Já está disponível o KDE Plasma 5.11! Confira algumas das novidades dessa versão e veja como testá-lo agora mesmo!

Após pouco mais de 4 meses em desenvolvimento, a equipe do Projeto KDE anunciou hoje, dia 10 de outubro de 2017, a mais recente versão estável do ambiente de área de trabalho KDE, o Plasma 5.11, que está recheada de novos recursos e funcionalidades.
Entre os destaques está o novo design do aplicativo de Configurações do Sistema (System Settings) que teve a interface totalmente remodelada, tornando-o mais amigável e permitindo o acesso mais fácil às opções de ajustes. Apesar disso, ainda é possível retornar ao modo de exibição "antigo".

Outra grande novidade dessa versão é o Plasma Vault, um sistema que permite ao usuário criptografar, bloquear e abrir vários documentos de forma segura e amigável, tornando o KDE como uma excelente opção para quem precisa lidar frequentemente com alguma informação sensível, confidencial e/ou privada.

O Gerenciador de Tarefas do KDE Plasma 5.11 permite que os aplicativos ofereçam ações dinâmicas e funções internas como a lista de sessões de um editor de texto e opções para alterar o estado de um aplicativo ou documento (dependendo do que o aplicativo esteja fazendo atualmente), além de ser possível organizar as janelas em grupos.
Quem também recebeu melhorias nesta versão foi o sistema de notificações do Plasma, sendo que agora é exibido um histórico das notificações dos aplicativos, permitindo que o usuário visualize tudo o que aconteceu no seu sistema após se ausentar.
Assim como nas versões anteriores, o KDE Plasma 5.11 trouxe uma série de melhorias no suporte ao servidor gráfico Wayland. Agora, o KWin (compositor de janelas do Plasma) pode aplicar automaticamente uma escala com base na densidade em pixels de uma tela, podendo inclusive fazê-lo individualmente para cada tela. Isto irá melhorar significativamente a experiência do usuário em configurações com vários monitores, como, por exemplo, se um monitor externo normal for ligado a um portátil moderno de alta resolução. Além disso, os aplicativos mais "antigos" que não possuem suporte a esta funcionalidade poderão ser ampliados para se manterem legíveis.
Estas e outras novidades do KDE Plasma 5.11 estão disponíveis no anúncio oficial, acesse:
www.kde.org/announcements/plasma-5.11.0.php?site_locale=en (Inglês)
www.kde.org/announcements/plasma-5.11.0.php?site_locale=pt (Português)
Acesse também a lista completa de alterações dessa versão:
www.kde.org/announcements/plasma-5.10.5-5.11.0-changelog.php
E como posso testar o KDE Plasma 5.11?
Se você utiliza alguma distribuição Rolling Release, como o Arch Linux e o openSUSE Tumbleweed, o KDE Plasma 5.11 estará disponível para instalação em breve através dos repositórios oficiais, mas, caso não queira esperar, poderá experimentar essa nova versão através de uma imagem ISO disponibilizada pelo projeto KDE Neon, acesse:neon.kde.org/download
Uma outra opção é utilizar a imagem ISO fornecida pelo projeto openSUSE Krypton, acesse:
download.opensuse.org/repositories/KDE:/Medias/images/iso/?P=openSUSE_Krypton.*.iso
E você, caro leitor, o que achou desta nova versão do KDE Plasma? já fez o teste? Conte-nos sobre a sua experiência logo abaixo nos comentários!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até +!
muito bom
ResponderExcluirOpa, valeu amigo!
ExcluirForte abraço e obrigado pela visita, seja sempre bem-vindo!!