Você vai aprender, nesta dica, a atualizar facilmente o seu Fedora 26 para o Fedora 27, que foi lançado recentemente.
A poucos dias atrás foi lançado o Fedora 27, trazendo várias melhorias, correções de erros e novidades, dentre elas estão o ambiente de área de trabalho GNOME 3.26.2 e o Firefox 57 Quantum Beta. Com isso, muitos usuários que utilizam o Fedora 26 já planejam instalar a mais recente versão, antes mesmo do término do suporte.
Além do método mais "comum", que é reinstalar o sistema do zero, o Fedora também conta com um processo de atualização simplificado, o que facilita (e muito) a vida dos usuários, e é isto que você vai aprender neste tutorial!
Preparativos
Confira abaixo algumas etapas que você deve seguir ANTES de iniciar o processo de atualização para o Fedora 27.FAÇA BACKUP dos seus arquivos importantes
Apesar do processo de upgrade para a versão mais recente do Fedora ser bem simples, fácil e seguro, é altamente recomendado que você faça uma cópia de segurança de todos os seus arquivos pessoais, como documentos, imagens, músicas, vídeos, etc. (principalmente se não possui uma partição /home separada), ok?!Você pode simplesmente copiar manualmente seus arquivos para um disco rígido secundário (ou externo), pen drives, DVDs, etc. ou utilizar uma ferramenta gráfica, como o Déjà Dup, acesse este link e veja o passo a passo.
Confira também: Como fazer backup dos seus arquivos de configuração no GNU/Linux
Instale todas as atualizações disponíveis para o Fedora 26
Além do backup, também é importante que instale todas as atualizações disponíveis para o Fedora 26 antes de realizar o upgrade. Para isso, abra um terminal e execute o comando abaixo:sudo dnf upgrade --refresh
Após a conclusão, recomendo que reinicie o computador antes de continuar seguindo o passo a passo abaixo, ok?
Tudo pronto? Então vamos ao que interessa!
Atualizando do Fedora 26 para o Fedora 27 pelo terminal (recomendado)
A melhor maneira de atualizar para a versão mais nova do Fedora, na minha opinião, é através do bom e velho terminal, já que assim podemos acompanhar o progresso de download dos pacotes.Supondo que você já tenha instalado todas as atualizações disponíveis para o seu sistema e que tenha feito backup dos seus arquivos importantes (como informado anteriormente), abra um terminal e instale o plugin do DNF (pacote dnf-plugin-system-upgrade) com o comando:
sudo dnf install dnf-plugin-system-upgrade
Após, dê início no upgrade de versão executando o comando abaixo:
sudo dnf system-upgrade download --releasever=27
Será exibido um resumo das mudanças que serão realizadas no seu sistema, basta apenas digitar
s
(sim) e pressionar Enter para confirmar: Agora é só aguardar enquanto é feito o download dos pacotes necessários que, no meu caso, foi um pouco mais de 1 GB.
Caso tenha problemas em razão de pacotes sem atualizações, dependências quebradas ou pacotes obsoletos, adicione a opção
--allowerasing
, no final do comando acima, para "forçar" a atualização do sistema. Veja o exemplo:#### Exemplo de como "forçar" a atualização do sistema ####
sudo dnf system-upgrade download --releasever=27 --allowerasing
Concluído o download, você deverá confirmar a importação das chaves de assinatura dos repositórios, basta apenas digitar
s
e pressionar Enter:Tudo pronto, agora é só reiniciar o seu sistema executando o comando abaixo:
sudo dnf system-upgrade reboot
Logo após, será iniciado o processo de atualização para o Fedora 27, o que pode demorar um bom tempo (no meu caso, demorou cerca de 1 hora e meia). É hora de ir até a cozinha e preparar um bom café! :)
Concluído o upgrade, o seu computador será reiniciado automaticamente. Caso tudo ocorra bem, você verá a entrada do Fedora 27 no GRUB e poderá utilizá-lo normalmente.
Muito fácil, não é?!
Atualizando do Fedora 26 para o Fedora 27 via GNOME Software
Além do terminal, também é possível realizar o upgrade para o Fedora 27 através da Central de Aplicativos do GNOME (ou GNOME Software).Para isso, abra o GNOME Software (obviamente) e acesse a aba "Atualizações". Logo de cara você verá um aviso informando que já está disponível uma nova versão do Fedora, basta apenas clicar no botão "Baixar", como indicado pela imagem abaixo, para dar início no processo (caso não apareça, clique no botão de "recarregar", na parte superior esquerda do aplicativo):
Agora só resta aguardar enquanto é feito o download dos pacotes necessários para a atualização, o que pode demorar bastante, principalmente se possui muitos aplicativos (ou mais de um ambiente de desktop) instalados no seu Fedora 26:
Após a conclusão, será exibido uma mensagem informando que o "Fedora 26 está pronto para ser instalado". Como você já fez uma cópia de segurança de todos os seus arquivos importantes, basta apenas clicar no botão "Instalar", em destaque na imagem a seguir:
Informe a sua senha de root para confirmar o procedimento e em seguida, clique em "Reiniciar & instalar", como mostrado pela imagem abaixo:
Após reiniciar, será iniciado o processo de atualização do sistema, o que também pode demorar mais de uma hora, como foi no meu caso.
Concluído o processo, seu computador será reiniciado automaticamente. E caso não tenha ocorrido nenhum "problema", você verá o Fedora 27 no GRUB e poderá utilizá-lo normalmente daqui em diante:
Resolvendo problemas de atualização
Está enfrentando problemas após realizar o upgrade para o Fedora 27? Então confira abaixo a possível solução para os casos mais comuns.Reconstruindo o banco de dados RPM
Se você começou a receber avisos ao trabalhar com o gerenciador de pacotes DNF/RPM, é provável que o seu banco de dados esteja corrompido. Reconstruí-lo pode solucionar o problema, basta apenas executar o comando abaixo (mas antes, faça backup do diretório /var/lib/rpm, como indicado neste link aqui):sudo rpm --rebuilddb
Usando "distro-sync" para resolver problemas de dependências
A ferramenta de atualização do sistema usa o método "distro-sync" por padrão. Caso o seu sistema esteja parcialmente desatualizado ou esteja encontrando alguns problemas com dependências de pacotes, você pode tentar corrigi-lo executando manualmente o distro-sync. Isso tentará fazer com que os pacotes instalados tenham exatamente a mesma versão disponível nos repositórios habilitados no momento, mesmo que isso resulte na desatualização de alguns pacotes:sudo dnf distro-sync
Apesar de ser "ariscado", também é possível remover o(s) pacote(s) em que as dependências não puderam ser satisfeitas, basta apenas adicionar a opção --allowerasing no final do comando:
sudo dnf distro-sync --allowerasing
Rotulando os arquivos com a mais recente política do SELinux
Caso esteja recebendo avisos informando que algumas ações não foram permitidas por causa da atual política do SELinux, é provável que alguns arquivos tenham sido rotulados incorretamente com as permissões do mesmo. Isso pode acontecer por algum bug ou por ter desativado o SELinux anteriormente. Para rotular novamente todo o sistema, basta executar o comando abaixo:sudo touch /.autorelabel
E reinicie o computador em seguida. Lembrando que a próxima inicialização será bem mais demorada, já que será feito a verificação e correção dos rótulos do SELinux em todos os seus arquivos.
Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, correção, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou, se preferir, entre em contato conosco!
Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
COMENTÁRIOS