Já está disponível a versão estável do Fedora 37 Workstation. Confira todas as novidades dessa versão e baixe agora mesmo (incluindo as Spins)!
Após algumas semanas de atraso, o Projeto Fedora anunciou hoje, dia 15 de novembro de 2022, a versão estável do Fedora 37 com as mais recentes e melhores inovações do sistema operacional totalmente abertto para os usuários, desde o mais novo ambiente de desktop GNOME até novas edições abordando casos de uso de tecnologia específicos.
Sem grandes novidades em relação às versões anteriores e com suporte a atualizações e correções de erros por aproximadamente 13 meses (até novembro de 2023), o Fedora 37 traz o Linux Kernel 6.0 que conta com melhor desempenho e aprimoramentos no suporte aos novos hardwares da Intel® (principalmente às GPUs Arc) e também da AMD®, com destaque para as GPUs Radeon RX 7000. E como dito anteriormente, o Fedora que já possui as versões Workstation, Server e IoT, a partir de agora conta com mais duas variantes oficiais, o Fedora CoreOS (que fornece um sistema operacional Linux projetado para cargas de trabalho em contêineres, com a capacidade de atualizar e dimensionar automaticamente para atender às demandas desses aplicativos) e o Fedora Cloud Base (que é semelhante ao antigo Fedora Cloud, só que adaptada para a criação de máquinas virtuais de uso geral em nuvens públicas e privadas como o OpenStack).
E falando a respeito da edição Workstation, o Fedora 37 traz a versão mais recente do ambiente de área de trabalho GNOME 43 que apresenta o menu de status do sistema redesenhado, permitindo aos usuários visualizar e alterar rapidamente as configurações do sistema comumente usadas (como áudio, internet e modos de energia). Além disso, foram feitos vários aprimoramentos no compositor Mutter para um melhor suporte ao servidor de exibição Wayland, bem como vários aplicativos foram portados de GTK3 para GTK4, com destaque especial para o Files (Nautilus) que agora possui um design responsivo, ajustando automaticamente o seu layout à medida que suas janelas são redimensionadas.
Dentre outras mudanças presentes no Fedora 37 e que merecem destaque estão a utilização do esquema de particionamento GPT por padrão nas novas instalações em computadores com BIOS, suporte oficial para Raspberry Pi 4 e a remoção do suporte à arquitetura ARMv7. Além disso, foram incluídas as versões mais recentes de aplicativos como o Mozilla Firefox 106, da suíte de escritório LibreOffice 7.4.1, bem como de ferramentas do sistema como o GCC 12.2, glibc 2.36, binutils 2.38, LLVM 15 e de linguagens de programação e/ou frameworks como o Boost 1.78, Erlang 25, Golang 1.19, Node.js 18.x, Perl 5.36 e Python 3.11.
Para conferir estas e demais novidades presentes no Fedora 37 basta acessar as Notas de Lançamento ou no anúncio oficial publicado no blog Fedora Magazine:
Download do Fedora 37 Workstation
Ficou interessado com as novidades do Fedora 37 e quer testá-lo? Então é só acessar o site oficial no link abaixo e escolher a versão adequada para você (Workstation, Server e IoT):
Ou através dos links oficiais abaixo, referentes à versão Workstation:
As somas (CHECKSUMS) e instruções para a verificação das ISOs estão disponíveis neste link.
Download das Spins do Fedora 37
Além da versão "padrão" com GNOME, também é possível instalar/utilizar o Fedora 37 com outros ambientes de área de trabalho, dentre os principais estão o KDE Plasma, Xfce, MATE, Cinnamon, LXDE, LXQt e o i3 WM, são os chamados "Spins". Para saber mais sobre os Spins do Fedora, acesse o link abaixo:
Logo abaixo você encontra os links para baixar as ISOs das principais versões:
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso feed RSS, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal oficial no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até +!
Referências:
- Announcing Fedora Linux 37 - Fedora Magazine
- The Most Interesting New Features Of Linux 6.0 - Phoronix
- Releases/37/ChangeSet - Fedora Wiki
- Fedora 37 Gets A Batch Of New Features Approved - Phoronix
- Fedora 37 Beta now available - Red Hat Blog
COMENTÁRIOS