Confira as 11 principais dicas e sugestões do que fazer após instalar o Debian 12 "Bookworm" para deixá-lo pronto para uso no seu dia a dia!
Confira as principais dicas e sugestões essenciais que você pode fazer depois de instalar o Debian 12 'Bookworm'!
Com o lançamento do Debian 12 "Bookworm", preparamos este compilado com as principais dicas e sugestões que você pode fazer logo após a instalação do mesmo, dentre elas estão a configuração da sources.list, a instalação dos codecs de áudio e vídeo, do navegador Google Chrome, do Steam e mais!Lembrando que as dicas presentes neste tutorial foram testadas tanto em hardware real quanto virtual (no Oracle VM VirtualBox) e são baseadas nas minhas preferências e nos softwares mais populares que muitos usuários Linux costumam instalar em seus sistemas. Portanto, fica ao seu critério (e de acordo com as suas necessidades) o que instalar e/ou executar no seu sistema, ok?!
1 - Configuração da sources.list do Debian 12 "Bookworm"
O primeiro (e mais importante) passo que devemos executar após a instalação do Debian 12 "Bookworm" é configurar a sources.list do mesmo, já que por padrão, apenas o repositório main vem habilitado (nos limitando a instalar apenas softwares livres e de código aberto). Além disso, a própria mídia que utilizou para instalar o Debian fica habilitada como um "repositório local", sendo necessário inserir a mesma toda vez que precisar instalar algum pacote.
Para resolver isso, abra um terminal e digite o comando abaixo (pressionando Enter em seguida) para logar-se como usuário root (informe sua senha de Administrador):
su -
Depois de logar-se como root, execute o comando a seguir para fazer uma cópia de segurança da sources.list "original" do seu sistema:
mv /etc/apt/sources.list /etc/apt/sources.list.bkp
Após, vamos criar uma nova sources.list com os repositórios oficiais do Debian Bookworm (incluindo os componentes main, contrib, non-free e non-free-firmware) utilizando o editor de textos nano. Execute o comando abaixo:
nano /etc/apt/sources.list
E copie e cole todo o conteúdo abaixo no seu editor de texto:
#############################################################################################################
# Repositórios Oficiais - Debian 12 "Bookworm" #
#############################################################################################################
## Para habilitar os repos de código fonte (deb-src) e Backports basta retirar a # da linha correspondente ##
#############################################################################################################
deb http://deb.debian.org/debian/ bookworm main contrib non-free non-free-firmware
# deb-src http://deb.debian.org/debian/ bookworm main contrib non-free non-free-firmware
deb http://security.debian.org/debian-security bookworm-security main contrib non-free non-free-firmware
# deb-src http://security.debian.org/debian-security bookworm-security main contrib non-free non-free-firmware
deb http://deb.debian.org/debian bookworm-updates main contrib non-free non-free-firmware
# deb-src http://deb.debian.org/debian bookworm-updates main contrib non-free non-free-firmware
## Debian Bookworm Backports
# deb http://deb.debian.org/debian bookworm-backports main contrib non-free non-free-firmware
# deb-src http://deb.debian.org/debian bookworm-backports main contrib non-free non-free-firmware
##############################################################################################################
Feito isso, salve o arquivo pressionando as teclas Ctrl + o, pressione Enter para confirmar e Ctrl + x para sair do nano.
2 - Atualize o seu sistema
Após configurar a sources.list do seu Debian 12 "Bookworm" (como mostramos logo acima), é hora de atualizá-lo com as versões mais recentes de pacotes e correções de bugs.
Ainda no terminal, execute o comando abaixo para atualizar o seu Debian:
apt update && apt upgrade
Concluído o processo, é recomendável que reinicie o seu computador para que todas as atualizações do sistema sejam aplicadas ANTES de continuar seguindo as sugestões deste tutorial, ok?!
3 - Habilite o sudo no Debian 12 "Bookworm"
Se você já utilizou outras distribuições Linux antes do Debian, provavelmente vai se assustar ao receber o aviso "'usuario' is not in the sudoers file" quando executar comandos no terminal com o "sudo". Isso porque somente os usuários inseridos no grupo "sudo" podem executar comandos via sudo.
Caso queira habilitar o sudo no seu Debian Bookworm, abra um terminal e instale o pacote sudo (caso não esteja instalado):
apt install sudo
E em seguida, adicione o seu usuário ao grupo "sudo" com o comando:
## Substitua o USUARIO pelo nome do seu usuário:
adduser USUARIO sudo
É necessário reiniciar o seu sistema para que esta alteração seja aplicada e, logo após, você poderá executar comandos normalmente com o sudo!4 - Instale os codecs no Debian 12 "Bookworm"
Para conseguir reproduzir a maioria dos formatos de áudio e vídeo não-livres no seu Debian Bookworm é necessário instalar alguns codecs proprietários.
Caso queira instalá-los, abra um terminal e execute o comando abaixo:
apt install faad ffmpeg gstreamer1.0-fdkaac gstreamer1.0-libav gstreamer1.0-vaapi gstreamer1.0-plugins-bad gstreamer1.0-plugins-base gstreamer1.0-plugins-good gstreamer1.0-plugins-ugly lame libavcodec-extra libavcodec-extra59 libavdevice59 libgstreamer1.0-0 sox twolame vorbis-tools
5 - Suporte para extração e compactação de arquivos no Debian 12 "Bookworm"
Para poder compactar e extrair arquivos dos mais variados formatos no seu Debian 12 Bookworm será necessário instalar os pacotes e ferramentas necessárias. Abra um terminal e execute o comando abaixo:
apt install arc arj cabextract lhasa p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unrar unace unzip xz-utils zip
6 - Instale o VLC Media Player no Debian 12 "Bookworm"
O VLC Media Player é o player multimídia mais popular da atualidade, reproduzindo praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, bem como DVDs, CDs de áudio, VCDs e vários protocolos de streaming.
Para instalar o VLC no seu Debian basta executar o comando abaixo:
apt install vlc
7 - Instale o Spotify no Debian 12 "Bookworm"
O Spotify é um dos serviços de streaming de músicas mais populares da atualidade, contando com mais de 30 milhões de músicas no catálogo.
Se você é um dos milhares de usuários do Spotify e deseja instalar o aplicativo oficial do Spotify no seu Debian, execute o comando abaixo num terminal para adicionar o repositório oficial do mesmo:
echo "deb [arch=amd64 signed-by=/etc/apt/keyrings/spotify.gpg] http://repository.spotify.com stable non-free" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/spotify.list
Importe a chave de assinatura GPG com o comando:
cd /tmp && wget -qO- https://download.spotify.com/debian/pubkey_7A3A762FAFD4A51F.gpg | gpg --dearmor | sudo dd of=/etc/apt/keyrings/spotify.gpg && cd $HOME
Atualize o cache dos repositórios e instale a versão mais recente do Spotify com:
apt update && apt install spotify-client
8 - Instale o Skype no Debian 12 "Bookworm"
O Skype é um aplicativo proprietário da Microsoft que permite fazer chamadas de voz e vídeo pela internet, além de enviar mensagens instantâneas e de texto (SMS) para outras pessoas de qualquer lugar do mundo.
Para instalar a versão estável do Skype no Debian 12 Bookworm você deve primeiro adicionar o repositório oficial do mesmo, execute:
echo "deb [arch=amd64] https://repo.skype.com/deb stable main" | tee /etc/apt/sources.list.d/skype-stable.list
Importe a chave de assinatura GPG do repositório:
cd /tmp && curl https://repo.skype.com/data/SKYPE-GPG-KEY | gpg --dearmor > skype.gpg && sudo install -o root -g root -m 644 skype.gpg /etc/apt/trusted.gpg.d/ && cd $HOME
Atualize o cache dos repositórios e instale a versão mais recente do Skype na sequência com:
apt update && apt install skypeforlinux
9 - Instale o Google Chrome no Debian 12 "Bookworm"
O Google Chrome é o navegador mais popular da atualidade, sendo mais rápido que os seus concorrentes para iniciar e carregar as páginas. Além disso conta com milhares de aplicativos, extensões e temas exclusivos disponíveis na Chrome Web Store.
Para instalar o Google Chrome no Debian Bookworm é bem simples, basta executar o comando abaixo para baixar a versão mais recente na sua pasta /tmp:
cd /tmp && wget -O google-chrome-stable.deb 'https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb'
E após, instale o pacote com o comando:
apt install ./google-chrome-stable.deb && cd $HOME
10 - Instale o Steam no Debian 12 "Bookworm"
O Steam é uma plataforma de distribuição de jogos digitais desenvolvida pela Valve, disponível para Linux, Windows e macOS. Além dos milhares de games no catálogo (muitos são gratuitos para jogar), o Steam também oferece filmes, documentários e vários softwares para edição de fotos, desenvolvimento de jogos, animação e modelagem, produção de áudio/vídeo e muito mais.
Se o seu sistema é de 64 bits, é necessário que habilite antes o suporte à multiarquitetura. Abra um terminal e execute o comando abaixo como root:
dpkg --add-architecture i386
Na sequência, atualize o cache dos repositórios:
apt update
Instale algumas dependências necessárias executando:
apt install mesa-vulkan-drivers libglx-mesa0:i386 mesa-vulkan-drivers:i386 libgl1-mesa-dri:i386
E instale o Steam no seu Debian Bookworm com o comando:
apt install steam
11 - Instale o Virtual Machine Manager no Debian 12 "Bookworm"
O virt-manager (Virtual Machine Manager) é uma interface gráfica desenvolvida pela Red Hat para gerenciar máquinas virtuais através do libvirt. Ele visa principalmente as VMs do KVM, mas também gerencia as máquinas virtuais do Xen e LXC (Linux Containers).
Para instalar o virt-manager e todas as suas dependências no Debian, execute o comando abaixo num terminal:
apt install virt-manager qemu-system libvirt-clients libvirt-daemon-system
Uma vez concluída a instalação, habilite o serviço do libvirtd no seu sistema com:
systemctl enable libvirtd
E inicie o serviço executando:
systemctl start libvirtd
Espero que com essas 11 sugestões você consiga deixar o seu Debian 12 "Bookworm" pronto para uso no dia a dia!
Para conferir estas e muitas outras sugestões do que fazer após instalar o Debian 12 "Bookworm" (como a instalação dos drivers da NVIDIA, softwares para edição de imagens/vídeos/áudios, ferramentas para desenvolvedores, navegadores populares e etc.), acesse o nosso tutorial completo de pós-instalação no link abaixo:
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso feed RSS, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal oficial no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
COMENTÁRIOS