Aprenda, nesta dica, a instalar a versão mais recente do Android Studio no seu Debian, no Ubuntu e em distribuições derivadas!
O Android Studio é o IDE (Integrated Development Environment ou 'Ambiente de Desenvolvimento Integrado') oficial da Google para desenvolver aplicativos para o Android. Ele é baseado no IntelliJ IDEA (IDE para desenvolvimento em Java da JetBrains) e está disponível gratuitamente, tanto para Linux como Windows e macOS.
Além do editor de código e das ferramentas de desenvolvedor avançadas do IntelliJ, o Android Studio oferece ainda mais recursos para aumentar sua produtividade na criação de aplicativos Android, como:
- Um sistema de compilação flexível baseado no Gradle;
- Um emulador rápido com inúmeros recursos;
- Um ambiente unificado para você poder desenvolver para todos os dispositivos Android;
- Instant Run para aplicar alterações a aplicativos em execução sem precisar compilar um novo APK;
- Modelos de códigos e integração com GitHub para ajudar a criar recursos comuns dos aplicativos e importar exemplos de código;
- Ferramentas e estruturas de teste cheias de possibilidades;
- Ferramentas de verificação de código suspeito para detectar problemas de desempenho, usabilidade, compatibilidade com versões e outros;
- Compatibilidade com C++ e NDK;
- Compatibilidade embutida com o Google Cloud Platform, facilitando a integração do Google Cloud Messaging e do App Engine.
Conheça mais detalhes a respeito do Android Studio acessando o site oficial:
https://developer.android.com/studio/features.html?hl=pt-br
Neste tutorial, você vai aprender a instalar a versão mais recente do Android Studio no Debian, no Ubuntu e em distribuições derivadas (como o Linux Mint), de um jeito simples e prático.
Requisitos de sistema
Antes de iniciar, confira se o seu computador atende aos requisitos mínimos para a instalação do Android Studio:- Ambiente de área de trabalho GNOME ou KDE;
- Biblioteca C do GNU (glibc) 2.19 ou posterior;
- 3 GB de RAM, 8 GB de RAM recomendados, mais 1 GB para o Android Emulator;
- Mínimo de 2 GB de espaço livre em disco, 4 GB recomendados (500 MB para o IDE + 1,5 GB para o Android SDK e as imagens do sistema do emulador);
- Resolução de tela mínima de 1.280 x 800;
- Para o emulador acelerado: Processador Intel® compatível com Intel® VT-x, Intel® EM64T (Intel® 64) e a funcionalidade Execute Disable (XD) Bit, ou processador AMD compatível com AMD Virtualization™ (AMD-V™).
Além disso, é necessário que tenha o Java Development Kit (JDK) instalado no sistema. A Google recomenda o uso do Java da Oracle (proprietário) para executar o Android Studio, porém, também é possível utilizá-lo com o OpenJDK (o Java de código aberto), disponível nos repositórios oficiais do Debian, Ubuntu e de várias outras distribuições Linux.
Caso queira utilizar o OpenJDK, basta abrir um terminal e executar o comando abaixo para instalá-lo (como root):
apt install default-jdk
Mas se você prefere utilizar o Java da Oracle, acesse o link abaixo, de acordo com a sua distribuição, que contém as instruções de instalação do mesmo:
Como instalar o Oracle JDK no Debian:
http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/06/Como-instalar-o-Oracle-Java-JDK-no-Debian.html
Como instalar o Oracle JDK no Ubuntu:
http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/06/instalando-oracle-java-8-no-ubuntu-derivados-ppa.html
Tudo pronto? Então vamos à instalação do Android Studio!
Instalando o Android Studio no Debian e no Ubuntu
Depois de verificar se o seu computador está apto a executar o Android Studio, abra um terminal e logue-se como root:No Debian:
su
No Ubuntu:
sudo su
Logo após, instale o KVM (Kernel-based Virtual Machine) e outras ferramentas de virtualização no seu sistema:
No Debian:
apt install qemu-kvm libvirt-clients libvirt-daemon-system
No Ubuntu:
sudo apt install qemu-kvm libvirt-daemon-system libvirt-clients bridge-utils
Depois, execute os comandos abaixo para adicionar o seu usuário aos grupos "libvirt" e "libvirt-qemu" (um por vez):
adduser SEU_USUARIO libvirt
adduser SEU_USUARIO libvirt-qemu
Caso o seu Debian ou Ubuntu seja de 64 bits, execute o comando abaixo para instalar as dependências de 32 bits:
apt install libc6:i386 libncurses5:i386 libstdc++6:i386 lib32z1 libbz2-1.0:i386
Logo após, acesse o link abaixo para fazer o download da versão mais recente do Android Studio:
https://developer.android.com/studio/index.html
E clique no botão "Download Android Studio", como mostrado na imagem abaixo:
Será exibido o Contrato de Licença, leia-o com atenção e selecione a opção "Li e concordo com todos os termos e condições acima" e clique em "DOWNLOAD ANDROID STUDIO FOR LINUX" para iniciar o download (recomendo que utilize o uGet ou outro gerenciador de downloads para baixar o arquivo).
Depois, abra um terminal e "entre" na pasta onde baixou o arquivo. Por exemplo, se o pacote do Android Studio está na pasta "Downloads", basta executar:
cd /home/$USER/Downloads
Descompacte o pacote .tar.gz com o comando:
tar -xvf android-studio-*-linux.tar.gz
Mova a pasta resultante da extração para o diretório /opt:
su -c 'mv /home/$USER/Downloads/android-studio /opt'
Crie um link simbólico do Android Studio no sistema:
su -c 'ln -s /opt/android-studio/bin/studio.sh /usr/bin/android-studio'
E um atalho para o mesmo copiando e colando todo o conteúdo abaixo no terminal e pressionando Enter em seguida:
su -c 'tee /usr/share/applications/jetbrains-studio.desktop <<ATALHO
[Desktop Entry]
Version=1.0
Type=Application
Name=Android Studio
Icon=/opt/android-studio/bin/studio.png
Exec="/opt/android-studio/bin/studio.sh" %f
Comment=The Drive to Develop
Categories=Development;IDE;
Terminal=false
StartupWMClass=jetbrains-studio
ATALHO'
Instalando o Android Studio no Ubuntu (método alternativo)
Além de instalar o Android Studio manualmente, como explicamos acima, há também uma maneira mais fácil de instalá-lo no Ubuntu, que é através do Ubuntu Make (dica do nosso leitor Thiago Molina).O Ubuntu Make é um utilitário em linha de comando para facilitar a instalação de várias ferramentas de desenvolvimento, como o próprio Android Studio, o Visual Studio, Eclipse, PyCharm, etc. Para mais detalhes, acesse este link.
Se você utiliza o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) e versões posteriores, instale o Ubuntu Make com o comando abaixo no terminal:
sudo apt install ubuntu-make
Caso utilize uma versão mais "antiga", como o Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr) ou está enfrentando problemas com o Ubuntu Make do repositório oficial, execute o comando a seguir para adicionar a PPA do mesmo no seu sistema:
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-desktop/ubuntu-make
Atualize a lista de repositórios:
sudo apt-get update
E instale o Ubuntu Make com:
sudo apt-get install ubuntu-make
Com o Ubuntu Make instalado, basta apenas executar o comando a seguir para instalar o Android Studio:
umake android
Será exibido o local onde o Android Studio será instalado (você poderá alterar a opção padrão, como, por exemplo, instalá-lo na pasta /opt). Feito isso, pressione Enter para continuar:
Após definir o local de instalação, será exibido o Contrato de Licença do mesmo. Você deve aceitá-lo para poder utilizar o Android Studio e para isso, basta pressionar a e Enter:
Agora basta aguardar enquanto é feito o download/instalação do Android Studio e suas dependências:
Executando o Android Studio
Após a instalação, execute o Android Studio procurando pelo atalho no menu de aplicativos do seu sistema ou através do terminal com o comandoandroid-studio
.Será exibido uma janela de diálogo perguntando se você deseja importar as configurações de uma instalação anterior do Android Studio (I want to import my settings from a custom location).
No meu caso, escolhi a opção "I do not have a previous version of Studio or I do no want to import my settings" (Eu não tenho uma versão anterior do Android Studio ou não quero importar as minhas configurações) e cliquei em "OK", como mostrado na imagem abaixo:
Na janela principal do instalador do Android Studio, apenas clique em "Next" para continuar:
Em seguida, você poderá escolher o tipo de instalação do mesmo:
- A "Padrão" (Standard), em que o Android Studio será instalado seguindo as configurações e opções mais comuns;
- Ou a "Personalizada" (Custom), onde você poderá alterar o tema padrão da interface do Android Studio, além de escolher o diretório de instalação das ferramentas do Android SDK e os componentes a serem instalados.
No meu caso, deixei selecionado a opção "Standard" (que é a recomendada) e cliquei em "Next":
Será apresentado um resumo das alterações que serão realizadas, clique em "Next" para continuar:
Caso tenha o recurso de virtualização habilitado no BIOS/UEFI do seu computador, será exibido uma mensagem semelhante a da imagem abaixo, informando que o seu sistema pode executar o emulador do Android com um desempenho acelerado.
Como você instalou as ferramentas de virtualização no seu sistema (explicado logo acima), basta apenas clicar em "Finish" para continuar o processo:
Agora é aguardar enquanto é feito o download dos componentes adicionais (o que pode demorar, dependendo da velocidade da sua internet):
Após a conclusão, clique novamente em "Finish":
Tudo pronto, você instalou com sucesso o Android Studio no seu sistema! Ele será executado em seguida exibindo a tela de boas-vindas, como mostrado pela imagem abaixo:
Atualizando o Android Studio
O processo de atualização do Android Studio é bem simples, ele mesmo informará a existência de atualizações e com poucos cliques elas serão instaladas. Para verificar manualmente, basta clicar em "Configure" (no menu inferior direito da janela principal do Android Studio) e selecionar a opção "Check for Update", como mostrado pela imagem abaixo:Caso tenha alguma atualização, aparecerá uma janela de diálogo semelhante a da imagem abaixo, mostrando os detalhes da mesma.
Clique no botão "Update Now" (ou "Update and Restart", dependendo do tipo de atualização que estiver disponível) e aguarde (talvez seja necessário iniciar várias vezes o Android Studio após aplicar as atualizações):
Desinstalando o Android Studio
Não quer mais utilizar o Android Studio e deseja removê-lo do seu sistema? Então abra um terminal e execute os seguintes comandos (como root):rm /usr/bin/android-studio
* Removendo o link simbólico;rm /usr/share/applications/jetbrains-studio.desktop
* Removendo o atalho (lançador) criado;rm -rf /opt/android-studio
* Removendo a pasta onde o mesmo está instalado.Se você instalou o Android Studio através do Ubuntu Make, basta executar o comando abaixo:
umake android --remove
Caso queira remover o Android SDK e as suas preferências do Android Studio, abra um gerenciador de arquivos (Nautilus, Dolphin, etc) e remova as pastas Android, AndroidStudioProjects, .android e .AndroidStudio2.x (estas duas últimas são ocultas) da sua pasta pessoal.
Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)
Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
Referências:
- https://developer.android.com/studio/intro/index.html?hl=pt-br
- https://en.wikipedia.org/wiki/Android_Studio
- https://developer.android.com/studio/install.html
- https://wiki.debian.org/KVM#Installation
- https://developer.android.com/studio/run/emulator-acceleration.html
- https://stackoverflow.com/questions/28314139/how-to-install-android-studio-on-ubuntu
- http://ridz1ba.blogspot.com.br/2015/07/how-to-install-oracle-java-and-android.html
- https://wiki.ubuntu.com/ubuntu-make
COMENTÁRIOS