Confira as nossas 10 dicas/sugestões do que fazer após instalar o openSUSE Leap 15.3 para deixá-lo pronto para uso no dia-a-dia!
Já está disponível desde o dia 2 de junho de 2021 o openSUSE Leap 15.3, uma "minor release" mais recente da série 15.x do openSUSE Leap, mantendo toda solidez e atributos positivos das versões anteriores.
Tendo como "base" o Kernel 5.3.18, a grande novidade desta versão em relação às anteriores é que, a partir de agora, o openSUSE Leap 15.3 é construído exatamente com os mesmos pacotes binários do SUSE Linux Enterprise, fornecendo compatibilidade total entre ambos. O Leap 15.3 também chega com os desktops KDE Plasma 5.18 LTS, Xfce 4.16 e GNOME 3.34, além da suíte de escritório LibreOffice 7.1.1, Firefox ESR na versão 78.7.1, Chromium 89 e muito mais, acesse este link e confira todos os recursos que o openSUSE Leap 15.3 oferece.
E para ajudar principalmente aos iniciantes, preparamos este breve guia com 10 sugestões do que fazer logo após instalar o openSUSE Leap 15.3, dentre elas estão a adição do repositório Packman, instalação dos codecs multimídia, do Google Chrome, do Steam e mais!
- [message]
- ##check## Aviso
- Tutorial testado no openSUSE Leap 15.3 com o ambiente de área de trabalho KDE Plasma.
1 - Atualize o seu sistema
Uma das primeiras coisas a se fazer logo após instalar o openSUSE Leap (assim como qualquer outro S.O.) é instalar todas as atualizações de pacotes disponíveis. Para isso, abra um terminal (procure-o no menu de aplicativos), copie e cole o comando abaixo no terminal e pressione Enter em seguida para executá-lo:
sudo zypper up
Quando perguntado, digite s para aceitar a atualização e pressione Enter para confirmar. Logo após a conclusão do processo, você deve reiniciar o seu computador para aplicar todas as atualizações, ok?!
2 - Adicione o repositório Packman no openSUSE Leap 15.3
Um dos principais repositórios disponíveis para o openSUSE/SUSE é o Packman, já que além dos codecs de áudio e vídeo, ele possui também uma grande quantidade de softwares que não são incluídos nos repositórios oficiais do openSUSE.
E para adicionar o Packman no seu Leap 15.3 é simples, abra um terminal e execute o comando abaixo:
sudo zypper addrepo -cfp 90 'https://ftp.gwdg.de/pub/linux/misc/packman/suse/openSUSE_Leap_$releasever/' packman
Após, atualize os repositórios com o comando:
sudo zypper ref
Durante a atualização você será questionado se deseja confiar na chave de assinatura do repositório Packman, apenas digite s para confiar e Enter em seguida para confirmar.
3 - Instalando os codecs multimídia
Para conseguir reproduzir os mais variados tipos de áudio e vídeo no seu Leap 15.3 é necessário instalar os codecs multimídia, já que devido a questões legais estes não são disponibilizados nos repositórios oficiais do openSUSE. A solução, neste caso, é instalar todos os codecs através do repositório Packman (mostramos como adicioná-lo no passo anterior).
Abra um terminal e execute o comando abaixo para fazer uma atualização do sistema pelo Packman:
sudo zypper dup --from packman --allow-vendor-change
Pressione s para continuar e Enter para confirmar a atualização. E logo após a conclusão do comando anterior, execute o comando abaixo no terminal para instalar os todos os codecs disponíveis no seu openSUSE Leap 15.3:
sudo zypper in --from packman ffmpeg gstreamer-plugins-{good,bad,ugly,libav} libavcodec-full vlc-codecs
Mais uma vez você deve digitar s e pressionar Enter para continuar. Concluído o processo eu recomendo que reinicie o seu computador para que as alterações realizadas sejam aplicadas, ok?!
4 - Instalando o VLC e/ou o SMPlayer
O VLC e o SMPlayer são os dois players multimídias mais populares da atualidade, ambos reproduzem praticamente praticamente todos os formatos de áudio e vídeo bem como DVDs, CDs de áudio e vários protocolos de streaming. Além desses recursos em comum, o SMPlayer se destaca pelo fato de trazer um "plugin" que permite pesquisar, reproduzir e baixar vídeos do YouTube.
Caso queira instalar o VLC Media Player no seu openSUSE Leap 15.3, execute o comando abaixo num terminal:
sudo zypper in --from packman vlc vlc-codecs
Já para instalar o SMPLayer, execute:
sudo zypper in --from packman smplayer smplayer-themes
5 - Adicionando o suporte ao Flatpak
Flatpak é um sistema de gerenciamento de pacotes de código aberto e gratuito que permite a criação e distribuição universal de aplicativos Linux independentemente do sistema host. A principal vantagem desse tipo de empacotamento é que os softwares são executados numa espécie de "máquina virtual", oferecendo assim mais segurança e facilidade (já que todas as dependências dos aplicativos são incluídas no pacote).
Para habilitar o suporte a Flatpaks no Leap 15.3 é simples, basta executar o comando abaixo num terminal:
sudo zypper in flatpak
E, em seguida, adicione o repositório Flathub (principal fonte de Flatpaks) no seu sistema com:
flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo
Após, recomendo que reinicie seu computador para aplicar todas as alterações.
6 - Instalando o Spotify no openSUSE Leap 15.3
O Spotify é um dos serviços de streaming de músicas mais populares da atualidade, contando com mais de 30 milhões de músicas no catálogo.
E para instalar o Spotify no openSUSE Leap 15.3 basta apenas executar o comando abaixo num terminal (necessário ter habilitado o suporte a Flatpak, como mostramos no passo anterior):
flatpak install flathub com.spotify.Client
Você precisará digitar y e pressionar Enter por duas vezes para prosseguir com o processo. Após a instalação, basta procurar pelo atalho do Spotify no menu de aplicativos ou executá-lo pelo terminal com o comando:
flatpak run com.spotify.Client
7 - Instalando o Skype no openSUSE Leap 15.3
O Skype é um aplicativo proprietário da Microsoft que permite fazer chamadas de voz e vídeo pela internet, além de enviar mensagens instantâneas e de texto (SMS) para outras pessoas de qualquer lugar do mundo.
Primeiramente, adicione o repositório oficial do Skype no seu openSUSE com o comando abaixo num terminal:
sudo zypper ar -f https://repo.skype.com/data/skype-stable.repo
Importe a chave de assinatura GPG do mesmo:
sudo rpm --import https://repo.skype.com/data/SKYPE-GPG-KEY
E por fim, instale a versão estável do Skype com:
sudo zypper in skypeforlinux
8 - Instalando o Steam no openSUSE Leap 15.3
O Steam é uma plataforma de distribuição de jogos digitais desenvolvida pela Valve, disponível para Linux, Windows e macOS. Além dos milhares de games no catálogo (alguns são gratuitos para jogar), o Steam também oferece filmes, documentários e vários softwares para edição de fotos, desenvolvimento de jogos, animação e modelagem, produção de áudio/vídeo e muito mais.
E para instalar o Steam no Leap 15.3 é simples, basta copiar e colar o comando abaixo no seu terminal:
sudo zypper in steam
9 - Instalando o Google Chrome no openSUSE Leap 15.3
O Google Chrome é o navegador mais utilizado no Brasil e no mundo atualmente, sendo um dos mais rápidos entre os seus concorrentes e possui milhares de temas e extensões que expandem as funcionalidades do mesmo.
Caso queira instalar o Google Chrome no openSUSE Leap 15.3, execute antes o comando abaixo para importar a chave de assinatura do repositório:
sudo rpm --import https://dl.google.com/linux/linux_signing_key.pub
E após, instale o Google Chrome (estável) com:
sudo zypper in 'https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_x86_64.rpm'
10 - Instalando o virt-manager no openSUSE Leap 15.3
O virt-manager (Virtual Machine Manager) é uma interface gráfica desenvolvida pela Red Hat para gerenciar máquinas virtuais através do libvirt.
Se você deseja instalar o virt-manager e outros pacotes/ferramentas de virtualização no seu openSUSE Leap, execute o comando abaixo num terminal:
sudo zypper in -t pattern kvm_server kvm_tools
E após, ative e reinicie o serviço do libvirtd no sistema:
sudo systemctl enable libvirtd && sudo systemctl restart libvirtd
Feito isso, procure por "virt-manager" ou "Gerenciador de Máquinas Virtuais" no menu de aplicativos para executá-lo.
Conclusão
Espero que com essas 10 sugestões você consiga deixar o seu openSUSE Leap 15.3 pronto para uso no dia-a-dia! Para conferir estas e muitas outras sugestões do que fazer após instalar o openSUSE Leap 15.3 (como a instalação do driver da NVIDIA, softwares para editar imagens/vídeos/áudio, ferramentas para desenvolvedores, etc.), acesse o nosso Tutorial completo de pós-instalação no link abaixo:
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até +!
COMENTÁRIOS