Confira, nesta dica, o passo a passo de atualização para o openSUSE Leap 42.3, seja utilizando pela mídia de instalação ou alterando os repositórios.
Você vai aprender, neste tutorial, a atualizar do seu openSUSE Leap 42.2 para o Leap 42.3, seja utilizando a mídia de instalação ou alterando os repositórios.
Na próxima sexta-feira, dia 26 de janeiro de 2018, chegará ao fim o suporte oficial para o openSUSE Leap 42.2, lançado em julho do ano passado. Com isso, todos os usuários deverão atualizar para a versão mais recente, o openSUSE Leap 42.3, para continuar recebendo as correções de segurança e atualizações de pacotes.
Apesar de considerar (na minha opinião) uma instalação "limpa" do openSUSE Leap 42.3 a melhor opção, é possível atualizar da versão 42.2 para a 42.3 sem problemas, desde que siga à risca alguns procedimentos, e é isso que você vai aprender neste passo a passo que preparamos!
Índice
Preparativos;Resumo dos métodos de atualização disponíveis;
Como atualizar para o openSUSE Leap 42.3 via mídia de instalação (recomendado);
Como atualizar para o openSUSE Leap 42.3 alterando os repositórios;
Restaurando os repositórios "antigos" (opcional).
Preparativos
O processo de atualização para a versão mais recente do openSUSE Leap é relativamente fácil, porém, fique atento a alguns detalhes que você deverá seguir ANTES de realizar este procedimento:O upgrade funciona apenas da versão anterior (42.2) para a mais nova (42.3)
Para garantir o sucesso do processo, só é recomendado atualizar para a versão mais recente do openSUSE Leap 42.3 se você estiver executando a versão anterior, o Leap 42.2.Caso ainda utilize o openSUSE Leap 42.1, você pode até tentar atualizar diretamente para o Leap 42.3, porém, o risco de quebrar o sistema será grande. Note que também não é possível atualizar para o Leap 42.3 se estiver utilizando uma versão mais antiga do openSUSE, como a 13.2. Nestes dois casos, a melhor solução é fazer uma instalação "limpa", como indicamos neste artigo.
FAÇA BACKUP de todas as suas músicas, imagens, documentos, etc.
Antes de tudo, você deve fazer backup de todos os seus arquivos pessoais importantes, como documentos, músicas, imagens e vídeos (principalmente se você não utiliza uma partição /home separada), pois caso aconteça algum imprevisto durante o processo de upgrade, poderá restaurá-los posteriormente.Faça backup da sua atual lista de repositórios [OPCIONAL]
Ao realizar o upgrade para a nova versão do openSUSE Leap, todos os repositórios que você adicionou (como o Packman, do Google Chrome, Opera e outros) serão removidos, dando lugar apenas aos repositórios oficiais do openSUSE Leap 42.3. Porém, é possível restaurá-los após a conclusão do upgrade, para isso, basta executar o comando abaixo para criar uma cópia de segurança dos mesmos:sudo cp -Rv /etc/zypp/repos.d /etc/zypp/repos.d.BKP
Instale todas as atualizações do openSUSE Leap 42.2
É recomendável você instale todas as atualizações disponíveis para o seu openSUSE Leap 42.2 ANTES de realizar o upgrade para a versão mais nova.Para isso, abra um terminal e execute o comando abaixo:
sudo zypper ref && sudo zypper up
Ou atualize-o através do YaST, pelo módulo "Atualização Online".
Após, você deve reiniciar o seu computador para concluir o processo de atualização, ok?!
Resumo dos métodos de atualização disponíveis
Existem duas maneiras de atualizar do openSUSE Leap 42.2 para o openSUSE Leap 42.3, são elas:Atualização via mídia de instalação (recomendado)
É a maneira mais prática e fácil de realizar o upgrade para o openSUSE Leap 42.3, já que todo o processo é realizado graficamente. Você pode usar o DVD de instalação do openSUSE Leap 42.3 ou a mídia Netinstall (necessário uma conexão ativa à internet).Atualização via alteração dos repositórios
Este método de atualização consiste em alterar os repositórios do openSUSE Leap 42.2 para os do openSUSE Leap 42.3 e após, realizar a atualização da distribuição. É mais "difícil" que o método anterior e requer um pouco mais de atenção.Logo abaixo mostro o passo a passo de cada método, basta apenas escolher a melhor opção para o seu caso.
Como atualizar para o openSUSE Leap 42.3 via mídia de instalação
Você vai aprender agora a atualizar do openSUSE Leap 42.2 para o Leap 42.3 através da mídia de instalação (DVD ou Netinstall), que, na minha opinião, é a maneira mais fácil e prática de realizar o upgrade.Para isso, baixe a ISO através do site oficial, acesse:
https://software.opensuse.org/distributions/leap
Ou através dos links (também oficiais) abaixo:
DVD (4,3 GB):
Netinstall (108 MB):
Supondo que você já tenha instalado todas as atualizações no seu openSUSE Leap 42.2 e tenha feito um backup de todos os seus arquivos importantes, reinicie o seu computador e dê boot no mesmo com a mídia de instalação do openSUSE Leap 42.3 que você criou anteriormente.
Será exibido uma janela semelhante à imagem abaixo, selecione a opção "Upgrade" e pressione Enter em seguida:
Aguarde o carregamento do sistema e em seguida, selecione o seu Idioma (no meu caso, o "Portuguese (Brazilian) - Português brasileiro"), o Layout de teclado (o "Português (Brasil)" é a opção padrão) e leia o Contrato de Licença do openSUSE Leap 42.3.
Feito isso, clique em "Próximo", na parte inferior direita da tela:
O instalador fará uma busca pelos sistemas operacionais presentes no(s) seu(s) disco(s) rígido(s) e irá listar, logo em seguida, o seu openSUSE Leap 42.2 (informando qual a partição onde está instalado e o sistema de arquivos do mesmo). Apenas deixe-o selecionado e clique em "Próximo":
Logo após, todos os repositórios do seu openSUSE Leap 42.2 (incluindo os que você adicionou manualmente) serão removidos, como mostrado pela imagem abaixo.
Clique em "Próximo" para continuar:
Em seguida, serão apresentados os novos repositórios que serão adicionados no sistema. Recomendo que deixe selecionado as opções padrão e clique em "Próximo":
E aguarde enquanto é feito o download dos metadados dos repositórios:
O Contrato de Licença do openSUSE Leap 42.3 será exibido novamente, apenas clique em "Próximo" para continuar:
Após, será exibido um resumo de todas as alterações que serão realizadas no seu sistema, como mostrado pela imagem abaixo.
Clique em "Atualizar" para iniciar o processo de atualização:
Algumas licenças adicionais de pacotes serão exibidas logo em seguida (como mostrado neste exemplo AQUI), você deve aceitá-las para poder continuar com o processo de upgrade.
Feito isso, clique em "Iniciar a atualização" para aplicar todas as mudanças:
É iniciado o processo de atualização do openSUSE Leap 42.2 para o openSUSE Leap 42.3, agora é só aguardar:
Clicando na aba "Detalhes", você poderá acompanhar todas as mudanças que estão sendo realizadas no seu computador. É também uma boa hora para você ir até a cozinha e preparar um bom café, já que a atualização demora mais que a instalação "limpa"! :)
Note também que após a instalação de todos os pacotes, será feita a atualização de alguns componentes e configurações do sistema (o instalador aparenta estar "travado", mas não está), você deve apenas aguardar a conclusão do processo, ok?!
Concluída a atualização, será exibido uma janela de diálogo informando que o sistema será reinicializado, basta apenas clicar em "OK" ou aguardar os 10 segundos:
Após reiniciar, será exibido a tela do GRUB, listando o openSUSE Leap 42.3 e outros sistemas instalados no seu computador (caso tenha mais de um).
Deixe selecionado o openSUSE e pressione Enter em seguida:
Faça login normalmente na sua conta de usuário:
E pronto! Você atualizou do openSUSE Leap 42.2 para o Leap 42.3 com sucesso!
Como atualizar para o openSUSE Leap 42.3 alterando os repositórios
Também é possível atualizar para a versão mais recente do openSUSE apenas alterando os repositórios do seu sistema atual (no caso, o Leap 42.2). Esse processo é um pouco mais "trabalhoso" do que o upgrade via mídia de instalação (que mostramos anteriormente), mas funciona da mesma forma.Depois de instalar todas as atualizações disponíveis para o seu openSUSE Leap 42.2 e reiniciar o computador, abra um terminal e logue-se como root:
su
E exclua todos os repositórios do openSUSE Leap 42.2 executando:
rm /etc/zypp/repos.d/*
Feito isso, adicione os repositórios oficiais do openSUSE Leap 42.3 no seu sistema executando os comandos abaixo (um por vez):
zypper ar -f -n 'Repositório principal (Non-OSS)' http://download.opensuse.org/distribution/leap/42.3/repo/non-oss/ download.opensuse.org-non-oss
zypper ar -f -n 'Repositório de atualização (Non-OSS)' http://download.opensuse.org/update/leap/42.3/non-oss/ download.opensuse.org-non-oss_1
zypper ar -f -n 'Repositório principal (OSS)' http://download.opensuse.org/distribution/leap/42.3/repo/oss/ download.opensuse.org-oss
zypper ar -f -n 'Repositório principal de atualização' http://download.opensuse.org/update/leap/42.3/oss/ download.opensuse.org-oss_1
Os repositórios abaixo (também oficiais do openSUSE) são voltados principalmente a usuários avançados, já que fornecem os pacotes de depuração (Debug) e o código fonte dos aplicativos (Source). Eles são desabilitados por padrão, mas caso queira adicioná-los no seu sistema, basta executar os comandos abaixo (um por vez):
zypper ar -d -f -n 'openSUSE-Leap-42.3-Debug' http://download.opensuse.org/debug/distribution/leap/42.3/repo/oss/ repo-debug
zypper ar -d -f -n 'openSUSE-Leap-42.3-Debug-Non-Oss' http://download.opensuse.org/debug/distribution/leap/42.3/repo/non-oss/ repo-debug-non-oss
zypper ar -d -f -n 'openSUSE-Leap-42.3-Update-Debug' http://download.opensuse.org/debug/update/leap/42.3/oss/ repo-debug-update
zypper ar -d -f -n 'openSUSE-Leap-42.3-Update-Debug-Non-Oss' http://download.opensuse.org/debug/update/leap/42.3/non-oss/ repo-debug-update-non-oss
zypper ar -d -f -n 'openSUSE-Leap-42.3-Source' http://download.opensuse.org/source/distribution/leap/42.3/repo/oss/ repo-source
zypper ar -d -f -n 'openSUSE-Leap-42.3-Source-Non-Oss' http://download.opensuse.org/source/distribution/leap/42.3/repo/non-oss/ repo-source-non-oss
Logo após, execute o comando abaixo para conferir os repositórios presentes no seu sistema:
zypper lr -u
A "saída" será semelhante a esta abaixo:
# | Apelido | Nome | Habilitado | Verificação GPG | Atualizar | URI
---+---------------------------------+-----------------------------------------+------------+-----------------+-----------+-------------------------------------------------------------------------
1 | download.opensuse.org-non-oss | Repositório principal (Non-OSS) | Sim | (p ) Sim | Sim | http://download.opensuse.org/distribution/leap/42.3/repo/non-oss/
2 | download.opensuse.org-non-oss_1 | Repositório de atualização (Non-OSS) | Sim | (p ) Sim | Sim | http://download.opensuse.org/update/leap/42.3/non-oss/
3 | download.opensuse.org-oss | Repositório principal (OSS) | Sim | (p ) Sim | Sim | http://download.opensuse.org/distribution/leap/42.3/repo/oss/
4 | download.opensuse.org-oss_1 | Repositório principal de atualização | Sim | (p ) Sim | Sim | http://download.opensuse.org/update/leap/42.3/oss/
5 | repo-debug | openSUSE-Leap-42.3-Debug | Não | ---- | ---- | http://download.opensuse.org/debug/distribution/leap/42.3/repo/oss/
6 | repo-debug-non-oss | openSUSE-Leap-42.3-Debug-Non-Oss | Não | ---- | ---- | http://download.opensuse.org/debug/distribution/leap/42.3/repo/non-oss/
7 | repo-debug-update | openSUSE-Leap-42.3-Update-Debug | Não | ---- | ---- | http://download.opensuse.org/debug/update/leap/42.3/oss/
8 | repo-debug-update-non-oss | openSUSE-Leap-42.3-Update-Debug-Non-Oss | Não | ---- | ---- | http://download.opensuse.org/debug/update/leap/42.3/non-oss/
9 | repo-source | openSUSE-Leap-42.3-Source | Não | ---- | ---- | http://download.opensuse.org/source/distribution/leap/42.3/repo/oss/
10 | repo-source-non-oss | openSUSE-Leap-42.3-Source-Non-Oss | Não | ---- | ---- | http://download.opensuse.org/source/distribution/leap/42.3/repo/non-oss/
Atualize os novos repositórios (habilitados) adicionados anteriormente executando:
zypper --gpg-auto-import-keys ref
E faça o download de todos os pacotes necessários para a atualização da distribuição com:
zypper dup -d
Serão listadas todas as mudanças que serão realizadas, incluindo os pacotes que serão removidos, instalados e os que vão mudar de "fornecedor", como mostrado pela imagem abaixo.
Para confirmar, digite s (sim) e pressione Enter em seguida:
Após concluído o processo de download dos pacotes (o que pode demorar), você deve "sair" da interface gráfica ANTES de realizar a instalação dos pacotes baixados anteriormente, já que o Xorg (servidor gráfico) poderá parar/travar, interrompendo assim o upgrade.
Para isso, pressione Ctrl + Alt + F2 e faça login no terminal que será aberto, digitando
root
e informando a sua senha de administrador logo em seguida:Depois, mude para o nível de execução (ou runlevel) 3 executando:
init 3
Faça a atualização para o openSUSE Leap 42.3 (utilizando os pacotes baixados anteriormente) com o comando:
zypper --no-refresh dup
Digite y (yes) e pressione Enter para confirmar:
Agora só resta aguardar enquanto é feita a instalação dos pacotes em cache:
Concluído o processo, digite
systemctl reboot
ou apenas reboot
para reiniciar o seu computador, pressionando Enter em seguida:Logo após o reinício, será exibido a tela do GRUB, listando o openSUSE Leap 42.3 e os outros sistemas instalados no seu computador (caso tenha mais de um).
Deixe selecionado o openSUSE e pressione Enter:
Faça login na sua conta de usuário:
E só! Upgrade para o openSUSE Leap 42.3 realizado com sucesso!
Restaurando os repositórios "antigos" (opcional)
Se você deseja restaurar os repositórios de terceiros que havia adicionado no Leap 42.2 (e tenha feito um backup dos mesmos, como explicamos no início deste post), abra um terminal e execute o comando abaixo para substituir os números da versão dos mesmos (do 42.2 para o 42.3) conforme necessário:sudo sed -i 's,42\.2,42.3,g' /etc/zypp/repos.d.BKP/*
Exclua todos os repositórios que foram adicionados para realizar o upgrade:
sudo rm /etc/zypp/repos.d/*
Mova a lista de repositórios "antiga" para a pasta de repositórios do openSUSE:
sudo mv /etc/zypp/repos.d.BKP/* /etc/zypp/repos.d/
Remova a pasta onde os repositórios "antigos" foram salvos:
sudo rm -Rf /etc/zypp/repos.d.BKP
E atualize a lista de repositórios com:
sudo zypper --gpg-auto-import-keys ref
Fácil, não?!
Então é isso! Espero que este tutorial tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito do mesmo, deixe o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)
Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
COMENTÁRIOS