algumas ideias francamente hilárias que fez-me preocupar com minha própria sanidade e a de meus colegas colaboradores.
Depois de considerar os prós e contras de todas as opções no entanto, a decisão foi que o Leap 15 será nossa próxima versão.
A decisão da SUSE de ignorar o SLE 13 e o 14 nos deu uma oportunidade perfeita para sincronizar com as versões do SLE como sempre quisemos originalmente com o Leap. É uma oportunidade que não seremos capazes de levar tão facilmente daqui a alguns anos se continuamos com o versionamento atual do Leap.
Existem apenas alguns pacotes em nossa distribuição que fazem referência a controle de versão do Leap 42.x, e devem ser facilmente manipulados como parte de um zypper dup, portanto, não estamos preocupados que esta decisão afete a atualização dos usuários.
Estamos conscientes de que esta decisão pode ser uma pequeno incômodo para os usuários do Leap com ferramentas de gerenciamento de configuração como saltstack e puppet, mas a oportunidade a longo prazo de simplificar tal configuração (por tratar o SLE e Leap de forma semelhante) superaram o nosso desejo de evitar um esforço 'único' para as pessoas que atualmente lidam com a situação excessivamente complicada causada pelo Leap estar na versão 42.x e o SLE na versão 12 SPx.", tradução livre de parte do anúncio publicado por Richard Brown.
Sendo assim, em 2018 será lançado o openSUSE Leap 15 e não mais a versão 43.x, devido a mudança no versionamento do SUSE Linux Enterprise. Confira todos os detalhes a respeito dessa mudança no versionamento do openSUSE Leap acessando o anúncio oficial:
https://lists.opensuse.org/opensuse-project/2017-04/msg00014.html
E você, caro leitor, o que achou desta decisão? Conte para nós deixando o seu comentário logo abaixo!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)
Muito obrigado pela visita e até +!
COMENTÁRIOS