Aprenda, neste tutorial, a instalar facilmente o driver proprietário da NVIDIA no seu openSUSE Leap e openSUSE Tumbleweed!
Devido a questões legais, a maioria das distribuições Linux (como o openSUSE) não incluem os codecs proprietários nos seus repositórios oficiais, o mesmo se aplica aos drivers de vídeo da NVIDIA. Com isso, ao realizar uma instalação "limpa" do openSUSE (Leap ou Tumbleweed) é carregado o Nouveau, um driver livre e de código aberto desenvolvido através da engenharia reversa do driver original.
Apesar de funcionar perfeitamente na maioria das situações, o Nouveau pode não ser o mais adequado para quem deseja obter o máximo desempenho da placa em softwares (principalmente em jogos). Por isso, preparamos este tutorial ensinando a maneira mais fácil de instalar o driver proprietário da NVIDIA no seu openSUSE Leap ou openSUSE Tumbleweed. Vamos lá?!
Os principais tópicos deste tutorial:
- Atualize o seu openSUSE;
- Instalando o driver da NVIDIA no openSUSE;
- A interface gráfica não é carregada após instalar o driver, o que fazer?;
- Instalando a versão anterior do driver da NVIDIA;
- Como desinstalar o driver da NVIDIA no openSUSE
Atualize o seu openSUSE
Antes de começar, recomendo que instale todas as atualizações de pacotes e correções de erros disponíveis para seu sistema. Para isso, selecione o módulo "Atualização online" na seção "Software" do Centro de Controle do YaST, como mostrado pela imagem abaixo:Na tela seguinte (após a atualização da lista de repositórios) será exibido um resumo de todas as atualizações disponíveis, apenas clique em "Aceitar" para instalá-las.
Uma outra maneira mais prática de atualizar o seu sistema (e que uso em 99% das vezes) é através do terminal, basta executar o comando abaixo:
sudo zypper ref && sudo zypper up
Instalando o driver da NVIDIA no openSUSE
Supondo que reiniciou o seu computador, como indicado anteriormente, abra um terminal e execute o comando abaixo para adicionar o repositório da NVIDIA, de acordo com a versão do openSUSE:Se você utiliza o openSUSE Tumbleweed:
sudo zypper ar -f http://http.download.nvidia.com/opensuse/tumbleweed NVIDIA
Se você utiliza o openSUSE Leap 42.3:
sudo zypper ar -f http://http.download.nvidia.com/opensuse/leap/42.3 NVIDIA
Feito isso, importe a chave de assinatura do repositório:
No openSUSE Tumbleweed, execute:
sudo rpm --import http://http.download.nvidia.com/opensuse/tumbleweed/repodata/repomd.xml.key
No openSUSE Leap 42.3, execute:
sudo rpm --import http://http.download.nvidia.com/opensuse/leap/42.3/repodata/repomd.xml.key
Atualize a lista de repositórios:
sudo zypper ref
Remova o pacote "drm-kmp-default" (apenas no openSUSE Leap):
sudo zypper rm drm-kmp-default
E instale os drivers de vídeo da NVIDIA com:
sudo zypper inr
Concluída a instalação, você deve reiniciar mais uma vez o seu computador para aplicar as alterações e após, procure pelo Painel de Configurações da NVIDIA (o "NVIDIA X Server Settings") no menu de aplicativos do seu sistema e realizar os ajustes necessários:
Painel de Controle da NVIDIA no openSUSE Tumbleweed |
Painel de Controle da NVIDIA no openSUSE Leap |
A interface gráfica não é carregada após instalar o driver, o que fazer?
Mesmo seguindo o passo a passo acima (baseado no tutorial oficial da Wiki do openSUSE), podem ocorrer alguns problemas após a instalação do driver proprietário.Um dos mais comuns é a interface gráfica não "subir", parando numa tela preta com apenas a seta do mouse ou indo direto para o TTY (terminal), como aconteceu com a primeira versão do driver 390.25 disponibilizada pela NVIDIA em fevereiro de 2018 e que afetou principalmente os usuários do KDE Plasma.
Caso esteja enfrentando um problema parecido no seu openSUSE, a solução "provisória" é desinstalar o driver proprietário da NVIDIA e voltar a utilizar o Nouveau até que uma nova versão do driver seja disponibilizada no repositório. Para isso, pressione Ctrl + Alt + F2 para acessar o terminal (isso é, se já não estiver nele após reiniciar), faça login com o seu nome de usuário e senha e execute o comando abaixo para remover os pacotes instalados:
sudo zypper rm nvidia-computeG0* nvidia-gfxG0*-kmp-default nvidia-glG0* x11-video-nvidiaG0*
Reinstale o pacote "drm-kmp-default" (no openSUSE Leap):
sudo zypper in drm-kmp-default
E reinicie o seu computador com o comando:
systemctl reboot
Com isso será possível iniciar o seu sistema pela interface gráfica novamente (com o Nouveau).
Após, você pode tentar reinstalar os pacotes citados anteriormente (supondo que tenha ocorrido um erro na primeira instalação):
sudo zypper inr
Rode o comando abaixo para recriar o initial RAM disk (initrd) e reinicie em seguida para aplicar as alterações:
sudo mkinitrd
Se mesmo assim não funcionar, a solução é aguardar até que uma nova versão do driver esteja disponível (provavelmente com os bugs corrigidos, o que pode demorar alguns dias).
Instalando a versão anterior do driver da NVIDIA
Logo no início deste tutorial sugeri que habilitasse o cache de pacotes do repositório da NVIDIA, não é mesmo? Pois então, se você habilitou esse recurso, instalou o driver da NVIDIA sem problemas anteriormente e na versão mais recente do driver ocorreram problemas (como os citados no tópico anterior), basta apenas instalar a versão "antiga" até que seja lançada uma correção (o que pode demorar alguns dias).Para isso, num terminal, acesse a pasta onde ficam armazenados os pacotes da NVIDIA:
Se o seu sistema é de 64 bits, execute:
cd /var/cache/zypp/packages/NVIDIA/x86_64/
Se o seu sistema é de 32 bits, execute:
cd /var/cache/zypp/packages/NVIDIA/i586/
E execute o comando abaixo para listar os pacotes presentes na mesma:
ls
Note que, no meu caso, tenho várias versões do driver armazenadas:
Como já sabia a versão 384.111-3.1 funcionava perfeitamente antes da 390.25-4.2, bastou remover esta mais recente e, em seguida, instalar os 4 pacotes .RPM referentes à versão antiga manualmente. O comando, no meu caso, ficou desta maneira:
sudo zypper in nvidia-computeG04-384.111-3.1.x86_64.rpm nvidia-gfxG04-kmp-default-384.111_k4.14.11_1-3.1.x86_64.rpm nvidia-glG04-384.111-3.1.x86_64.rpm x11-video-nvidiaG04-384.111-3.1.x86_64.rpm
E realize um bloqueio temporário dos drivers problemáticos (prevenindo que os mesmos sejam reinstalados após atualizar o sistema) com:
sudo zypper al nvidia-computeG0* nvidia-gfxG0*-kmp-default nvidia-glG0* x11-video-nvidiaG0*
Como desinstalar o driver da NVIDIA no openSUSE
Caso queira remover de vez o driver proprietário da NVIDIA e voltar a utilizar o Nouveau, basta abrir um terminal e executar o comando abaixo:sudo zypper rm nvidia-computeG0* nvidia-gfxG0*-kmp-default nvidia-glG0* x11-video-nvidiaG0*
Reinstale o pacote "drm-kmp-default" no openSUSE Leap:
sudo zypper in drm-kmp-default
Reinicie o seu computador com o comando
systemctl reboot
para aplicar as alterações e logo após, desabilite o repositório da NVIDIA com:sudo zypper mr -d NVIDIA
Ou, se preferir, remova o repositório permanentemente:
sudo zypper rr NVIDIA
Então é isso, espero que este tutorial seja útil para você! Para mais detalhes, acesse a Wiki do openSUSE sobre a instalação dos drivers da NVIDIA, bem como a seção de solução dos problemas mais comuns.
Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta deixar o seu comentário logo abaixo ou, se preferir, entre em contato conosco através deste formulário, ok?!
Obrigado pela visita e até +!
Referências:
- Nouveau - freedesktop.org Wiki
- Nouveau (software) - Wikipédia
- SDB:NVIDIA drivers - openSUSE Wiki
- Chapter 8. Common Problems - NVIDIA Installation Guide
- LEAP 42.3 Installing NVIDIA drivers - openSUSE Forums
- FAQ - Bumblebee-Project/Bumblebee Wiki - GitHub
Consegui instalar no OpenSuse Tumbleweed. Muito obrigado!
ResponderExcluir