Já está disponível a versão estável do Fedora Linux 41 com o Linux kernel 6.11, desktop GNOME 47, gerenciador de pacotes DNF5 e a nova Spin "Miracle"!
Já está disponível a versão estável do Fedora Linux 41, trazendo o Linux Kernel 6.11, DNF5, GNOME 47 e a mais nova Spin Miracle!
Após vários meses em desenvolvimento, o Projeto Fedora disponibilizou nesta terça-feira, dia 29 de outubro de 2024, a mais recente versão estável do Fedora Linux 41 nas edições Workstation, Server, IoT, Fedora CoreOS e Fedora Cloud Base, todas estas contam com suporte a atualizações de pacotes, correções de segurança e de erros/bugs por aproximadamente 13 meses (até novembro de 2025).Com a tradição de sempre oferecer aos usuários as mais recentes tecnologias de código aberto, o Fedora Linux 41 chega trazendo "por baixo do capô" o Linux Kernel 6.11 que possui uma série de aperfeiçoamentos. Destacam-se o suporte inicial à escrita atômica de bloco (ou block atomic write) para unidades SCSI e NVMe, implementadas várias melhorias para as GPUs e CPUs da AMD®, preparativos para as próximas plataformas da Intel®, melhorias de desempenho para o sistema de arquivos EXT4 e a introdução de um novo argumento de "swappiness" para um maior controle em relação ao uso da Swap, além de vários outros recursos.
Em relação aos ambientes de desktop, a edição Workstation do Fedora Linux 41 conta com a versão estável do GNOME 47 que, desta vez, trouxe poucas novidades. Dentre algumas delas estão o recurso de preenchimento automático de formulários do navegador Epiphany (ou Web), melhorias no gerenciador de arquivos Nautilus (ou Files) que agora conta com uma nova forma de visualização das Redes, além de listar todos os discos físicos / partições diretamente na barra lateral. Outra mudança incluída nesta nova versão do GNOME é um novo design para as janelas de diálogo, melhorando a navegação e a compatibilidade com cores de destaque personalizadas.
Área de trabalho do Fedora Linux 41 - Edição Workstation com o desktop GNOME 47 |
Outra novidade já aguardada pelos usuários é a atualização do gerenciador de pacotes para o DNF5 juntamente com o RPM 4.20. Em desenvolvimento desde 2020, o DNF5 foi reescrito totalmente do zero em C++, resultando em um melhor desempenho na resolução de dependências, instalação e remoção de pacotes em relação ao seu antecessor, o DNF4 (que é escrito em Python). E para os usuários com placas de vídeo da NVIDIA, a boa notícia é que o F41 traz por padrão o suporte ao driver proprietário em máquinas com o Secure Boot (ou Inicialização Segura) ativado, podendo o mesmo ser instalado facilmente através da GNOME Software.
A chegada do Fedora Linux 41 também marca a inclusão de mais uma nova Spin, o Fedora Miracle que utiliza o miracle-wm, um gerenciador de janelas "tiling" (lado a lado) que é baseado na biblioteca do compositor Wayland Mir. E por falar em Wayland, esta é a única sessão disponível na tela de login do GNOME, já que neste lançamento foi removido a sessão com X.org (mas felizmente ainda é possível instalar o X11 através dos repositórios oficiais).
E como é de costume, uma série de atualizações de softwares populares estão presentes no Fedora Linux 41, dentre alguns deles estão o LibreOffice 24.8.2 e o navegador Mozilla Firefox 131, além de ferramentas do sistema como o binutils 2.43, GCC 14.2, gdb 15.1, glibc 2.40 e de linguagens de programação/frameworks como o Golang 1.23, LLVM 19.1, Node.js 22.4, Perl 5.40, PHP 8.3, PostgreSQL 16.3, Python 3.13, Ruby 3.3.5 e Rust 1.81.
Estas e demais novidades do Fedora Linux 41 você pode conferir acessando as Notas de Lançamento, no Conjunto de Alterações e também no anúncio oficial publicado no blog Fedora Magazine, basta acessar o link abaixo:
Download do Fedora 41 Workstation
Ficou interessado com as novidades do Fedora Linux 41 e quer testá-lo? Então é só acessar o site oficial no link abaixo para conhecer mais detalhes sobre a versão Workstation e fazer o download da imagem ISO mais recente:
Logo abaixo você também encontra os links de download das ISOs (oficiais) referentes à edição Workstation do Fedora 41:
As somas (CHECKSUMS) e instruções para a verificação das ISOs estão disponíveis neste link.
Download dos Spins do Fedora 41
Além da versão "padrão" com GNOME, também é possível instalar/utilizar o Fedora Linux 41 com outros ambientes de área de trabalho, dentre os principais estão o KDE Plasma, Xfce, MATE, Cinnamon, Budgie, LXDE, LXQt, i3 WM, Sway e a mais recente Miracle, são os chamados "Spins". Para saber mais sobre os Spins do Fedora, acesse o link abaixo:
Logo abaixo você encontra os links para baixar as ISOs das principais versões:
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed RSS, ou siga-nos no X / Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até +!
Referências:
- Fedora Linux 41 is here! - Fedora Magazine
- Releases/41/ChangeSet - Fedora Wiki
- Linux 6.11 Kernel Features Deliver A Lot For New/Upcoming Intel & AMD Hardware - Phoronix
- Readying DNF5 for Fedora 41 - LWN.net
- Introducing GNOME 47, 'Denver' - GNOME Release Notes
- Fedora 41 Beta Released With Many Leading-Edge Linux Enhancements - Phoronix
- Fedora 41 Beta now available - Red Hat Blog
COMENTÁRIOS