Aprenda, nesta dica rápida, a habilitar o touchpad na sua distribuição Linux com o ambiente de área de trabalho LXDE.
Quem decide instalar alguma distribuição Linux num notebook/netbook com o LXDE, que é um ambiente de área de trabalho leve e rápido, desenvolvido principalmente para computadores lentos ou com baixa performance, poderá enfrentar alguns problemas com o touchpad, já que este vem desabilitado por padrão (pelo menos no Fedora 27 LXDE).
Para resolver isso, o nosso leitor Luís Moreira preparou essa dica rápida ensinando como habilitar/ativar o touchpad no desktop LXDE.
Como habilitar o touchpad no Linux
Vamos começar abrindo um terminal e executando o comando abaixo para listar os dispositivos de entrada do seu notebook/netbook:xinput list
Na lista que será exibida você deve procurar a linha que corresponde ao seu touchpad (que pode ser diferente dependendo do tipo de dispositivo da máquina).
Exemplos:
AlpsPS/2 ALPS GlidePoint id=12 [slave pointer (2)]
Ou:SynPS/2 Synaptics TouchPad id=11 [slave pointer(2)]
Identificada a linha, utilizamos (neste exemplo) o "id=12" e digitamos:
xinput list-props 12
Na lista resultante procuramos a seguinte linha:
libinput Tapping Enabled (309): 0
Essa linha indica que o Tapping está desativado, pois tem o código "0". Não adianta apenas ativá-lo, pois no próximo arranque ele voltará a ser desativado.
Para isso, teremos de fazer com que seja ativado sempre que o LXDE é carregado, introduzindo uma linha de código no arquivo .bash_profile (presente na sua pasta pessoal) para que seja executado no arranque.
Você pode utilizar o Leafpad para editar este arquivo, mas, neste caso, vamos utilizar o nano executando o comando:
nano .bash_profile
E acrescentamos uma nova linha onde indicamos o ID do touchpad "12", o ID do tapping "309" e o código "1" para ativação:
xinput set-prop 12 309 1
Depois, pressione Ctrl + O para salvar o arquivo, Enter para confirmar e Ctrl + X para sair do nano.
E está pronto! Sempre que iniciar o seu sistema com LXDE o toque no pad do portátil está ativado.
Gostaria de agradecer novamente ao Luís Moreira por nos enviar este tutorial, tenho certeza que será muito útil para todos que passarem por este problema! Se você você também tem alguma dica e quer que ela seja publicada aqui no Blog Opção Linux (não vale copiar conteúdo de outros sites/blogs), entre em contato conosco através deste formulário.
Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ok?!
Obrigado pela visita e até +!
COMENTÁRIOS