Você vai aprender, nesta dica, a instalar o TeamViewer no Debian, no Ubuntu, no Linux Mint e nas demais distribuições derivadas!

Passo a passo de instalação do TeamViewer (Classic) no Debian, no Linux Mint, no Ubuntu e nas distros derivadas!
O TeamViewer é o mais popular software para acesso remoto entre dispositivos, permitindo ao usuários estabelecer uma conexão em poucos segundos e controlar sistemas de qualquer parte do mundo para oferecer suporte técnico. Sob licença proprietária, o TeamViewer está disponível gratuitamente (apenas uso pessoal e não comercial) para Linux, Windows, macOS e ChromeOS, bem como para os dispositivos móveis com iOS/iPadOS e Android.Com uma interface intuitiva e fácil de usar, com o TeamViewer também é possível realizar a transferência de arquivos entre dispositivos, participar de reuniões e apresentações em tempo real e conversar com outras pessoas ou grupos, tudo isso de forma segura graças à sua criptografia AES de 256 bits que protege as conexões. Além disso, é possível configurar o acesso não supervisionado, aplicar regras de bloqueios e permissões e autenticação de dois fatores para as conexões.


Índice de Conteúdo
Instalando o TeamViewer Classic no Debian, Ubuntu e Linux Mint;
Instalação do TeamViewer com 1 comando [ALTERNATIVA];
Como desinstalar o TeamViewer?
Referências.
Instalando o TeamViewer Classic no Debian, Ubuntu e Linux Mint
Antes de iniciarmos a instalação, é altamente recomendável que você instale todas as atualizações disponíveis para o seu sistema, evitando assim problemas com dependências de pacotes. Para isso, abra um terminal (faça uma busca no Menu de Aplicativos) e execute o seguinte comando:
sudo apt update && sudo apt upgrade
Depois de concluída a atualização, ainda no terminal, execute o comando abaixo para importar a chave de assinatura GPG do TeamViewer:
cd /tmp && wget -qO- https://linux.teamviewer.com/pubkey/TeamViewer2023.asc | gpg --dearmor > teamviewer-keyring.gpg && sudo install -o root -g root -m 644 teamviewer-keyring.gpg /usr/share/keyrings/ && cd $HOME
Na sequência, adicione o repositório oficial do mesmo ao seu sistema com:
echo "deb [signed-by=/usr/share/keyrings/teamviewer-keyring.gpg] https://linux.teamviewer.com/deb stable main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/teamviewer.list
Atualize o cache dos repositórios:
sudo apt update
E, por último, instale a versão mais recente do TeamViewer Classic no seu sistema com o comando:
sudo apt install teamviewer
Durante a instalação, você será questionado se deseja manter ou sobrescrever o repositório do TeamViewer que acabou de adicionar logo acima. No caso, basta pressionar a letra I e depois Enter para continuar, como mostrado pela imagem abaixo:

Após, basta procurar pelo atalho "TeamViewer" no Menu de Aplicativos do seu sistema para executá-lo, ou através do terminal com o comando
teamviewer
:
Instalação do TeamViewer com 1 comando [ALTERNATIVA]
Além do método manual que ensinamos logo acima, também é possível instalar o TeamViewer no Debian, Ubuntu e Linux Mint com apenas 1 comando.
Caso prefira desta forma, basta abrir um terminal e executar o comando abaixo (quando perguntado, informe a sua senha de usuário):
cd /tmp && wget -O teamviewer.deb 'https://download.teamviewer.com/download/linux/teamviewer_amd64.deb' && sudo apt install ./teamviewer.deb && cd $HOME
Após, basta procurar pelo atalho "TeamViewer" no Menu de Aplicativos do seu sistema para executá-lo, ou através do terminal com o comando
teamviewer
, ok?!Como desinstalar o TeamViewer?
Você não quer mais utilizar o TeamViewer e deseja removê-lo do seu Debian, Linux Mint ou Ubuntu? Então basta abrir um terminal executar o comando abaixo:
sudo apt remove teamviewer
Caso também queira remover o repositório do TeamViewer do seu sistema, basta executar o comando:
sudo rm /etc/apt/sources.list.d/teamviewer.list
Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo para nos informar, seja pelo Disqus ou utilizando sua conta do Google/Blogger, ok?!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed RSS, ou siga-nos no X / Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até a próxima dica!
COMENTÁRIOS