Aprenda a instalar a versão mais recente do ONLYOFFICE Desktop Editors no Debian, no Ubuntu, no Linux Mint e nas demais distribuições Linux derivadas!
Passo a passo de instalação do ONLYOFFICE Desktop Editors no Debian, no Ubuntu, no Linux Mint e demais distribuições Linux derivadas!
O ONLYOFFICE é uma poderosa suíte de escritório gratuita e de código aberto (sob a licença GNU Affero GPL v3.0) desenvolvida pela Ascensio System SIA, disponível para os sistemas operacionais Linux, Windows, macOS e dispositivos móveis com Android e iOS.Com uma interface de usuário intuitiva e baseada em guias, o ONLYOFFICE permite aos usuários trabalhar com vários arquivos simultaneamente numa mesma janela. A suíte é composta por um editor de documentos de texto, de planilhas e de apresentações, sendo altamente compatível com os formatos de arquivos OpenDocument (ODT, ODS, ODP, etc.) e os formatos comumente utilizados pelo Microsoft Office (DOCM, XLSM, POTM, etc.), além de ter suporte para arquivos PDF, HTML e WPS (formato este utilizado pelo WPS Office). Fornecendo aos usuários várias ferramentas para edição e recursos colaborativos, o ONLYOFFICE garante um maior fluxo de trabalho da equipe, bem como o trabalho contínuo com formatação de objetos complexos na sua versão web.
Graças aos recursos de proteção por senha e assinatura digital, o ONLYOFFICE garante um alto nível de proteção e segurança na troca de dados para os seus documentos, além de integração com serviços de nuvem populares como o Dropbox, Nextcloud, ownCloud, WordPress, dentre outros. Fora isso, também é possível adicionar uma série de novas funcionalidades ao ONLYOFFICE com o auxílio de plugins como o ChatGPT (para criação de textos e códigos), draw.io (criação e edição de diagramas), DeepL (tradução de textos), OCR (conversão de imagem em texto) e muito mais!
Você pode conferir estas e demais funcionalidades incluídas no ONLYOFFICE visitando o site oficial, acesse:
Índice de Conteúdo
Requisitos de sistema do ONLYOFFICE Desktop Editors;
Instalando o ONLYOFFICE Desktop Editors no Debian, no Ubuntu e Linux Mint (via repositório oficial);
Outros métodos de instalação do ONLYOFFICE;
Instalando o ONLYOFFICE via Flatpak;
Instalando o ONLYOFFICE via Snap;
"Instalando" o ONLYOFFICE via AppImage;
Como desinstalar o ONLYOFFICE?;
Referências.
Requisitos de sistema do ONLYOFFICE Desktop Editors
Confira abaixo se o seu computador atende aos requisitos mínimos de sistema exigidos pelo ONLYOFFICE Desktop Editors, que são:
- Processador dual-core (AMD® ou Intel®) com velocidade igual ou superior a 2 GHz;
- 2 GB ou mais de memória RAM;
- Pelo menos 2 GB de espaço em disco.
Para mais detalhes, acesse o Guia de Instalação oficial através do link abaixo:
Instalando o ONLYOFFICE Desktop Editors no Debian, no Ubuntu e Linux Mint (via repositório oficial)
Antes de iniciar a instalação, é altamente recomendável que você instale todas as atualizações disponíveis para o seu sistema a fim de evitar problemas com dependências de pacotes. Para isso, abra um terminal (procurando-o no menu de aplicativos) e execute o comando abaixo em seguida:
sudo apt update && sudo apt upgrade
Depois de concluída a atualização do seu sistema, abra novamente o terminal e execute o comando abaixo para importar a chave de assinatura GPG do ONLYOFFICE:
cd /tmp && curl https://download.onlyoffice.com/GPG-KEY-ONLYOFFICE | gpg --dearmor > onlyoffice.gpg && sudo install -o root -g root -m 644 onlyoffice.gpg /usr/share/keyrings/ && cd $HOME
Na sequência, adicione o repositório oficial do ONLYOFFICE com o comando:
echo "deb [signed-by=/usr/share/keyrings/onlyoffice.gpg] https://download.onlyoffice.com/repo/debian squeeze main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/onlyoffice.list
Atualize o cache dos repositórios:
sudo apt update
E, por último, instale a versão mais recente do ONLYOFFICE Desktop Editors executando o comando:
sudo apt install onlyoffice-desktopeditors
Agora basta procurar pelo atalho "ONLYOFFICE Desktop Editors" no menu de aplicativos do seu sistema para executá-lo ou através do terminal com o comando
desktopeditors
:Outros métodos de instalação do ONLYOFFICE
Além do método "padrão" via repositório oficial (que mostramos logo acima), também é possível instalar o ONLYOFFICE no Debian, no Ubuntu e no Linux Mint via pacotes Flatpak, Snap e AppImage. Confira as instruções logo abaixo.
Instalando o ONLYOFFICE via Flatpak
O Flatpak é um dos sistemas de empacotamento de softwares mais conhecidos do Linux. No principal repositório de flatpaks, o Flathub, está disponível para instalação a versão mais recente e oficial do ONLYOFFICE Desktop Editors.
Caso queira instalar o ONLYOFFICE via Flatpak no seu sistema, basta executar o comando abaixo:
flatpak install flathub org.onlyoffice.desktopeditors
Instalando o ONLYOFFICE via Snap
O ONLYOFFICE também está disponível oficialmente no formato Snap, que é um sistema de empacotamento de softwares (semelhante aos flatpaks) criado pela Canonical e integrado por padrão no Ubuntu. Apesar disso, é possível adicionar o suporte a snaps na maioria das distribuições Linux, incluindo o Debian e o Linux Mint. Confira o passo a passo de configuração do Snap nos links abaixo:
[ Instalação do Snap no Debian ##external-link##] [ Instalação do Snap no Linux Mint ##external-link##]
Com o suporte a snaps devidamente habilitado no seu sistema, basta executar o comando abaixo para instalar o ONLYOFFICE Desktop Editors no seu sistema:
sudo snap install onlyoffice-desktopeditors
"Instalando" o ONLYOFFICE via AppImage
O AppImage é um formato de empacotamento de aplicativos para sistemas Linux que - assim como os Flatpaks e Snaps- funciona de forma independente do gerenciador de arquivos das distribuições, com a vantagem dos softwares serem disponibilizados em um arquivo único (já com todas as dependências incluídas). O ONLYOFFICE também é distribuído oficialmente em formato AppImage, e caso prefira utilizá-lo você deve acessar a área de downloads para Linux - AppImage e clicar no botão de download:
Concluído o download, abra um gerenciador de arquivos (Nautilus, Dolphin, Thunar, etc.) e navegue até o arquivo com a extensão .AppImage. Depois, clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo, na sequência clique em "Propriedades" e marque a opção "Executável como programa" (ou "Permitir execução do arquivo como programa").
Feito isso, basta dar 2 cliques sobre o arquivo AppImage do ONLYOFFICE para executá-lo normalmente, ok?!
E como faço para desinstalar o ONLYOFFICE?
Caso não queira mais utilizar o ONLYOFFICE e deseja removê-lo do seu sistema, execute os comandos abaixo (de acordo com o método de instalação usado):
Se instalou o ONLYOFFICE via repositório oficial, execute:
sudo apt remove onlyoffice-desktopeditors
Caso também queira remover o repositório do ONLYOFFICE, basta executar o comando:
sudo rm /etc/apt/sources.list.d/onlyoffice.list
Se instalou o ONLYOFFICE via Flatpak, basta executar o comando:
flatpak uninstall org.onlyoffice.desktopeditors
Se instalou o ONLYOFFICE via Snap, execute:
sudo snap remove onlyoffice-desktopeditors
Se "instalou" o ONLYOFFICE via AppImage:
Como o AppImage é um formato portátil, basta apenas excluir o arquivo .AppImage do seu disco, ok?!
Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo para nos informar, seja pelo Disqus ou utilizando sua conta do Google/Blogger, ok?!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed RSS, ou siga-nos no X / Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até a próxima dica!
Referências:
- ONLYOFFICE - Secure Online Office
- OnlyOffice - Wikipedia
- ONLYOFFICE/document-formats - GitHub
- Installing ONLYOFFICE Desktop Editors to Debian, Ubuntu and derivatives - ONLYOFFICE Help Center
- Installing ONLYOFFICE Docs Community Edition for Debian, Ubuntu, and derivatives - ONLYOFFICE Help Center
- ONLYOFFICE Docs Community Edition with Debian and gpg signature - ONLYOFFICE Forum
- Install ONLYOFFICE Desktop Editors on Linux - Flathub
- Install ONLYOFFICE Desktop Editors on Linux - Snap Store
COMENTÁRIOS