Confira, nesta dica, como instalar o navegador Vivaldi no Debian, no Ubuntu, no Linux Mint e demais distribuições derivadas!
Instruções de instalação do navegador Vivaldi Stable e Vivaldi Snapshot (beta) no Debian, no Ubuntu, no Linux Mint e demais distribuições derivadas!
O Vivaldi é um navegador de código parcialmente aberto lançado em 2016 pela Vivaldi Technologies, empresa criada pelo cofundador da Opera Software, Jon Stephenson von Tetzchner. Utilizando o Chromium como motor de renderização (o mesmo utilizado pelo Google Chrome e demais navegadores populares), o Vivaldi é disponibilizado gratuitamente tanto para Linux quanto Windows, macOS e dispositivos Android.Projetado para oferecer um alto nível de personalização, o Vivaldi permite que os usuários escolham entre várias opções de layout, tamanho das fontes, esquemas de cores e muito mais. Além disso, o Vivaldi revive os recursos mais populares do antigo Opera 12, como o Speed Dial, um gerenciador de e-mails integrado, gestos de mouse, agrupamento de abas, ferramenta de anotações, um gerenciador de downloads e várias outras funcionalidades.
Usando criptografia de ponta a ponta, combinado com um bloqueador de anúncios e rastreadores nativo, o Vivaldi ajuda a proteger as informações dos usuários enquanto elas são transferidas pela web, bem como de práticas invasivas e coleta de dados nos sites visitados. Para os que desejam mais privacidade, o modo de navegação privada minimiza o que é armazenado localmente para que poucos vestígios sejam deixados depois de fechar todas as janelas.
Além do suporte a extensões do Google Chrome, o Vivaldi possui uma série de outros recursos integrados, dentre mais alguns deles estão um tradutor de páginas, uma ferramenta de captura de tela, leitor de feeds e gerenciador de senhas. Acesse o site oficial e confira todas as funcionalidades que só o Vivaldi pode oferecer:
Neste tutorial você vai aprender a instalar as principais versões do navegador Vivaldi (Stable e Snapshot) no Debian, no Linux Mint, no Ubuntu e nas demais distribuições derivadas.
Índice de Conteúdo
Instalando o Vivaldi no Debian, no Linux Mint e no Ubuntu;
Outros métodos de instalação do Vivaldi;
Instalando o Vivaldi via Flatpak;
Instalando complementos no Vivaldi;
Como desinstalar o Vivaldi?;
Referências.
Instalando o Vivaldi no Debian, no Linux Mint e no Ubuntu
Antes de começar, é altamente recomendável que você faça uma atualização no seu sistema para evitar possíveis problemas com dependências de pacotes. Para isso, abra um terminal e execute o comando abaixo:
sudo apt update && sudo apt upgrade
Com o seu sistema devidamente atualizado, execute o comando a seguir para importar a chave de assinatura GPG do Vivaldi:
cd /tmp && wget -qO- https://repo.vivaldi.com/archive/linux_signing_key.pub | gpg --dearmor | sudo dd of=/usr/share/keyrings/vivaldi-browser.gpg && cd $HOME
Feito isso, adicione o repositório oficial do mesmo com o comando:
echo "deb [signed-by=/usr/share/keyrings/vivaldi-browser.gpg arch=$(dpkg --print-architecture)] https://repo.vivaldi.com/archive/deb/ stable main" | sudo dd of=/etc/apt/sources.list.d/vivaldi.list
Atualize o cache dos repositórios:
sudo apt update
E, por último, instale a versão mais recente do Vivaldi executando um dos comandos abaixo (de acordo com a versão desejada):
## Para instalar o Vivaldi Stable (versão padrão):
sudo apt install vivaldi-stable
## Para instalar o Vivaldi Snapshot (versão de testes do Vivaldi):
sudo apt install vivaldi-snapshot
Após a instalação, basta procurar pelo atalho do Vivaldi no menu de aplicativos do seu ambiente gráfico para executá-lo!
Outros métodos de instalação do Vivaldi
Além do método "padrão" que você aprendeu logo acima, também é possível instalar o navegador Vivaldi no Debian, no Linux Mint e/ou no Ubuntu via pacote Flatpak. Confira as instruções logo abaixo.
Instalando o Vivaldi via Flatpak
Flatpak é um dos sistemas de empacotamento de softwares mais conhecidos do Linux. No principal repositório de flatpaks, o Flathub, está disponível para instalação apenas a versão estável do navegador Vivaldi.
Caso queira instalar o Vivaldi via Flatpak, basta executar o comando abaixo:
flatpak install flathub com.vivaldi.Vivaldi
Instalando complementos no Vivaldi
O Vivaldi é um dos melhores navegadores da atualidade e possui uma série de recursos integrados ao mesmo. Apesar disso, é possível adicionar outras funcionalidades do seu navegador com as mais variadas extensões disponíveis na Chrome Web Store, permitindo que você crie documentos, ouça músicas, edite fotos e muito mais! Acesse o link abaixo e confira:
Além disso, o Vivaldi possui uma página exclusiva com os mais variados Temas para você deixar o navegador com a sua cara, acesse:
Como desinstalar o navegador Vivaldi?
Caso não queira mais utilizar o navegador Vivaldi e deseja removê-lo do seu Debian, Linux Mint ou Ubuntu, então basta executar os comandos abaixo (de acordo com a versão do Vivaldi):
## Para desinstalar o Vivaldi Stable:
sudo apt remove vivaldi-stable
## Para desinstalar o Vivaldi Snapshot:
sudo apt remove vivaldi-snapshot
Caso também queira remover o repositório do Vivaldi do seu sistema, basta executar o comando:
sudo rm /etc/apt/sources.list.d/vivaldi.repo
Caso tenha instalado o Vivaldi por Flatpak:
Basta apenas executar o comando abaixo para removê-lo:
flatpak remove com.vivaldi.Vivaldi
Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo para nos informar, seja pelo Disqus ou utilizando sua conta do Google/Blogger, ok?!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até a próxima dica!
Referências:
- Funcionalidades - Vivaldi Browser
- Vivaldi (web browser) - Wikipedia
- Why isn’t Vivaldi browser open-source? - Vivaldi Blog
- Manual setup of the Vivaldi Linux repositories - Vivaldi Browser Help
COMENTÁRIOS