Confira, neste tutorial, algumas dicas do que fazer após instalar o Fedora 27 Workstation, como a instalação de codecs e softwares multimídia como o VLC, do Steam, Google Chrome, Spotify e vários outros!
Na última terça feira, dia 14 de novembro de 2017, foi anunciado a mais nova versão do Fedora, tendo como base o Kernel 4.13 e trazendo várias novidades, dentre elas estão o suporte a UEFI de 32 bits e a implementação do Pipewire (que é um novo projeto para gerenciamento de áudio e vídeo no Linux), bem como as versões mais recentes dos aplicativos, como o Mozilla Firefox 57 "Quantum" e o LibreOffice 5.4. Para conferir o que há de novo no Fedora 27 acesse este link.
E para ajudar os iniciantes, preparamos algumas dicas do que fazer após instalar o Fedora 27 Workstation, como habilitar o Delta RPM (o que pode diminuir em mais de 50% o volume de atualizações a serem baixadas), os codecs e players multimídia como o VLC e o Audacious, o OpenJDK e o Oracle JRE/JDK, navegadores populares como o Chromium, Google Chrome, Opera, Vivaldi, além do Adobe Flash Player e várias outras "melhorias".
Os principais tópicos deste tutorial:
- Habilitando o Delta RPM
- Atualizando o sistema
- Como alterar para a Sessão com Xorg no Fedora
- Deixando o Fedora totalmente em Português
- Instalando o GNOME Tweak Tool
- Instalando o dnfdragora no Fedora
- Adicionando os repositórios RPM Fusion e instalando os codecs multimídia
- Instalando players de mídia
- Suporte à reprodução de DVDs criptografados
- Instalando o HandBrake no Fedora
- Instalando o Spotify
- Instalando o Steam
- Instalando o Fedy
- Instalando o Telegram Desktop
- Instalando o Skype
- Instalando o Dropbox
- Instalando o MEGA Sync
- Instalando um gerenciador de downloads e um cliente de torrents
- Suporte à extração e criação de arquivos compactados
- Instalando o Oracle VM VirtualBox
- Instalando outros navegadores
- Instalando o OpenJDK
- Instalando o Oracle Java (JRE/JDK)
- Instalando o Adobe Flash Player
- Desabilitando ou habilitando o Firewall
- Desativando o SELinux
- Instalando outros ambientes gráficos
Habilitando o Delta RPM no Fedora
Sempre que atualizamos qualquer sistema operacional é feito o download de uma grande quantidade de novos pacotes, que, por sua vez, são instalados em seguida, o que não é novidade para ninguém. Se você, como eu, é usuário do Fedora a algum tempo, já sabe que o volume de atualizações semanais pode ultrapassar tranquilamente os 500 MB, porém, é possível diminuir o volume de atualizações que serão baixadas com a "ajuda" do delta RPM, um recurso muito útil e que vem desabilitado por padrão desde o Fedora 22.Se o delta RPM estiver habilitado, o download de atualizações pode ser reduzido em mais de 50%, já que será feito o download de pacotes menores (com a extensão .drpm) contendo apenas as alterações que foram feitas em relação ao pacote antigo que está instalado no seu sistema. Em resumo, é criado um novo pacote RPM a partir do pacote RPM antigo já instalado no seu computador e do pacote de atualização .DRPM.
Isso é útil principalmente para quem possui uma conexão com a internet lenta ou limitada. Veja só a quantidade de atualizações que eu teria que baixar caso não tivesse habilitado o delta RPM:
Foi reduzido para um pouco mais de 247 MB as atualizações que tive que baixar (do total de 352.2 MB), muito bom, não é?!
E para habilitar esse recurso no Fedora é bem simples, abra um terminal e instale o pacote "deltarpm" (caso não esteja instalado) e também o editor de textos GNU Nano (que usaremos em seguida) com:
sudo dnf install deltarpm nano
Concluída a instalação, execute o comando abaixo para editarmos o arquivo dnf.conf em /etc/dnf/:
sudo nano /etc/dnf/dnf.conf
E com o arquivo aberto, adicione a linha
deltarpm=1
no final mesmo, como mostrado pela imagem abaixo:Após, tecle Ctrl + o para salvar o arquivo, Enter para confirmar e Ctrl + x para fechar o nano. Simples, não?!
Uma outra maneira bem mais prática de habilitar o delta RPM no seu Fedora, indicada pelo nosso colaborador Morvan, é adicionar "automagicamente" a linha
deltarpm=1
no arquivo dnf.conf executando o comando abaixo (lembrando que você não deve executá-lo caso já tenha seguido os passos acima, do contrário, seu arquivo ficará com duas linhas "deltarpm=1"):su -c 'dnf install deltarpm && echo "deltarpm=1" >> /etc/dnf/dnf.conf'
Atualizando o sistema
Uma das primeiras coisas a se fazer após instalar o Fedora (e qualquer sistema operacional) é atualizá-lo para receber novas versões dos pacotes e softwares mais recentes, bem como as atualizações de segurança e correções de erros.Ainda no terminal, execute o comando abaixo para atualizar o seu sistema:
sudo dnf upgrade
Concluído o processo, recomendo que reinicie o seu computador para aplicar as alterações e após, continue seguindo o restante das dicas/sugestões, ok?!
Como alterar para a sessão com Xorg no Fedora Workstation (GNOME)
O Fedora Workstation utiliza o Wayland como servidor gráfico padrão desde a versão 25, substituindo o antigo Xorg (X11). O Wayland ainda está em desenvolvimento e funciona perfeitamente na maioria dos hardwares mais recentes e "antigos", porém, você poderá enfrentar alguns problemas ao executar programas gráficos como root ou mesmo ao utilizar algum aplicativo para gravar o seu desktop.A solução para evitar esses problemas é continuar usando o seu Fedora Workstation (com desktop GNOME) na sessão com Xorg. Para realizar essa troca é bem simples, basta clicar no canto superior esquerdo da tela, depois no nome do seu usuário e selecionar a opção "Encerrar sessão", como mostrado na imagem abaixo:
Na janela de diálogo que será exibida, selecione mais uma vez a opção "Encerrar sessão" para confirmar:
E na tela de login, clique na roda dentada (ao lado do botão "Entrar") e selecione a opção "GNOME sobre Xorg", como mostrado pela imagem abaixo:
Deixando o Fedora totalmente em Português
Mesmo selecionando o idioma "Português" durante a instalação do Fedora e na tela de pré-configuração após a instalação do mesmo, alguns programas, como o LibreOffice, ainda ficam em inglês. Para resolver isso, devemos instalar o pacote "system-config-language", abra um terminal e tecle:sudo dnf install system-config-language
Feito isso, execute-o em seguida com:
system-config-language
Será exibido a janela de seleção de idioma (no meu caso, selecionei o "Portuguese (Brasil)":
Após o download dos pacotes de idioma, aparecerá um aviso informando que o suporte ao idioma está instalado, clique em "OK" para defini-lo como idioma padrão do sistema:
Com isso, o seu Fedora ficará totalmente em português! Fácil, não?!
Instalando o GNOME Tweak Tool no Fedora
O GNOME Tweak Tool é uma ferramenta de configuração do ambiente de área de trabalho GNOME. Com ele é possível realizar vários ajustes, como, por exemplo, habilitar os botões de minimizar e maximizar das janelas, definir os aplicativos que serão iniciados junto com o sistema, alterar as fontes, ativar o tema escuro (para os aplicativos compatíveis) e gerenciar as extensões do GNOME Shell instaladas, dentre várias outras coisas.Se você utiliza o GNOME no Fedora 27, instale o GNOME Tweak Tool com:
sudo dnf install gnome-tweak-tool
Instalando o dnfdragora no Fedora
Apesar de ser bem mais prático (na maioria das vezes) realizar tarefas simples no dia a dia, como instalar novos softwares e atualizar o sistema pelo terminal, muitos não gostam nem de ouvir falar na "temida tela preta". Se você é um dos que não gostam de utilizá-lo, a solução para o seus "problemas" se chama dnfdragora.O dnfdragora é um front-end gráfico do gerenciador de pacotes DNF (semelhante ao Synaptic do Debian, Ubuntu e derivados) escrito em Python 3 e disponível tanto para o Fedora quanto para o Mageia, substituindo o já bastante conhecido "Yumex". Com ele fica muito mais fácil gerenciar os repositórios e atualizar o sistema, bem como procurar, instalar e remover pacotes. Para instalar o dnfdragora no seu Fedora basta executar:
sudo dnf install dnfdragora-gui
Adicionando os repositórios RPM Fusion e instalando os codecs multimídia
Por questões legais, o Fedora (e a grande maioria das distros Linux) não disponibiliza nos repositórios oficiais os codecs para a reprodução de arquivos MP4, WMA, dentre outros, exceto o suporte a reprodução de arquivos MP3 e AAC, que a partir do Fedora 25 os pacotes necessários estão incluídos nos repositórios oficiais (gstreamer1-plugin-mpg123, mpg123-libs e fdk-aac).Porém, caso queira reproduzir a maioria dos formatos de áudio (além do MP3 e AAC) e vídeo no seu Fedora, a solução é adicionar os repositórios RPM Fusion e instalar todos os codecs necessários através dos mesmos.
O RPM Fusion é a fusão dos projetos Dribble, Freshrpms e Livna, simplificando assim a vida do usuário final. O RPM Fusion é dividido em dois repositórios distintos, o "Free", que contém softwares de código aberto, e o "Non-free", que disponibiliza softwares proprietários, codecs e outros. Para adicioná-los, copie e cole os comandos a seguir no terminal:
RPM Fusion Free
sudo dnf install http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-27.noarch.rpm
Importe a chave GPG do repositório com:
sudo rpm --import /etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-rpmfusion-free-fedora-27
RPM Fusion Non-free
sudo dnf install http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-27.noarch.rpm
Importe a chave GPG do repositório com:
sudo rpm --import /etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-rpmfusion-nonfree-fedora-27
E após adicionar os repositórios, basta instalar os codecs multimídia executando:
Se você utiliza o Fedora com desktop GNOME, Cinnamon, Xfce, MATE, LXDE ou LXQt:
sudo dnf install amrnb amrwb faad2 flac ffmpeg gpac-libs lame libfc14audiodecoder mencoder mplayer x264 x265 gstreamer-plugins-espeak gstreamer-plugins-fc gstreamer-rtsp gstreamer-plugins-good gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-bad-free-extras gstreamer-plugins-bad-nonfree gstreamer-plugins-ugly gstreamer-ffmpeg gstreamer1-plugins-base gstreamer1-libav gstreamer1-plugins-bad-free-extras gstreamer1-plugins-bad-freeworld gstreamer1-plugins-base-tools gstreamer1-plugins-good-extras gstreamer1-plugins-ugly gstreamer1-plugins-bad-free gstreamer1-plugins-good
Se você utiliza o Fedora com o desktop KDE Plasma:
sudo dnf install amrnb amrwb faad2 flac ffmpeg gpac-libs lame libfc14audiodecoder mencoder mplayer x264 x265 gstreamer-plugins-espeak gstreamer-plugins-fc gstreamer-rtsp gstreamer-plugins-good gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-bad-free-extras gstreamer-plugins-bad-nonfree gstreamer-plugins-ugly gstreamer-ffmpeg gstreamer1-plugins-base gstreamer1-libav gstreamer1-plugins-bad-free-extras gstreamer1-plugins-bad-freeworld gstreamer1-plugins-base-tools gstreamer1-plugins-good-extras gstreamer1-plugins-ugly gstreamer1-plugins-bad-free gstreamer1-plugins-good k3b-extras-freeworld
Instalando players de mídia no Fedora
O Fedora 27 Workstation (com desktop GNOME) já traz um reprodutor de áudio (Rhythmbox) e um de vídeo (Totem ou "Vídeos") pré-instalados, mas caso não queira utilizá-los, abaixo mostro como instalar algumas das opções de players de mídia mais populares (necessário que tenha habilitado os repositórios RPM Fusion):Instalando o Audacious no Fedora 27
O Audacious é um player de áudio minimalista (fork do Beep Media Player - BMP), focado na baixa utilização de recursos e alta qualidade de áudio. Além de reproduzir os mais variados formatos, ele também oferece suporte às skins do Winamp. Para instalá-lo, execute:sudo dnf install audacious audacious-plugins-freeworld
Instalando o VLC Media Player no Fedora 27
O VLC é o player multimídia mais popular da atualidade, reproduzindo praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, bem como DVDs, CDs de áudio, VCDs e vários protocolos de streaming. Instale o VLC no Fedora 27 executando no terminal:sudo dnf install vlc
Instalando o SMPlayer no Fedora 27
O SMPlayer é outro player multimídia (front-end gráfico para o MPlayer) muito popular entre os usuários, que, assim como o VLC, reproduz praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, sendo possível procurar, reproduzir e baixar vídeos do YouTube. Para instalar o SMPlayer no Fedora basta executar:sudo dnf install smplayer
Suporte à reprodução de DVDs criptografados
Caso queira (ou precise) reproduzir DVDs criptografados, será necessário adicionar o repositório "negativo17 - Multimedia" no sistema para instalar o pacote necessário.- Importe a chave de assinatura do repositório:
sudo rpm --import http://negativo17.org/repos/RPM-GPG-KEY-slaanesh
- Adicione o repositório "negativo17 - Multimedia":
sudo dnf config-manager --add-repo=http://negativo17.org/repos/fedora-multimedia.repo
- E instale o pacote libdvdcss:
sudo dnf install libdvdcss
Instalando o HandBrake no Fedora
O HandBrake é software usado para ripar de DVDs e Blu-rays, além de ser possível converter vídeos nos mais diversos formatos com o mesmo. Para instalar o HandBrake no seu Fedora (necessário ter habilitado o repositório "negativo17 - Multimedia", como mostrado logo acima) basta digitar:sudo dnf install HandBrake-gui
Instalando o Spotify no Fedora 27
O Spotify é um dos serviços de streaming de músicas online mais populares da atualidade, contando com mais de 30 milhões de músicas no catálogo. Se você é usuário do serviço, confira como instalar o Spotify Client no Fedora acessando:Instalando o Steam no Fedora 27
O Steam é a mais famosa plataforma de distribuição de jogos digitais desenvolvida pela Valve, disponível para Linux, Windows e macOS. Além dos milhares de games no catálogo (alguns são gratuitos para jogar), o Steam também oferece filmes, documentários e vários softwares para edição de fotos, desenvolvimento de jogos, animação e modelagem, produção de áudio/vídeo e muito mais.O instalador do Steam está presente nos repositórios RPM Fusion, porém, alguns pacotes adicionais, como o driver XPad da Valve, só estão disponíveis no repositório "negativo17 - Steam". Se você possui conta no Steam e deseja instalá-lo no seu Fedora, instale antes os drivers e bibliotecas de 32 bits no seu sistema:
Se você possui uma placa de vídeo onboard da Intel:
sudo dnf install mesa-dri-drivers.i686 mesa-libGL.i686 xorg-x11-drv-intel
Se você possui uma placa de vídeo offboard da NVIDIA e utiliza o driver de código aberto (Nouveau):
sudo dnf install mesa-dri-drivers.i686 mesa-libGL.i686 xorg-x11-drv-nouveau
Se você possui uma placa de vídeo offboard da NVIDIA e utiliza o driver proprietário da mesma:
sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia-libs.i686
Se você possui uma placa de vídeo offboard da AMD:
sudo dnf install mesa-dri-drivers.i686 mesa-libGL.i686 xorg-x11-drv-amdgpu
Após, adicione o repositório "negativo17 - Steam":
sudo dnf config-manager --add-repo=http://negativo17.org/repos/fedora-steam.repo
E instale o Steam no seu Fedora 27 com o comando:
sudo dnf install steam
Para mais informações a respeito da instalação do Steam no Fedora, acesse o link abaixo:
Instalando o Telegram Desktop no Fedora 27
O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas baseado na nuvem, tem foco na segurança e velocidade e é de código aberto. Veja como instalar o Telegram Desktop no Fedora acessando o nosso outro tutorial:Instalando o Skype no Fedora 27
O Skype é um aplicativo que permite fazer chamadas de voz e vídeo, enviar mensagens instantâneas e de texto (SMS) para outras pessoas de qualquer lugar do mundo. Confira, no link abaixo, como instalar a versão mais recente do Skype no seu Fedora, acesse:Instalando o Dropbox no Fedora 27
O Dropbox é um dos serviços de armazenamento e backup de arquivos na nuvem mais utilizados atualmente. Se você é usuário desse serviço e deseja instalar o Dropbox Client no seu Fedora, acesse o link abaixo e confira o passo a passo:Instalando o MEGA Sync no Fedora 27
O MEGA é um serviço de armazenamento e hospedagem de arquivos em nuvem fundado por Kim Dotcom. Se você é usuário desse serviço, acesse o link abaixo que contém o passo a passo de instalação do MEGA Sync no Fedora:Instalando um gerenciador de downloads e um cliente de torrents
É sempre bom ter um gerenciador de downloads e um cliente de torrents instalado no sistema, principalmente se você é como eu, que sempre está baixando ISOs de outras distribuições Linux para testar. Abaixo mostro como instalar as duas opções que mais utilizo.Instale o uGet no Fedora 27
O uGet é um gerenciador de downloads de código aberto e multiplataforma; ele é leve, fácil de usar e conta com vários recursos, dentre eles estão o monitoramento da área de transferência, gerenciamento avançado de categorias, download de arquivos em lotes e muito mais. Para instalá-lo no Fedora basta executar:sudo dnf install uget
Instale o qBittorrent no Fedora 27
Como o próprio nome sugere, o qBittorrent é um cliente de torrent multiplataforma e de código aberto, um dos melhores da atualidade. Ele é leve, tem uma interface bonita (semelhante ao uTorrent), é fácil de usar e possui várias funcionalidades, uma delas é o sistema de busca por torrents integrado (que realmente funciona). Para instalar o qBittorrent, basta executar:sudo dnf install qbittorrent
Suporte para extração e criação de arquivos compactados
Para poder compactar e extrair arquivos no Fedora 27, basta executar o comando abaixo para instalar as ferramentas necessárias::sudo dnf install p7zip p7zip-plugins lzip cabextract unrar
Instalando o Oracle VM VirtualBox no Fedora 27
O VirtualBox é um dos softwares de virtualização de sistemas operacionais mais populares, e para instalar no Fedora é bem fácil, basta apenas executar o comando abaixo (necessário que tenha adicionado os repositórios RPMFusion no seu sistema):sudo dnf install VirtualBox
Instalando outros navegadores populares no Fedora 27
O Mozilla Firefox é um dos navegadores mais populares da atualidade e já vem pré-instalado no Fedora (assim como em várias distribuições), porém, somente a versão estável está disponível nos repositórios oficiais. Se é do seu interesse utilizar as outras versões do Firefox (Beta, Developer Edition e Nightly) no seu Fedora, acesse o link abaixo e confira o passo a passo de instalação:Caso não queira utilizar ou não goste do Firefox, confira abaixo como instalar os principais (e mais populares) navegadores no Fedora 27!
Instalando o Chromium no Fedora (32 ou 64 bits)
O Chromium é um navegador de código aberto que serve de "base" para o Google Chrome e vários outros navegadores. Ele está presente no repositório oficial do Fedora e a instalação é bem simples, basta apenas executar o comando abaixo:sudo dnf install chromium
Instalando o Google Chrome (64 bits)
O Google Chrome é o navegador mais utilizado no Brasil e no mundo atualmente, porém, só está disponível para distribuições de 64 bits. Se o seu Fedora é de 64 bits e deseja instalá-lo, execute os comandos a seguir:- Importe a chave de assinatura da Google:
sudo rpm --import https://dl.google.com/linux/linux_signing_key.pub
- Copie e cole todo o conteúdo abaixo no terminal e após, pressione Enter para adicionar o repositório do Google Chrome no sistema:
sudo tee /etc/yum.repos.d/google-chrome.repo <<RPMREPO
[google-chrome]
name=google-chrome
baseurl=http://dl.google.com/linux/chrome/rpm/stable/x86_64
enabled=1
gpgcheck=1
gpgkey=https://dl.google.com/linux/linux_signing_key.pub
RPMREPO
- Feito isso, instale o Google Chrome (estável) com:
sudo dnf install google-chrome-stable
Instalando o Opera (32 ou 64 bits)
O Opera é um navegador desenvolvido pela Opera Software e tem o Chromium como "base". Apesar de ser pouco utilizado, ele traz vários recursos e funcionalidades exclusivas, dentre as principais estão o serviço de VPN gratuito e ilimitado, um bloqueador de anúncios "nativo" e a integração com Telegram, WhatsApp e Messenger (Facebook). Para instalar as principais versões do Opera no Fedora, acesse o link abaixo e confira o passo a passo:Instalando o Vivaldi (32 ou 64 bits)
O Vivaldi é desenvolvido pela Vivaldi Technologies, empresa fundada pelo ex-CEO da Opera Software. Tendo como base o Chromium, o Vivaldi destaca-se pelas várias opções de personalização, tendo como público alvo os usuários avançados e também os usuários mais "antigos" do Opera (das versões 12.x e anteriores). Caso queira instalá-lo no seu Fedora, basta executar os comandos abaixo:- Importe a chave de assinatura do repositório:
sudo rpm --import http://repo.vivaldi.com/archive/linux_signing_key.pub
- Adicione o repositório do Vivaldi no sistema:
Se instalou o Fedora de 64 bits, copie e cole todo o conteúdo abaixo no terminal e pressione Enter em seguida:
sudo tee /etc/yum.repos.d/vivaldi.repo <<RPMREPO
[vivaldi]
name=vivaldi
baseurl=http://repo.vivaldi.com/archive/rpm/x86_64/
enabled=1
gpgcheck=1
gpgkey=http://repo.vivaldi.com/archive/linux_signing_key.pub
RPMREPO
Se instalou o Fedora de 32 bits, copie e cole todo o conteúdo abaixo no terminal e pressione Enter em seguida:
sudo tee /etc/yum.repos.d/vivaldi.repo <<RPMREPO
[vivaldi]
name=vivaldi
baseurl=http://repo.vivaldi.com/archive/rpm/i386/
enabled=1
gpgcheck=1
gpgkey=http://repo.vivaldi.com/archive/linux_signing_key.pub
RPMREPO
- Logo após, instale o Vivaldi (estável) com:
sudo dnf install vivaldi-stable
Instalando o OpenJDK no Fedora 27
O OpenJDK é uma implementação gratuita e de código aberto da plataforma Java, Standard Edition ("Java SE") e está disponível nos repositórios oficiais do Fedora.Caso queira instalar o ambiente de execução Java (JRE) no Fedora, execute o comando abaixo:
Para o OpenJDK 9:
sudo dnf install java-1.9.0-openjdk
Para o OpenJDK 8:
sudo dnf install java-1.8.0-openjdk
Já para instalar o ambiente de desenvolvimento do Java (JDK), execute:
Para o OpenJDK 9:
sudo dnf install java-1.9.0-openjdk-devel
Para o OpenJDK 8:
sudo dnf install java-1.8.0-openjdk-devel
Instalando o Oracle Java (JRE/JDK) no Fedora 27
Caso queira utilizar o Java da Oracle (proprietário) no seu Fedora, basta acessar um dos links abaixo que contém as instruções de instalação:Para instalar o Oracle Java Runtime Environment (JRE):
Para instalar o Oracle Java Development Kit (JDK):
Instalando o Adobe Flash Player no Fedora 27
Atualmente, a grande maioria dos sites mais acessados (como, por exemplo, o YouTube) já não "dependem" do Adobe Flash Player para exibir conteúdo multimídia, mas, caso necessite utilizá-lo, basta adicionar o repositório da Adobe no sistema:Se instalou o Fedora de 64 bits, execute:
sudo dnf install http://linuxdownload.adobe.com/adobe-release/adobe-release-x86_64-1.0-1.noarch.rpm
Se instalou o Fedora de 32 bits, execute:
sudo dnf install http://linuxdownload.adobe.com/adobe-release/adobe-release-i386-1.0-1.noarch.rpm
Após, importe a chave de assinatura do repositório:
sudo rpm --import /etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-adobe-linux
E instale o Adobe Flash Player com o comando:
Para o Mozilla Firefox:
sudo dnf install flash-plugin
Para o Opera e Vivaldi:
sudo dnf install flash-player-ppapi
Desabilitando ou habilitando o Firewall no Fedora
O Fedora já traz o Firewall habilitado por padrão, você pode verificar se ele está sendo executado (ou não) através do comando:sudo systemctl status firewalld.service
O resultado será semelhante ao da imagem abaixo, que no meu caso, está ativo ( active (running) ):
Caso queira ou precise desabilitá-lo temporariamente (para resolver algum problema, por exemplo), basta executar:
sudo systemctl stop firewalld.service
Para desabilitá-lo definitivamente (após executar o comando acima), tecle:
sudo systemctl disable firewalld.service
Para habilitar novamente o firewall do Fedora basta executar:
sudo systemctl enable firewalld.service
Desativando o SELinux no Fedora
O SELinux é um módulo de segurança para o Kernel Linux desenvolvido pela NSA em parceria com a Red Hat e que vem ativado por padrão no Fedora. Apesar de reforçar ainda mais a segurança que os sistemas GNU/Linux já proporcionam, o uso do SELinux em computadores pessoais pode causar alguns problemas, como por exemplo, impedir que você execute uma simples máquina virtual. Caso queira desativá-lo, acesse o link abaixo e confira o passo a passo:Instalando outros ambientes gráficos no Fedora 27
O Fedora Workstation traz o GNOME como o ambiente de área de trabalho padrão (que é amado por muitos e odiado por outros), porém, é possível instalar facilmente outros desktops alternativos sem a necessidade de reinstalar o sistema a partir de um dos Spins oficiais. Abaixo você encontra os comandos para instalar os principais ambientes de área de trabalho disponíveis para o Fedora:KDE Plasma Desktop
sudo dnf install @kde-desktop
Cinnamon Desktop
sudo dnf install @cinnamon-desktop
MATE-Compiz Desktop
sudo dnf install @mate-desktop
Xfce Desktop
sudo dnf install @xfce-desktop
LXQt Desktop
sudo dnf install @lxqt-desktop
LXDE Desktop
sudo dnf install @lxde-desktop
Caso tenha instalado um dos Spins do Fedora e queira testar o GNOME 3.26, basta executar o comando abaixo para instalá-lo:
sudo dnf install @gnome-desktop
Então é isso! Com essas poucas dicas o seu Fedora 27 Workstation estará pronto para uso no dia a dia! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)
Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
Referências:
- http://stackoverflow.com/questions/30553951/how-to-enable-deltarpm-for-dnf-package-manager-in-fedora-22
- https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Fedora-FDK-AAC
- https://rpmfusion.org/Configuration
- https://ask.fedoraproject.org/en/question/9111/sticky-what-plugins-do-i-need-to-install-to-watch-movies-and-listen-to-music/
- http://forums.fedoraforum.org/showthread.php?t=303328
- https://fedoraproject.org/wiki/Changes/Replace_yumex-dnf_with_dnfdragora
- https://developer.valvesoftware.com/wiki/Steam_under_Linux#Fedora
- https://fedoramagazine.org/install-chromium-fedora/
- https://ask.fedoraproject.org/en/question/10217/sticky-how-do-i-install-adobe-flash-on-fedora/
- https://www.reddit.com/r/Fedora/comments/5ovkv8/how_to_get_flash_player_in_opera_43_beta_and/
COMENTÁRIOS