Já está disponível a versão final do GNOME 41, confira as principais novidades e aprimoramentos incluídos na mesma e veja como testá-la!
Após cerca de 6 meses de trabalho da comunidade, o Projeto GNOME anunciou no dia 22 de setembro de 2021 o GNOME 41, a mais nova versão do seu ambiente de área de trabalho que traz uma série de novidades e aprimoramentos, disponível em 38 idiomas.
As mudanças mais notáveis deste lançamento incluem aprimoramentos no aplicativo Programas (conhecido popularmente como "Loja do GNOME" ou simplesmente Sofware), novas configurações Multitarefas, recursos aprimorados de gerenciamento de Energia e melhorias significativas para desenvolvedores. Tudo isso e mais um pouco faz com que o GNOME seja mais inteligente e flexível, fornecendo aos usuários uma experiência mais rica e envolvente do que nunca.
O que há de novo no GNOME 41?
Vamos começar pelo aplicativo de Configurações do GNOME que recebeu uma série de melhorias significativas. A seção "Energia" agora conta com 3 novos modos que afetam o desempenho do sistema e o consumo de energia, são eles:
- Balanceado - o modo de energia padrão, que fornece desempenho e consumo normal de energia;
- Economia de energia - fornece um desempenho mais lento e menor consumo de energia. É ativado automaticamente quando o nível da bateria do seu notebook/netbook estiver baixo;
- Desempenho - esse modo aumenta o desempenho da CPU e o consumo de energia, mas permite que muitos aplicativos e atividades sejam executados com mais rapidez.
Foi incluído também uma nova seção denominada "Multitarefas". Nela é possível alterar as opções do espaço de trabalho e gerenciamento de janelas, são elas:
- Desativar o canto ativo "Atividades";
- Desativar as bordas de tela ativas;
- Configurar um número fixo de espaços de trabalho;
- Mostrar os espaços de trabalho em todos os monitores, em vez de apenas no monitor principal;
- Restringir que aplicativos alternem para o espaço de trabalho atual ao usar o atalho Super + Tab.
Outra novidade incluída no app Configurações é a seção "Rede Móvel", onde será possível configurar as conexões de rede móvel e funciona com modems 2G, 3G, 4G e GSM/LTE.
A loja de aplicativos do GNOME foi reformulada no GNOME 41, com quase todas as suas "partes" recebendo polimentos e/ou aprimoramentos. Isso inclui as configurações redesenhadas, layouts mais atraentes nas visualizações de aplicativos instalados e atualizados, banners de atualização do sistema operacional e muito mais.
O GNOME agora conta com mais um aplicativo próprio, o "Conexões". Trata-se de um novo cliente de desktop remoto com suporte aos protocolos RDP e VNC, fornecendo uma experiência moderna e fácil de usar para conectar-se a outros computadores. Ele substitui a funcionalidade de área de trabalho remota encontrada anteriormente no Boxes.
Confira abaixo o vídeo oficial de lançamento publicado pelo projeto GNOME:
GNOME 41 chega com várias melhorias de desempenho
Os desenvolvedores do GNOME trabalham continuamente para melhorar o desempenho, a capacidade de resposta e suavidade do sistema, sendo que no GNOME 41 foram incluídas uma série de ajustes e aprimoramentos nesta área, abaixo listamos as principais:
- O GNOME 41 agora utiliza o GTK 4 como biblioteca gráfica padrão, fornecendo uma renderização mais rápida e menor consumo de energia;
- As melhorias de eficiência proporcionam uma taxa de atualização mais rápida da tela em resposta à entrada do teclado e do mouse. Esta mudança aplica-se apenas àqueles que utilizam a sessão do Wayland e os efeitos serão mais perceptíveis em monitores com taxas de atualização mais baixas;
- Os gestos multitoque a nível de sistema agora se comportam de forma mais confiável e consistente;
- Foi realizada uma grande limpeza de código no Mutter (gerenciador de janelas do GNOME), que irá melhorar a manutenção e eficiência do mesmo a longo prazo.
Outras pequenas melhorias
E não para por aí! Confira abaixo mais algumas pequenas melhorias incluídas no GNOME 41:
- Capacidade de criar arquivos .zip criptografados através do Nautilus (estes exigem uma senha para serem abertos);
- Novo recurso do aplicativo Calendário que agora permite importar eventos de arquivos .ics;
- Um melhor redimensionamento da janela da Calculadora, que agora revelará controles adicionais ao ampliá-la e poderá ser reduzida para caber em monitores móveis;
- Suporte aprimorado do modo escuro no Web (o navegador da internet do GNOME), junto com um gesto de pinça mais rápido para aumentar o zoom em sites "pesados" e melhor manuseio de sites que não respondem.
- O aplicativo Músicas recebeu alguns retoques na interface de usuário, como as capas dos álbums que agora tem cantos arredondados, a lista de artistas inclui imagens, a visualização de álbuns inclui um prático botão de play e a barra de reprodução que ficou mais espaçosa.
As novidades voltadas a desenvolvedores e usuários avançados estão disponíveis no link abaixo:
Como testar o GNOME 41?
Por ser um lançamento recente, a previsão é que o GNOME 41 esteja disponível dentro de alguns dias ou semanas em distribuições Linux Rolling Release como é o caso do Arch Linux e do openSUSE Tumbleweed.
Mas se você não aguenta esperar pela atualização do seu sistema e queira testá-lo agora mesmo, o projeto GNOME disponibiliza uma imagem ISO ideal para ser utilizada numa máquina virtual do GNOME Boxes. Para baixá-la, basta clicar no botão abaixo:
Além disso, é possível testar o GNOME 41 através das ISOs disponibilizadas pelo projeto GNOME Next do openSUSE e do Fedora Rawhide. Abaixo você encontra o link para download das mesmas:
E você, o que achou desta mais nova versão do GNOME? Já testou utilizando uma das mídias disponibilizadas acima ou o seu sistema já recebeu a atualização do GNOME 41? Conte para nós na seção de comentários logo abaixo!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso feed RSS, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até +!
COMENTÁRIOS