Aprenda passo a passo a instalar o Debian 11 "Bullseye" no seu computador, seja fazendo dual-boot com o Windows, com outro Linux ou instalação única!
Disponível desde o dia 14 de agosto de 2021, o Debian 11 "Bullseye" chegou com quase 60 mil pacotes no catálogo (sendo 11.294 novos) e com suporte a atualizações pelos próximos 5 anos (até junho de 2026).
Dentre as novidades desta mais nova versão do Debian estão o Kernel Linux série 5.10 e o suporte ao sistema de arquivos exFAT, além de várias atualizações de pacotes como o GCC (GNU Compiler Collection) 10.2, GnuPG 2.2.20, OpenSSH 8.4p1, Python 3.9.1, Samba 4.13, Vim 8.2, de softwares como o GIMP 2.10.22, Inkscape 1.0.2, LibreOffice 7.0 e muito mais. Acesse o anúncio oficial para conferir todos os detalhes:
E como já é de praxe, preparamos um passo a passo completo de instalação do Debian 11 "Bullseye" visando ajudar principalmente os iniciantes que queiram utilizar esta mais nova versão do Debian, desde os preparativos iniciais (como a liberação de espaço em disco) até o primeiro login no sistema recém-instalado.
Os principais tópicos deste tutorial:
- Requisitos de sistema do Debian 11 "Bullseye";
- Antes de começar, o que devo fazer?
- Download do Debian 11 "Bullseye";
- Gravando a ISO do Debian num DVD ou pen drive;
- Particionando o disco rígido (pelo Windows ou com o GParted);
- Configurando o Setup do computador;
- Instalação do Debian 11 "Bullseye";
- Somente o Windows inicia após instalar o Debian, o que fazer?
- O que fazer após instalar o Debian 11 "Bullseye"?
- Conclusão.
Requisitos de sistema do Debian 11 "Bullseye"
Confira abaixo se o seu computador atende aos requisitos mínimos de hardware para instalação e execução do Debian 11 "Bullseye":
- Processador Intel ou AMD de pelo menos 1GHz (32 ou 64 bits);
- 2 GB de memória RAM;
- 10 GB (ou mais) de espaço livre no HDD/SSD para a instalação.
Seu computador está apto a instalar a versão mais recente do Debian? Se sim, confira abaixo algumas etapas que você deve seguir ANTES de iniciar a instalação!
Antes de começar, o que devo fazer?
Pretende instalar o Debian Bullseye ao lado do Windows 11, Windows 10, Windows 8/8.1, Windows 7 ou de alguma outra distribuição Linux instalada no seu disco (fazendo o "famoso" dual boot)? Então você DEVE SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES ABAIXO para evitar futuras dores de cabeça:
Faça BACKUP de TODOS os seus arquivos (como músicas, documentos, fotos, etc). Isso é de extrema importância, pois caso algo dê errado, seus dados estarão a salvo. Veja como fazer isso acessando o tutorial do WikiHow:
Você encontra mais detalhes de como fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos (e também do seu disco rígido) em nosso outro artigo, acesse:
- [message]
- ##exclamation-triangle## ATENÇÃO!
- Desde já deixamos claro que NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR EVENTUAIS PERDAS DE DADOS que venham a acontecer ao instalar o Debian. Se você realmente seguir este tutorial à risca as chances de algo sair errado são mínimas, mas mesmo assim é importante que faça uma cópia de segurança dos seus dados.
Faça a DESFRAGMENTAÇÃO da partição onde está o Windows (pelo menos 2 vezes) ou da partição NTFS que irá redimensionar para instalar o Debian. Caso utilize um SSD, utilize o software de otimização do fabricante do disco para otimizá-lo, já para HDDs, recomendo que use a própria ferramenta de desfragmentação do Windows para, obviamente, desfragmentá-lo.
No link abaixo você pode conferir como fazer a desfragmentação de suas partições através do Windows, acesse:
Desative a Inicialização rápida do Windows, um recurso presente nas versões mais novas do Windows (mais precisamente no Windows 10, Windows 8.1 e 8).
Para isso, abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >> Alterar o funcionamento dos botões de energia, feito isso, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida". Após, salve as alterações, como mostrado nesta imagem de exemplo.
Confira estas e mais dicas do que fazer antes de instalar o Debian Bullseye no seu computador acessando este link.
Download do Debian 11 "Bullseye"
O Debian é um sistema operacional livre e de código aberto, construído por voluntários de todo o mundo e disponibilizado gratuitamente para uso pessoal ou comercial. E para baixá-lo (caso ainda não tenha feito isso), basta acessar o site oficial clicando no botão abaixo:
Abaixo deixo também os links para download das principais ISOs de instalação do Debian:
DVD 1 de instalação offline (cerca de 3,7GB)
Debian 11 "Bullseye" (64 bits): ISO 64 bits | Torrent 64 bits | SHA-256 | SHA-512 | + Informações
Debian 11 "Bullseye" (32 bits): ISO 32 bits | Torrent 32 bits | SHA-256 | SHA-512 | + Informações
DVD 1 de instalação offline com firmwares não livres (cerca de 3,7GB)
Debian 11 "Bullseye" (64 bits): ISO 64 bits | Torrent 64 bits | SHA-256 | SHA-512 | + Informações
Debian 11 "Bullseye" (32 bits): ISO 32 bits | Torrent 32 bits | SHA-256 | SHA-512 | + Informações
Mídia de instalação via rede (370 a 470MB)
Debian 11 "Bullseye" (64 bits): CD netinst 64 bits | Torrent 64 bits | SHA-256 | SHA-512 | + Informações
Debian 11 "Bullseye" (32 bits): CD netinst 32 bits | Torrent 32 bits | SHA-256 | SHA-512 | + Informações
- [message]
- ##check## Aviso!
- Se for baixar a ISO por download direto, recomendo que utilize o uGet no Linux ou o Free Download Manager no Windows. Caso queira baixar por torrent, recomendo que utilize o qBittorrent (tanto no Linux quanto no Windows), ok?!
Verifique se a imagem ISO não está corrompida
Após o download, é altamente recomendável que verifique a integridade da ISO antes de gravá-la num CD/DVD ou pen drive. No Linux, você poderá verificar facilmente a integridade da ISO pelo terminal como mostramos no tutorial abaixo, acesse:
Já no Windows, você terá que baixar um software de terceiros para realizar a verificação. Confira todos os detalhes acessando o nosso outro tutorial:
Gravando a ISO do Debian no DVD ou pen drive
Existem vários programas para gravar uma imagem ISO num CD/DVD ou pen drive, abaixo cito apenas alguns que já utilizei e recomendo, além dos tutoriais de como criar um DVD ou pen drive de instalação.
Gravando num CD ou DVD
Se você utiliza Linux, recomendo que grave a ISO do Debian 11 utilizando o K3b ou o Brasero, veja como criar um DVD de instalação do mesmo acessando:
Já no Windows, recomendo que utilize a ferramenta nativa do sistema para gravar a ISO num DVD, aprenda como fazer isso acessando:
Gravando no pen drive
Se você já usa Linux, recomendo que crie um pen drive bootável do Debian 11 pelo terminal utilizando o velho e bom "dd". Aprenda a utilizá-lo conferindo o nosso passo a passo no link abaixo:
Já no Windows, recomendo que utilize o Rufus para criar um pen drive bootável, veja como acessando nosso tututorial no link abaixo:
Particionando o disco rígido (pelo Windows ou com o GParted)
Supondo que você já tenha feito backup dos seus dados e que fez a desfragmentação ou otimização do seu HDD/SSD (caso utilize o Windows), você precisará agora de um espaço vazio no seu disco que seja suficiente para instalar o Debian (eu recomendo que destine, no mínimo, 25GB para a partição root). Abaixo você encontra dois tutoriais de como redimensionar as suas partições:
Caso tenha o Windows instalado, recomendo que utilize a ferramenta de gerenciamento de disco nativa do mesmo. Acesse o link abaixo e confira como utilizá-la para redimensionar as suas partições:
Caso tenha alguma distribuição Linux no seu HDD/SSD, utilize o GParted num Live CD ou pen drive para redimensionar as suas partições, veja como utilizá-lo acessando:
- [message]
- ##check## Aviso!
- É possível também utilizar o GParted para redimensionar a partição do Windows, mas eu recomendo fortemente que utilize o próprio Gerenciador de discos do Windows para evitar "problemas" quando fizer login no mesmo.
Configurando o Setup do computador
Por último, mas não menos importante, é hora de configurar o Setup do BIOS / UEFI do seu computador para que ele dê boot pela mídia de instalação do Debian.
- [message]
- ##check## Aviso!
- A maneira mais fácil de dar boot pela sua mídia de instalação é acessando o Menu de Inicialização do seu computador, que no meu caso (placa-mãe ASUS) é a tecla F8. Não há uma tecla padrão para acessar o menu de inicialização, portanto você deve pesquisar na internet pelo "modelo de sua placa-mãe/notebook + tecla de atalho do menu de boot" ou simplesmente no manual do fabricante, ok?!
Se o seu computador possui UEFI, por exemplo, reinicie-o (com o pen drive bootável do Debian "plugado" na porta USB, obviamente) pressionando a tecla Delete (a tecla usada para acessar o Setup também varia de fabricante para fabricante) e nas opções de boot selecione o seu pen drive no modo UEFI, como mostrado pelo exemplo abaixo:
Para mais detalhes de como realizar esse procedimento, recomendo que assista os dois vídeos abaixo, o primeiro do canal "Tutoriais para Tudo":
E também este outro vídeo, do canal "Sayro Digital":
- [message]
- ##exclamation-triangle## Fique atento!
- Se mesmo seguindo as orientações acima você não conseguir dar boot pela mídia de instalação do Debian, talvez seja necessário desativar a Inicialização Segura (Secure Boot). Para desativá-lo, acesse este tutorial do site TecMundo e confira as instruções, ok?!
Depois de fazer backup dos seus dados, de criar um espaço vazio no HDD/SSD e após aprender a dar boot pela mídia de instalação, reinicie o computador para darmos início ao passo a passo de instalação do Debian 11!
Instalação do Debian 11 "Bullseye"
E finalmente chegou a hora de instalar o Debian 11 "Bullseye". Você leu e seguiu todas as recomendações acima? Está preparado? Então vamos lá!
- [message]
- ##exclamation-circlek## Fique atento!
- Caso esteja instalando o Debian num Notebook/Netbook, é altamente recomendável que conecte o cabo de alimentação do mesmo durante o processo de instalação, ok?
Em seguida você deverá selecionar o idioma que será usado no processo de instalação do sistema. No meu caso, selecionei o "Portuguese (Brazil) - Português do Brasil" e cliquei no botão "Continue" (ou clique duas vezes sobre a opção selecionada), como mostrado pela imagem abaixo:
Após, selecione o país onde você reside (que no meu caso, é o Brasil) e clique no botão "Continuar":
Escolha o layout do seu teclado (Português Brasileiro no meu caso) e clique em "Continuar":
O instalador do Debian tentará configurar automaticamente a rede (caso esteja conectado a uma) e, após, você deverá definir um hostname para o seu sistema (ou deixar o que foi indicado por padrão) e clique em "Continuar":
Em seguida, você poderá informar o nome de domínio para o seu sistema. Se você não faz ideia do que seja isso, basta deixar em branco e clicar em "Continuar":
Na próxima etapa, você deverá definir uma senha de root para o seu Debian (recomendo que utilize caracteres especiais na mesma). Você terá que informar a senha duas vezes e, após, clique no botão "Continuar":
Após, informe o seu Nome completo para criar uma conta de usuário "padrão" no seu sistema e depois clique em "Continuar":
Informe um nome de usuário (que deve sempre ser iniciado com letra minúscula) para a nova conta padrão:
E uma senha para esta nova conta (você também terá que digitar a senha duas vezes):
Depois, defina o fuso horário selecionando o estado onde você mora e clique em "Continuar":
Agora chegamos na etapa mais importante da instalação do Debian Bullseye, a de Seleção de disco e Particionamento. Nela, será apresentado vários Métodos de Particionamento, dentre os principais estão:
O modo "Assistido - usar o maior espaço livre contínuo" (essa opção só aparecerá caso tenha liberado um espaço em disco, como indiquei no começo deste artigo) é a maneira mais fácil de configurar o particionamento (recomendado para quem é iniciante no Linux e/ou que não entende muito sobre partições), já que o instalador do Debian se encarregará de criar automaticamente todas as partições necessárias. Ao selecioná-lo, o instalador do Debian vai propor três esquemas de particionamento do disco:
- Todos os arquivos em uma partição (para iniciantes);
- Partição /home separada;
- Partição /home, /var e /tmp separadas.
Dentre elas, basta escolher a que for melhor para o seu caso. A primeira opção, como indicado pelo próprio instalador, é a ideal para quem é iniciante. As etapas (screenshots) deste processo você pode conferir neste GIF animado (abre uma nova janela) ou clicando neste link (abre uma nova aba).
Se você selecionou este esquema de particionamento, continue lendo a partir deste ponto do tutorial - CLIQUE AQUI .
O modo "Assistido - usar o disco inteiro" é recomendado APENAS para quem deseja instalar o Debian num disco rígido novo e/ou que não tenha nenhum outro sistema operacional ou dados pessoais (fique atento, pois essa opção vai apagar todos os dados que estiverem no HDD/SSD). Nele, você deverá escolher o seu disco rígido e após (assim como indicado anteriormente), escolher um dos três esquemas de particionamento de disco:
- Todos os arquivos em uma partição (para iniciantes);
- Partição /home separada;
- Partição /home, /var e /tmp separadas.
Você deve escolher a opção que melhor se adequa às suas necessidades, sendo que a primeira opção é a ideal caso você não tenha certeza de qual escolher. As etapas deste processo você pode conferir neste GIF animado (abre uma nova janela) ou clicando neste link (abre uma nova aba).
Caso tenha selecionado este esquema de particionamento, continue lendo este tutorial a partir deste ponto - CLIQUE AQUI .
O modo de particionamento Manual é o indicado para usuários mais experientes e também para quem já possui algum sistema operacional (Linux ou Windows) instalado no disco rígido, já que através dele podemos criar manualmente as partições, definindo o tamanho, o sistema de arquivos e a "função" para cada uma delas.
Neste tutorial abordamos o método de particionamento manual (mostrando como criar a partição raiz e a partição swap a partir do espaço livre em disco), o qual recomendo para quem deseja instalar o Debian 11 "Bullseye" em dual boot com o Windows ou com alguma distribuição Linux já instalado no HDD/SSD.
Caso tenha optado por esse método, deixe selecionado a opção "Manual", como mostrado pela imagem abaixo, e clique em "Continuar":
Na tela seguinte, será exibido todos os seus discos e as partições presentes nos mesmo, bem como o espaço livre que você criou (que mostramos como fazer logo no início deste tutorial).
Primeiramente vamos criar a partição raiz (onde o Debian será instalado). Selecione o ESPAÇO LIVRE do seu HDD/SSD, como indicado pela imagem abaixo, e clique no botão "Continuar" :
Após, selecione a opção "Criar uma nova partição", como mostrado pela imagem abaixo, e clique no botão "Continuar" (ou clique duas vezes sobre a opção selecionada):
Em seguida, você deverá definir o tamanho para a partição raiz. Note que é possível, além de definir o tamanho "real" da partição em GB, especificar em porcentagem o tamanho da mesma (por exemplo, se você escrever 80% no campo indicado pela imagem abaixo, 80% do espaço livre será dedicado à esta nova partição).
Recomendo que destine (no mínimo) 25 GB para a partição raiz (ou mais, caso não queira criar/utilizar uma partição /home separada para armazenar todos os seus arquivos pessoais como documentos, fotos, músicas, vídeos, etc.). Neste exemplo, destinei 40GB para a mesma e em seguida cliquei no botão "Continuar":
Logo na sequência, defina que esta partição seja criada no início do espaço livre selecionando a opção "Início", como destacado pela imagem abaixo:
Após, será exibido as configurações dessa partição. Nesta tela, você poderá alterar várias opções, dentre as principais:
- A Em "Nome" você poderá definir um nome para a nova partição, como mostrado neste exemplo (abre uma nova janela) ou clicando neste link (abre uma nova aba). É opcional, mas útil para identificar a partição onde instalou o seu Debian caso, no futuro, precise modificar as partições do seu disco rígido utilizando um software de particionamento, como o GParted;
- B Já em "Usar como", você poderá escolher o sistema de arquivos da partição dentre os vários disponíveis neste exemplo (abre uma nova janela) ou clicando neste link (abre uma nova aba). O sistema de arquivos padrão do Debian (assim como a maioria das distribuições Linux) é o Ext4, se você não sabe qual sistema de arquivos utilizar, basta deixar selecionado a opção padrão (Sistema de arquivos com "journaling" ext4), ok?!;
- C Como o próprio nome sugere, em "Ponto de montagem" você poderá definir o ponto de montagem dessa nova partição, como mostrado neste exemplo (abre uma nova janela) ou clicando neste link (abre uma nova aba). No caso da partição raiz, você deve selecionar (obviamente) a opção "/ - o sistema de arquivos raiz".
Tudo pronto, selecione a opção "Finalizar a configuração da partição", como destacado pela imagem abaixo, e clique em "Continuar":
Com isso concluímos a criação e configuração da partição raiz do Debian, agora você será direcionado novamente à tela inicial de particionamento manual.
Vamos agora criar a partição Swap (ou área de troca), partição esta que atua como uma "memória virtual", realocando as partes inativas da RAM para a Swap no disco quando falta memória RAM para o sistema.
Selecione o ESPAÇO LIVRE do seu SSD/HDD, como destacado pela imagem abaixo, e clique no botão "Continuar":
Selecione a opção "Criar uma nova partição" e clique em "Continuar", como destacado pela imagem abaixo:
Na sequência você deverá definir o tamanho para a partição Swap, sendo que você também poderá escolher o tamanho da mesma em GB ou porcentagem (em relação ao tamanho do espaço vazio restante no disco). Neste exemplo, destinei 2 GB para a mesma (como indicado pela imagem abaixo) e cliquei em no botão "Continuar":
Indique que esta partição seja criada no início do espaço livre selecionando a opção "Início", como destacado pela imagem abaixo:
Na etapa seguinte será apresentado as configurações da partição; nela, clique duas vezes em "Usar como", como indicado por A na imagem abaixo:
E selecione a opção "Área de troca (swap)", como destacado pela imagem abaixo. Feito isso, basta clicar no botão "Continuar":
Tudo pronto, apenas clique duas vezes em "Finalizar a configuração da partição":
Com isso concluímos a criação das partições necessárias para a instalação do Debian 11, mas antes de continuar, fique atento:
Se o seu computador é mais "antigo" e possui BIOS (ou está instalando no modo "Legacy") - Basta apenas pressionar o botão "Aceitar" na tela seguinte e pular o passo adicional que mostraremos na sequência. Continue lendo este tutorial a partir deste ponto - CLIQUE AQUI .
Mas se o seu computador possui UEFI - Será necessário EDITAR a Partição de sistema EFI presente no seu HDD/SSD (criada numa instalação anterior do Windows ou de outra distro Linux).
Para editá-la, você deve IDENTIFICAR e selecionar a partição de nome "EFI system p" (o "p" é de partition mas aparece 'cortado' no instalador) e clicar em seguida no botão "Continuar", como mostrado pelas setas numeradas na imagem abaixo:
Na tela seguinte será exibido as configurações da partição. Dê dois cliques na opção "Usar como" (ou selecione-a e clique no botão "Continuar"), como mostrado pela imagem abaixo:
E em "Como usar esta partição", você DEVE selecionar a opção "Partição de Sistema EFI", como indicado pela imagem abaixo.
Feito isso, clique no botão "Continuar":
Tudo pronto, não é necessário alterar mais nenhuma configuração da partição EFI. Agora basta apenas selecionar a opção "Finalizar a configuração da partição" e, em seguida, clicar no botão "Continuar":
E chegamos ao fim da etapa de particionamento de disco, esta é a hora de conferir e revisar todas as alterações que serão aplicadas no seu HDD/SSD ANTES de prosseguir.
Caso tudo esteja correto, basta selecionar a opção "Finalizar o particionamento e escrever as mudanças no disco" e clicar no botão "Continuar", como mostrado pela imagem abaixo:
Na sequência será exibido um resumo das alterações que serão realizadas no seu SSD/HDD. Esta é sua última chance de rever o particionamento e voltar atrás para modificar alguma opção (caso seja necessário). Se tudo estiver correto, selecione a opção "Sim" e clique em seguida no botão "Continuar":
Agora é só aguardar enquanto as alterações são aplicadas no seu disco e, em seguida, será feita a instalação do sistema básico (como o Kernel Linux, pacotes como o apt, dpkg e diversos outros essenciais para inicializar o Debian):
Logo após este processo (que geralmente é rápido), você terá a opção de inserir uma mídia de instalação adicional do Debian (como o DVD 2 ou DVD 3).
Se você (assim como eu) baixou apenas o primeiro DVD de instalação do Debian 11, basta selecionar a opção "Não" e clicar no botão "Continuar":
Na etapa seguinte você terá a opção de configurar um espelho de rede para obter pacotes adicionais que não estão na mídia de instalação e também as mais recentes atualizações de softwares.
No meu caso optei por não usar um espelho de rede, apenas selecionei a opção "Não" e cliquei em "Continuar":
E aguarde mais uma vez enquanto o instalador carrega os componentes necessários da mídia de instalação e da internet (caso esteja conectado) :
A seguir você será questionado se deseja participar (ou não) do "Concurso de utilização de pacotes" do Projeto Debian. Caso aceite, estatísticas anônimas dos pacotes que você instalar e mais utilizar no seu Debian serão serão enviadas aos desenvolvedores, elas ajudarão a escolher quais os pacotes mais populares que serão incluídos no primeiro CD/DVD de futuras versões do Debian.
No meu caso, optei por participar do concurso, escolhi a opção "Sim" e cliquei em "Continuar":
Na etapa a seguir serão apresentados os conjuntos de softwares e pacotes pré-definidos (incluindo os principais ambientes de área de trabalho) que estão disponíveis para instalação no Debian Bullseye. No meu caso, deixei selecionado o ambiente de área de trabalho do GNOME (que é a opção padrão) e também a opção "utilitários de sistema padrão"
Após selecionar as opções mais adequadas às suas necessidades, basta clicar no botão "Continuar":
E aguarde a instalação dos pacotes selecionados anteriormente (o que pode demorar um pouco caso tenha escolhido, por exemplo, mais de um ambiente de área de trabalho):
E depois de mais algum tempo será exibido uma mensagem informando que a instalação do Debian está completa. Agora basta clicar no botão "Continuar" para reiniciar o seu computador e, em seguida, remova a mídia de instalação que utilizou para instalar o Debian:
Se tudo correr bem, logo após reiniciar o computador será exibido a tela do GRUB, listando todos os sistemas operacionais instalados no seu computador, como mostrado pela imagem abaixo.
Deixe selecionado a opção "Debian GNU/Linux" e pressione a tecla Enter para continuar:
Aguarde o carregamento do sistema e, em seguida, faça login na sua conta de usuário (a mesma que criou durante o processo de instalação):
Meus parabéns, você instalou com sucesso o Debian Bullseye no seu computador! Agora é só desfrutar do seu mais novo sistema operacional! \o/
Somente o Windows inicia após instalar o Debian, o que fazer?
Um problema que alguns usuários podem ter logo após fazer um dual-boot do Debian (ou outras distribuições Linux) com o Windows é a tela do GRUB não aparecer depois de reiniciar o computador, sendo que o Windows inicia "direto" sem mostrar as opções de qual S.O. escolher. Para corrigir esse problema será necessário configurar as opções de inicialização pelo próprio Windows.A solução é bem simples, basta iniciar o Windows e fazer login normalmente na sua conta de usuário. Depois, digite CMD no Menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre o "Prompt de Comando" e selecione a opção "Executar como administrador" (confira uma imagem de exemplo AQUI).
Com a janela do Prompt de Comando aberta, basta digitar ou colar UM dos comandos abaixo, pressionando Enter logo em seguida:
Se o Secure Boot (ou Inicialização Segura) estiver habilitado no Setup do seu computador, execute:
bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\debian\shimx64.efi
Já se o Secure Boot estiver desabilitado, basta executar o comando:
bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\debian\grubx64.efi
Após executar o comando, provavelmente o GRUB voltará a ser o gerenciador de boot padrão e substituirá o do Windows. Mas se mesmo assim não conseguir iniciar o seu Debian, recomendo que siga o passo a passo de recuperação do GRUB com o Boot-Repair publicado no site Viva o Linux. acesse:
O que fazer após instalar o Debian 11 "Bullseye"?
Logo após a instalação, você provavelmente vai querer configurar uma sources.list para o seu Debian Bullseye, instalar os codecs e players multimídia como o VLC, instalar o Skype, Steam, Dropbox, navegadores populares como o Google Chrome, Microsoft Edge, Opera e Vivaldi, ferramentas para virtualização como o Oracle VM VirtualBox e vários outros aplicativos para deixá-lo "pronto" para o uso diário, não é mesmo? Então confira o nosso tutorial com algumas dicas do que fazer após instalar o Debian 11 Bullseye acessando o link abaixo:
Conclusão
E chegamos ao fim deste tutorial de instalação do Debian 11 Bullseye, espero que ele tenha sido útil para você! Tem alguma dúvida, sugestão, crítica ou notou algum problema nesta página (link quebrado, informações incorretas, comando errado ou que precisa de atualização)? Então utilize o campo de comentários logo abaixo, seja pelo Disqus ou usando sua conta do Google/Blogger, ok?!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
Referências:
- Guia de Instalação de Debian GNU/Linux - Debian Docs
- Installing, Step by Step - The Debian Administrator's Handbook
- Inicialização rápida do Windows 10 - Microsoft Community
- Windows 10 x Ubuntu - Dual Boot - Microsoft Community
COMENTÁRIOS