Já está disponível a versão final do openSUSE Leap 15.3, trazendo várias atualizações de pacotes. Confira todas as novidades e faça já o download!
Foi lançado no dia 2 de junho de 2021 a mais recente versão estável da série 15.x do openSUSE, o Leap 15.3, mantendo toda solidez e os atributos positivos de seus predecessores e que conta com o suporte a atualizações e correções de erros por pelo menos 18 meses.
Por ser uma "minor release", o Leap 15.3 chega com poucas novidades quanto à atualização de pacotes e/ou softwares (tanto que muitos dos pacotes presentes são os mesmos da versão 15.2). Apesar disso, ele traz várias correções de bugs e backports de segurança para um Kernel LTS, garantindo assim que os usuários que o utilizam num servidor tenham um sistema estável e aos usuários domésticos os drivers para hardware mais recentes.
Apesar de poucas, uma das novidades presentes nesta versão é um marco importante para o projeto. Como já é de conhecimento de todos, o openSUSE Leap desde o princípio foi construído a partir do código-fonte do SLE (SUSE Linux Enterprise), porém, a partir desta mais nova versão ele também é construído com os mesmos pacotes binários, fornecendo assim total compatibilidade entre o SLE e o Leap.
"Os recursos presentes nesta versão fazem com que o openSUSE Leap seja uma distribuição desejável para servidor, estação de trabalho, desktop e containers para profissionais de TI, empresários, hobbistas, pequenas empresas e profissionais da educação", disse o gerente de lançamento Lubos Kocman.
A relação mútua compartilhada entre o openSUSE Leap 15.3 e o Service Pack 3 do SLE 15 proporcionam aos usuários milhares de pacotes com o suporte de uma imensa comunidade, pacotes estes construídos em um projeto do openSUSE de nome "Backports" sobre os pacotes-base do SLE. Todos os backports são publicados no SUSE Package Hub, fazendo com que todas as migrações do do Leap para o SLE sejam rápidas e uniformes. Utilizando os recursos do sistema de arquivos Btrfs, os usuários podem testar novos recursos no Leap, implantar no SLE e até mesmo reverter snapshots caso algum problema ocorra.
Utilizando o Linux Kernel 5.3.18, o openSUSE Leap 15.3 também chega com mais algumas novidades que merecem destaque, como a inclusão do ambiente de área de trabalho Xfce 4.16, lançado em dezembro de 2020. Esta mais recente versão estável do Xfce vem recheada de novos recursos e marca uma nova identidade visual do projeto, com novos ícones visualmente consistente e uma paleta de cores fixa.
O GNOME 3.34 e a última versão LTS do Plasma, o KDE 5.18.6, estão novamente disponíveis no Leap 15.3 contando com vários recursos de polimento e qualidade. Ao todo, são oferecidos 8 desktops atraentes para instalação atendendo assim às preferências de cada usuário e também aos recursos de hardware de cada máquina. Outras atualizações de softwares como o LibreOffice 7.1.1, Mozilla Firefox 78.7.1, Chromium 89 e o GNU Health 3.8 também estão incluídos nesta nova versão. Confira todos os recursos do openSUSE Leap 15.3 visitando este link e também no anúncio oficial, acesse:
Download do openSUSE Leap 15.3
Gostou das novidades presentes nesta mais nova versão da série 15.x do openSUSE e não vê a hora de testá-la? Então visite o site oficial e faça o download do openSUSE Leap 15.3 agora mesmo, é gratuito! Acesse:
Logo abaixo também disponibilizamos os links (oficiais) para máquinas de 64 bits, confira:
DVD de instalação offline (cerca de 4,4GB)
Mídia de instalação via rede (cerca de 146MB)
Mídias "LiveCD"
- GNOME LiveCD - openSUSE Leap 15.3 | SHA-256 | Torrent
- KDE LiveCD - openSUSE Leap 15.3 | SHA-256 | Torrent
- Xfce LiceCD - openSUSE Leap 15.3 | SHA-256 | Torrent
Mídia de recuperação "LiveCD"
O passo a passo de verificação das ISOs após o download você encontra tanto na documentação oficial do openSUSE quanto nos nossos tutoriais, acesse:
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até +!
COMENTÁRIOS