Veja como é fácil instalar manualmente o Telegram Desktop no seu Debian e em distribuições derivadas!
Você vai aprender, nesta dica, a instalar manualmente a versão mais recente do Telegram Desktop no Debian e em distribuições derivadas.
O Telegram é um dos serviços de mensagens instantâneas mais populares da atualidade (um concorrente direto ao WhatsApp). Com foco na velocidade e segurança, o Telegram é super rápido, simples de usar, gratuito e o melhor de tudo, tanto os aplicativos para celulares e computadores, bem como sua API são de código aberto! \o/
É possível utilizar o Telegram em todos os seus dispositivos ao mesmo tempo — suas mensagens serão sincronizadas em todos os seus celulares, tablets ou computadores. Além de mensagens, também é possível enviar fotos, vídeos e qualquer tipo de arquivo (.doc, .zip, .m4a, etc.) de até 1,5GB cada, assim como a possibilidade de criar grupos de até 5000 pessoas ou canais para transmitir informações para audiências ilimitadas.
Você pode conversar com seus contatos telefônicos ou procurando-os pelo nome de usuário. Como resultado, o Telegram é como SMS e email combinados — e pode tomar conta de todas as suas necessidades de mensagens pessoais ou de negócios.
Para conhecer mais detalhes sobre o Telegram, basta acessar o site oficial no link abaixo:
https://telegram.org/
Instalando o Telegram Desktop no Debian
O processo de instalação do Telegram Desktop é bem simples, consiste apenas em descompactar o pacote compactado e executar o arquivo binário. Porém, nesta dica, mostro também como criar um link simbólico do mesmo no sistema e um atalho no menu de aplicativos.Abra um terminal e "entre" na sua pasta Downloads com o comando:
cd /home/$USER/Downloads
Após, execute um dos comandos abaixo, de acordo com a arquitetura do seu sistema operacional, para baixar a versão mais recente do Telegram:
Se o seu Debian é de 64 bits:
wget -O tsetup64.tar.xz -c https://telegram.org/dl/desktop/linux
Se o seu Debian é de 32 bits:
wget -O tsetup32.tar.xz -c https://telegram.org/dl/desktop/linux32
Concluído o download, descompacte o pacote e mova os arquivos para a sua pasta pessoal (excluindo o pacote compactado em seguida) com:
tar -xvf tsetup*.tar.xz && mv Telegram .TelegramDesktop && mv .TelegramDesktop /home/$USER && rm tsetup*.tar.xz
Em seguida, crie um link simbólico do Telegram no sistema:
su -c 'ln -s /home/USUARIO/.TelegramDesktop/Telegram /usr/bin/telegram'
E crie também um atalho para o mesmo, basta apenas copiar e colar todo o conteúdo abaixo no terminal, pressionando Enter em seguida:
tee /home/$USER/.local/share/applications/telegram-desktop.desktop <<ATALHO
[Desktop Entry]
Version=1.0
Name=Telegram Desktop
Comment=Official desktop version of Telegram messaging app
TryExec=telegram
Exec=telegram
Icon=telegram
Terminal=false
StartupWMClass=TelegramDesktop
Type=Application
Categories=Network;InstantMessaging;Qt;
MimeType=x-scheme-handler/tg;
X-Desktop-File-Install-Version=0.23
ATALHO
Feito isso, abra o Telegram Desktop com o comando
telegram
no terminal ou através do atalho no menu de aplicativos, ok?Configuração pós-instalação do Telegram Desktop
Ao executar o Telegram pela primeira vez, você verá que a interface do mesmo estará em Inglês. Para deixá-lo em Português, basta clicar em "Trocar para Português (Brasil)", como destacado pela imagem abaixo:Feito isso, clique no botão "Comece a conversar" para continuar:
Informe o código do país (que, no caso do Brasil, é +55), o DDD da sua região e o número do seu celular.
Feito isso, clique em "Próximo":
Caso já tenha feito o seu cadastro no Telegram com o número informado anteriormente, você receberá um código de ativação via SMS ou uma ligação no seu celular (ou no aplicativo do Telegram instalado no seu smartphone).
Assim que receber o código, digite-o no campo indicado na imagem abaixo e clique em "Próximo":
Fácil, não é?! Agora é só começar a utilizar o Telegram no seu computador!
E como faço para desinstalar o Telegram Desktop?
Caso não queira mais utilizar o Telegram no seu Debian, basta executar os comandos abaixo num terminal para desinstalá-lo:rm -rf /home/$USER/.TelegramDesktop
Remova o atalho criado no menu de aplicativos:
rm /home/$USER/.local/share/applications/telegram-desktop.desktop && rm /home/$USER/.local/share/applications/telegramdesktop.desktop
E o link simbólico do mesmo:
su -c 'rm /usr/bin/telegram'
Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)
Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
COMENTÁRIOS