Já está disponível o Fedora 27, confira algumas das novidades presentes nessa nova versão e faça já o download!
Com pouco mais de 4 meses de desenvolvimento, o Projeto Fedora anunciou hoje, dia 14 de novembro de 2017, a versão final do Fedora 27, trazendo várias melhorias e novos recursos. O Fedora é uma distribuição comunitária patrocinada pela Red Hat e que conta com um suporte de aproximadamente 13 meses.
O Fedora 27, na sua edição "Workstation" (voltada para computadores pessoais), chega com a versão mais recente do GNOME Shell, a 3.26 "Manchester". Dentre as novidades do GNOME 3.26 está o novo design da Central de Controle, que substitui a antiga grade de ícones por uma barra lateral, a pesquisa do sistema agora mostra mais resultados ao mesmo tempo (incluindo as opções de desligar, encerrar a sessão e alternar usuários) e suporte ao compartilhamento de pastas no GNOME Boxes.
Além disso, foram feitas várias melhorias nessa nova versão do GNOME, como a barra superior que fica transparente quando não há janelas maximizadas e, para reduzir a confusão e desordem visual, foi removido a antiga bandeja do sistema. Apesar disso, ainda é possível exibir os ícones dos aplicativos na barra superior, basta instalar a extensão TopIcons. Para conferir todas as novidades do GNOME 3.26, acesse este link.
Além de ter como "base" o Linux Kernel 4.13, o Fedora 27 também traz uma série de ajustes de desempenho e usabilidade menores, como o suporte a UEFI de 32 bits e ao TRIM para discos de estado sólido (SSDs) criptografados, bem como a implementação do Pipewire, um novo projeto para gerenciamento de áudio e vídeo no Linux. Vários aplicativos foram atualizados para as versões mais recentes como é o caso da suíte de escritório LibreOffice 5.4 e Mozilla Firefox 57 Beta (Quantum), além de atualização de componentes, dentre eles estão a Biblioteca GNU C (glibc) na versão 2.26, GCC (GNU Compiler Collection) 7.2, RPM 4.14, OpenJDK 9, Boost 1.64, Golang 1.9 e Perl 5.26.
Para conferir mais detalhes sobre o Fedora 27, acesse o anúncio oficial, publicado no site Fedora Magazine, bem como as Notas da Versão nos links abaixo:
Download do Fedora 27 Workstation
A partir do Fedora 27, não serão disponibilizadas as mídias de instalação "Live" de 32 bits das versões Workstation, Labs e também dos Spins, porém, ainda é possível instalar a versão de 32 bits do Fedora através da mídia de instalação via rede (Netinstall).Para baixar o Fedora 27 Workstation, basta acessar o link abaixo:
Ou através dos links (oficiais) logo abaixo:
- Fedora 27 Workstation Live - 64 bits
- Fedora 27 Workstation Live - 64 bits (torrent)
- Fedora 27 Workstation Netinstall - 64 bits
- Fedora 27 Workstation Netinstall - 32 bits
Checksums e instruções para a verificação das ISOs estão disponíveis neste link.
Fedora Spins - Desktops alternativos para o Fedora
Além da versão "padrão" com GNOME, também é possível instalar/utilizar o Fedora com outros ambientes de área de trabalho, dentre os principais estão o KDE Plasma, Xfce, MATE, Cinnamon, LXDE e LXQt, são os chamados "Spins". Para saber mais sobre os Spins do Fedora, acesse o link abaixo:Logo abaixo você encontra os links para baixar as ISOs (de 64 bits) das principais versões:
Fedora 27 KDE Plasma Desktop
Checksums e instruções para a verificação das ISOs estão disponíveis neste link.Fedora 27 Xfce Desktop
Checksums e instruções para a verificação das ISOs estão disponíveis neste link.Fedora 27 LXQt Desktop
Checksums e instruções para a verificação das ISOs estão disponíveis neste link.Fedora 27 MATE-Compiz Desktop
Checksums e instruções para a verificação das ISOs estão disponíveis neste link.Fedora 27 Cinnamon Desktop
Checksums e instruções para a verificação das ISOs estão disponíveis neste link.Fedora 27 LXDE Desktop
Checksums e instruções para a verificação das ISOs estão disponíveis neste link.Verifique a ISO após baixá-la
Após o download, verifique se a sua ISO não está corrompida antes de gravá-la num CD/DVD ou pen drive; veja como fazer isso acessando os tutoriais abaixo, de acordo com o seu sistema operacional:Grave a ISO num pen drive ou DVD
Confira, nos links abaixo, como gravar da maneira correta a imagem ISO num pen drive ou DVD, de acordo com o seu sistema operacional:Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)
Obrigado pela visita e até +!
COMENTÁRIOS