Confira algumas dicas do que fazer após instalar o Ubuntu 17.10, como a instalação de codecs, do Google Chrome, Spotify, VirtualBox e outros!
Confira, neste tutorial, algumas dicas do que fazer após instalar o Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark).
Foi lançado ontem, dia 19 de outubro 2017, a versão final do Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark), que trouxe várias novidades e mudanças importantes em relação às versões anteriores, uma delas é a adoção do GNOME como o ambiente de área de trabalho padrão, substituindo o antigo Xorg, conforme informamos no nosso último post. E como de costume, preparamos um tutorial com algumas dicas do que fazer após instalar o Ubuntu 17.10, dentre elas está a instalação de codecs multimídia e de como deixar o Ubuntu totalmente em português. Você também vai aprender a instalar softwares como o VLC Media Player, o Dropbox, VirtualBox, VMware Player, o OpenJDK e muito mais! Vamos lá então?!
Os principais tópicos deste tutorial:
- Atualizando o Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark);
- Deixando o Ubuntu totalmente em português;
- Habilitando o repositório "Parceiros da Canonical";
- Instalando drivers adicionais de forma fácil;
- Instalando os codecs multimídia no Ubuntu;
- Instalando players de mídia;
- Instalando o Gerenciador de Pacotes Synaptic;
- Instalando o GDebi no Ubuntu;
- Fazendo pequenos "ajustes" no Ubuntu;
- Instalando o GNOME Tweak Tool no Ubuntu;
- Instalando o Steam no Ubuntu;
- Instalando outros navegadores;
- Instalando o OpenJDK no Ubuntu;
- Instalando o Java da Oracle no Ubuntu;
- Instalando o Skype no Ubuntu;
- Instalando o Telegram Desktop no Ubuntu;
- Instalando o Spotify no Ubuntu;
- Instalando o Dropbox no Ubuntu;
- Instalando o MEGA Sync no Ubuntu;
- Instalando um gerenciador de downloads e um cliente de torrents;
- Instalando o Oracle VM VirtualBox no Ubuntu;
- Instalando o VMware Workstation Player no Ubuntu;
- Instalando o GParted e outras ferramentas úteis no Ubuntu.
Atualizando o Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark)
Uma das primeiras coisas que devemos fazer após instalar o Ubuntu é atualizá-lo. Para isso, pressione a tecla Super (ou "Windows") e procure pelo "Atualizador de Programas" pesquisando por "atualizador" (sem aspas) na barra de pesquisa, como mostrado na imagem abaixo:Ao executá-lo, os repositórios serão atualizados automaticamente e, caso tenha atualizações disponíveis, elas serão exibidas em seguida, como mostrado na imagem abaixo. Clique em "Instalar agora", forneça a sua senha de usuário e aguarde:
Uma outra maneira de atualizar o seu Ubuntu é através do terminal, basta pressionar Ctrl + Alt + T para abrir o mesmo e executar o comando a seguir:
sudo apt update && sudo apt upgrade
Deixando o Ubuntu totalmente em Português
Mesmo selecionando o idioma "Português" ou "Português do Brasil" no momento da instalação e também após instalar todas as atualizações disponíveis, como vimos acima, algumas "partes" do seu Ubuntu ainda ficam em Inglês. Para corrigir isso, abra o aplicativo "Configurações" clicando no menu na barra superior direita (como indicado pela seta do mouse na imagem abaixo) ou pesquisando por "configurações":Selecione a opção "Região e Idioma" na lateral esquerda da janela e após, clique no botão "Manage Installed Languages", como mostrado na imagem a seguir:
Será exibido uma janela de diálogo informando que o suporte ao idioma não está instalado completamente, clique em "Lembre-me mais tarde" para fechá-la:
Em seguida, clique em "Instalar/remover idiomas...", como mostrado pela seta do mouse na imagem abaixo:
Na tela seguinte, desmarque todos os idiomas, deixando selecionado apenas o "Português".
Feito isso, clique em "Aplicar", forneça a sua senha de usuário e aguarde:
Clique em "Aplicar a todo o sistema" e forneça novamente a sua senha. Depois disso, poderá fechar a janela de diálogo.
Após, abra novamente o "Suporte a idiomas" (conforme indicado acima), clique em "Instalar" para baixar os pacotes de idioma que faltam e aguarde:
Uma outra maneira de instalar os pacotes de idiomas é através do terminal, basta executar o comando abaixo:
sudo apt install mythes-pt-pt mythes-pt-br thunderbird-locale-pt-pt thunderbird-locale-pt-br hunspell-pt-pt hunspell-pt-br hyphen-pt-pt hyphen-pt-br
Habilitando o repositório "Parceiros da Canonical"
Alguns aplicativos "extras", como o Adobe Flash Player e Google Cloud SDK estão disponíveis no repositório "Parceiros da Canonical", que vem desabilitado por padrão no Ubuntu. Para habilitá-lo, basta pesquisar/procurar pelo aplicativo "Programas e Atualizações" (como indicado pela seta do mouse na imagem abaixo):Após, acesse a aba "Outros programas" e selecione a opção "Parceiros da Canonical" (será necessário fornecer a sua senha), como mostrado na imagem abaixo.
Feito isso, clique no botão "Fechar":
Será exibido uma janela de diálogo indicando que a informação sobre os aplicativos disponíveis está desatualizada, basta apenas clicar em "Recarregar" para atualizar os repositórios:
Instalando drivers adicionais de forma fácil
Caso você tenha, por exemplo, uma placa de vídeo da NVIDIA ou uma placa de rede sem fio e queira utilizar o driver proprietário da mesma (seja para um melhor desempenho ou porque o driver de código aberto fornecido pelo Ubuntu não esteja funcionando adequadamente no seu sistema), basta abrir novamente o aplicativo "Programas e atualizações", clicar na aba "Drivers adicionais", escolha o driver desejado (caso esteja disponível) e clique em "Aplicar alterações" , como mostrado no exemplo abaixo:Informe a sua senha e após concluir o processo, reinicie o seu computador para aplicar as alterações.
Instalando os codecs multimídia no Ubuntu
Como quase todas as distribuições Linux, o Ubuntu não traz na sua mídia de instalação os codecs de vídeo e áudio, devido a questões legais em alguns países, mas é possível habilitar o suporte a arquivos MP4, MP3, Flash Player e outros com um único pacote, o "ubuntu-restricted-extras".Para instalá-lo, abra um terminal e execute o comando a seguir:
sudo apt install ubuntu-restricted-extras
Instalando players de mídia
O Ubuntu já traz alguns programas para reproduzir arquivos de mídia, como o Rhythmbox e o Videos (caso tenha instalado o Ubuntu Desktop), porém, nem todos gostam de usar os players "nativos" de cada interface gráfica. Se você é um deles, abaixo mostro como instalar os players mais populares no seu Ubuntu.Instalando o Audacious no Ubuntu
O Audacious é um player de áudio minimalista (fork do Beep Media Player - BMP), focado na baixa utilização de recursos e alta qualidade de áudio. Além de reproduzir os mais variados formatos, ele também oferece suporte às skins do Winamp. Para instalar o Audacious, basta executar:sudo apt install audacious
Instalando o VLC Media Player no Ubuntu
O VLC é o player multimídia mais popular da atualidade, reproduzindo praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, bem como DVDs, CDs de áudio, VCDs e vários protocolos de streaming. Para instalar o VLC Media Player no Ubuntu basta executar:sudo apt install vlc
Instalando o SMPlayer no Ubuntu
O SMPlayer é outro player multimídia (front-end gráfico para o MPlayer) muito popular entre os usuários, que, assim como o VLC, reproduz praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, sendo possível procurar, reproduzir e baixar vídeos do YouTube. Caso queira instalar o SMPlayer no Ubuntu, execute:sudo apt install smplayer
Instalando o Gerenciador de Pacotes Synaptic
O Synaptic é uma ferramenta gráfica para gerenciar repositórios, instalar, atualizar e remover pacotes, tudo isso de um jeito fácil. Para instalar o Synaptic, basta executar:sudo apt install synaptic
Instalando o GDebi no Ubuntu
O GDebi é um pequeno utilitário que permite instalar pacotes .DEB facilmente no sistema, além de resolver automaticamente as dependências dos mesmos. Para instalar o GDebi no Ubuntu, basta executar:sudo apt install gdebi
Fazendo pequenos "ajustes" no Ubuntu
Uma das novidades presentes no Ubuntu 17.10 é a nova dock (chamada de "Ubuntu Dock"), um fork de uma das mais populares extensões do GNOME, a "Dash to Dock". Assim como nas versões anteriores, ela fica no lado esquerdo da tela, porém, é possível alterar a posição da mesma, bem como o tamanho dos ícones e habilitar a opção de ocultá-la automaticamente. Para realizar esses ajustes, abra novamente o aplicativo "Configurações" e clique em "Dock".Ao selecionar a opção "Auto-hide the Dock" a Ubuntu Dock será ocultada automaticamente ao maximizar uma janela (por exemplo). Logo abaixo, em "Icon size", você poderá ajustar o tamanho dos ícones e em "Position on screen", você poderá definir a posição da Ubuntu Dock (na esquerda da tela (padrão), na parte inferior (botton) ou na direita):
Removendo a "Ubuntu Dock"
Caso não tenha gostado da nova dock do Ubuntu, também é possível removê-la e continuar usando a dock padrão do GNOME, basta apenas executar o comando abaixo no terminal:sudo apt remove gnome-shell-extension-ubuntu-dock
Reinicie a sua sessão para aplicar as alterações e após, basta clicar em "Atividades" (no canto superior esquerdo da tela) para exibir a dock do GNOME:
Caso queira continuar utilizando o "Ubuntu Dock", basta reinstalá-lo com o comando abaixo (e após, reinicie a sua sessão para aplicar as alterações):
sudo apt install gnome-shell-extension-ubuntu-dock
Como alterar para a sessão com Xorg no Ubuntu
O Ubuntu 17.10 utiliza o Wayland como servidor gráfico por padrão ao invés do antigo Xorg. O Wayland vem sendo desenvolvido a vários anos para substituir o Xorg. Apesar de funcionar bem nos hardwares mais recentes, você poderá enfrentar problemas ao executar alguns programas (principalmente como root), neste caso, a solução é continuar usando o Ubuntu na sessão do Xorg.Para realizar essa troca é bem simples, basta clicar no canto superior esquerdo da tela, depois no nome do seu usuário e selecionar a opção "Encerrar sessão", como mostrado na imagem abaixo:
Selecione novamente a opção "Encerrar sessão" para confirmar:
E na tela de login, clique na roda dentada (ao lado do botão "Entrar") e selecione a opção "Ubuntu on Xorg":
Como utilizar o GNOME Shell "puro" no Ubuntu 17.10
Embora a Canonical tenha adotado o GNOME como ambiente de área de trabalho principal do Ubuntu, várias mudanças foram feitas no mesmo com o objetivo de assemelhar-se ao Unity. Porém, há a opção de utilizar uma versão "pura" do GNOME Shell no Ubuntu Artful Aardvark, basta apenas instalar o meta-pacote "Vanilla GNOME" no sistema. Caso queira, remova antes a "Ubuntu Dock", como mostramos acima, e em seguida, execute o comando:sudo apt install vanilla-gnome-desktop
Concluída a instalação, reinicie o seu computador para aplicar as alterações. Na tela de login, clique na roda dentada (ao lado do botão "Entrar") e selecione a sessão GNOME (sobre Wayland), GNOME Classic ou GNOME sobre Xorg:
Por fim, abra um terminal e execute o comando abaixo para habilitar os "Hot Corners" (ou cantos quentes) do GNOME Shell:
gsettings set org.gnome.shell enable-hot-corners true
Tudo pronto, agora é só aproveitar o seu Ubuntu 17.10 com o GNOME 3.26 sem modificações:
Instalando o GNOME Tweak Tool no Ubuntu
O GNOME Tweak Tool (ou "Ajustes"), como o próprio nome sugere, é a ferramenta de configuração do ambiente de área de trabalho GNOME. Com ele é possível, por exemplo, mudar a posição dos controles das janelas para a esquerda (para quem já acostumou com o Unity), definir os aplicativos que serão iniciados junto com o sistema e gerenciar as extensões do GNOME Shell instaladas, dentre outros ajustes. Para instalá-lo, basta executar o comando abaixo no terminal:sudo apt install gnome-tweak-tool
Instalando o Steam no Ubuntu
O Steam é a mais famosa plataforma de distribuição de jogos digitais desenvolvida pela Valve. Para instalar o Steam no Ubuntu basta executar:sudo apt install steam
Alternativamente, você poderá baixar o instalador .DEB do Steam através do site oficial, basta acessar o link abaixo:
store.steampowered.com/about/
E em seguida, fazer a instalação do mesmo através do GDebi, ok?
Instalando outros navegadores
O Mozilla Firefox é um dos navegadores mais utilizados, e assim como outras distribuições, ele já vem pré-instalado no Ubuntu. Caso não queira utilizá-lo, abaixo mostro o passo a passo de instalação dos principais navegadores.Instale o Chromium no Ubuntu
O Chromium é um navegador de código aberto que serve de "base" para o Google Chrome. Para instalar o Chromium no seu Ubuntu, basta executar no terminal:sudo apt install chromium-browser
Instale o Google Chrome (estável) no Ubuntu
O Google Chrome é o navegador mais utilizado no Brasil e no mundo atualmente. Apesar de ter o Chromium como "base", a Google decidiu encerrar o suporte para as distribuições Linux de 32 bits, disponibilizando somente a versão de 64 bits do mesmo. Se o seu Ubuntu é de 64 bits e deseja instalar o Google Chrome, basta executar o passo a passo do link abaixo, acesse:http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/08/Instalando-o-Google-Chrome-no-Ubuntu-e-no-Debian.html
Instale o Opera (estável) no Ubuntu
O Opera é um navegador desenvolvido pela Opera Software e tem o Chromium como "base". Apesar de ser pouco utilizado, ele traz vários recursos e funcionalidades exclusivas, dentre as principais estão o serviço de VPN gratuito e ilimitado, um bloqueador de anúncios "nativo" e a integração com Telegram, WhatsApp e Messenger (Facebook). Para instalar o Opera (estável) no Ubuntu, basta executar os comandos abaixo:- Instale o pacote "apt-transport-https" no seu sistema (caso não esteja instalado):
sudo apt install apt-transport-https
- Adicione o repositório do Opera no sistema:
sudo sh -c 'echo "deb https://deb.opera.com/opera-stable/ stable non-free" >> /etc/apt/sources.list.d/opera-stable.list'
- Importe a chave de assinatura do repositório:
wget -q -O - https://deb.opera.com/archive.key | sudo apt-key add -
- Após, atualize os repositórios e instale o Opera (estável) com o comando:
sudo apt update && sudo apt install opera-stable
Instale o Vivaldi (estável) no Ubuntu
O Vivaldi é desenvolvido pela Vivaldi Technologies, uma empresa fundada pelo ex-CEO da Opera Software. Tendo como base o Chromium, o Vivaldi destaca-se pelas várias opções de personalização, tendo como público alvo os usuários avançados e também os usuários mais "antigos" do Opera (das versões 12.x e anteriores). Caso queira instalá-lo no seu Ubuntu, execute os comandos abaixo:- Instale o pacote "apt-transport-https" no seu sistema (caso não esteja instalado):
sudo apt install apt-transport-https
- Adicione o repositório do Vivaldi no sistema:
sudo sh -c 'echo "deb http://repo.vivaldi.com/archive/deb/ stable main" >> /etc/apt/sources.list.d/vivaldi.list'
- Importe a chave de assinatura do mesmo:
wget -q -O - http://repo.vivaldi.com/archive/linux_signing_key.pub | sudo apt-key add -
- Atualize os repositórios e instale o Vivaldi (estável) executando:
sudo apt update && sudo apt install vivaldi-stable
Instalando o OpenJDK no Ubuntu
O OpenJDK é uma implementação gratuita e de código aberto da plataforma Java, Standard Edition ("Java SE"). Ele está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu e de várias outras distribuições.Para instalar o ambiente de execução Java (JRE) no seu Ubuntu, rode o comando abaixo:
sudo apt install default-jre
Já para instalar o ambiente de desenvolvimento do Java (JDK), basta executar:
sudo apt install default-jdk
Instalando o Java da Oracle no Ubuntu
Caso queira utilizar o Oracle Java no seu Ubuntu, acesse o link abaixo que contém o passo a passo de instalação manual do mesmo:http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/06/instalando-java-jre-oracle-no-ubuntu-manualmente.html
Já para instalar o Oracle Java via repositório PPA, acesse:
http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/06/instalando-oracle-java-8-no-ubuntu-derivados-ppa.html
Instalando o Skype no Ubuntu
O Skype é um aplicativo que permite fazer chamadas de voz e vídeo, enviar mensagens instantâneas e de texto (SMS) para outras pessoas de qualquer lugar do mundo. Confira, no link abaixo, como instalar a versão mais recente do Skype no Ubuntu:http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/06/Instalando-Skype-no-Debian-e-Ubuntu.html#install
Instalando o Telegram Desktop no Ubuntu
O Telegram é um aplicativo de mensagens baseado na nuvem, com foco na segurança e velocidade. Caso queira instalar o Telegram Desktop no Ubuntu, basta acessar o tutorial abaixo (utilizando, de preferência, o método manual):http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/12/Telegram-Desktop-no-Ubuntu-Linux-Mint-e-derivadas.html
Instalando o Spotify no Ubuntu
O Spotify é um dos serviços de streaming de músicas mais populares da atualidade, contando com mais de 30 milhões de músicas no catálogo. Se você é usuário do serviço e quer instalar o Spotify Client no seu Ubuntu, acesse o passo a passo no link abaixo:http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/06/instalando-spotify-debian-ubuntu-derivadas.html
Instalando o Dropbox no Ubuntu
O Dropbox é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem, permitindo acessá-los de qualquer lugar. Caso utilize esse serviço e queira instalar no Ubuntu, basta executar os comandos a seguir no terminal.- Adicione o repositório do Dropbox no sistema:
echo deb http://linux.dropbox.com/ubuntu xenial main | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/dropbox.list
- Importe a chave de assinatura do mesmo:
sudo apt-key adv --keyserver pgp.mit.edu --recv-keys 5044912E
- Atualize os repositórios e instale o Dropbox executando:
sudo apt update && sudo apt install dropbox
Instalando o MEGA Sync no Ubuntu
O MEGA, assim como o Dropbox, é um serviço de armazenamento em nuvem bastante popular. Se você utiliza esse serviço, veja como instalá-lo no Ubuntu acessando o link abaixo:http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/04/Instalando-o-MEGA-Sync-no-Debian-e-Ubuntu.html
Instalando um gerenciador de downloads e um cliente de torrents
É sempre bom ter um gerenciador de downloads e um cliente de torrents instalado no sistema, principalmente se você é como eu, que sempre está baixando ISOs de outras distribuições Linux para testar. A seguir mostro como instalar as duas opções que utilizo.Instale o uGet no Ubuntu
O uGet é um gerenciador de downloads de código aberto e multiplataforma; ele é leve, fácil de usar e conta com vários recursos, dentre eles estão o monitoramento da área de transferência, gerenciamento avançado de categorias, download de arquivos em lotes e muito mais. Para instalá-lo no seu Ubuntu basta executar:sudo apt install uget
Instale o qBittorrent no Ubuntu
Como o próprio nome sugere, o qBittorrent é um cliente de torrent multiplataforma e de código aberto, um dos melhores da atualidade. Ele é leve, tem uma interface bonita (semelhante ao uTorrent), é fácil de usar e possui várias funcionalidades, uma delas é o sistema de busca por torrents integrado (que realmente funciona). Para instalar o qBittorrent no Ubuntu basta executar:sudo apt install qbittorrent
Instalando o Oracle VM VirtualBox no Ubuntu
O Oracle VM VirtualBox é um software de virtualização multiplataforma que permite criar e executar vários sistemas operacionais em um computador. Caso queira instalar o VirtualBox no seu Ubuntu, acesse o tutorial abaixo:http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/05/instalando-virtualbox-no-ubuntu-lts.html
Instalando o VMware Workstation Player no Ubuntu
O VMware Workstation Player é um software de virtualização proprietário disponível gratuitamente para sistemas de 64 bits (Linux e Windows). Caso queira fazer a instalação do mesmo no seu Ubuntu 17.10, basta acessar o link abaixo:http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/12/Instalando-o-VMware-Workstation-Player-no-Ubuntu.html
Instalando o GParted e outras ferramentas úteis no Ubuntu (dica do Morvan)
O GParted é um aplicativo do GNOME para editar partições muito popular entre os usuários de Linux. Caso queira instalá-lo no seu Ubuntu, basta executar o comando abaixo:sudo apt install gparted
Para instalar outras ferramentas úteis no sistema, como o aptitude, o build-essential (que fornece os pacotes "essenciais" para a compilação de programas), poppler-utils (para manipular documentos PDF) e o cups-pdf (útil para quem precisa de uma impressora PDF), basta executar:
sudo apt install aptitude build-essential most cups-pdf poppler-utils
Então é isso! Com essas poucas dicas o seu Ubuntu Artful Aardvark estará "pronto" para o uso diário!
Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)
Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
Referências:
- http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21018.0.html
- https://cupofcodeblog.wordpress.com/2017/08/21/removing-ubuntu-dock-from-17-10-and-fix-hot-corner/
- https://askubuntu.com/questions/964598/how-do-i-get-a-vanilla-gnome-after-ubuntu-17-04
- https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2369922
- https://www.dropbox.com/pt_BR/help/246
COMENTÁRIOS