Instalou o Fedora 41 e não sabe o que fazer depois? Então confira 11 dicas que preparamos para você deixar o seu sistema pronto para o dia a dia!
Confira as 11 principais dicas e sugestões que você pode fazer logo após instalar o Fedora Linux 41!
Nesta terça-feira, dia 29 de outubro de 2024, o Projeto Fedora disponibilizou a versão estável do Fedora Linux 41 que chega com o Linux Kernel 6.11, o aguardado gerenciador de pacotes DNF5 e o ambiente de desktop GNOME 47 na sua edição Workstation, além de uma série de outras novidades. E para ajudar aos usuários que recentemente instalaram esta versão, preparamos este compilado com as principais e mais populares dicas e sugestões que você pode fazer logo após a instalação do mesmo, dentre elas estão a inclusão dos repositórios RPM Fusion, a instalação dos codecs multimídia, do Spotify, do navegador Google Chrome, do Steam e mais!Lembrando que as dicas presentes neste tutorial foram testadas tanto em hardware real quanto no Oracle VirtualBox e são baseadas nas preferências do autor deste post e também com base nos softwares mais populares que muitos usuários Linux costumam instalar em seus sistemas. Portanto, fica ao seu critério (e de acordo com as suas necessidades) o que instalar e/ou executar no seu sistema, ok?!
Caso queira conferir as principais novidades do Fedora Linux 41 basta acessar o nosso post anterior clicando no botão abaixo (abre uma nova janela):
1 - Atualize o seu sistema
A primeira coisa que você deve fazer logo após instalar o Fedora 41 é instalar todas as atualizações de pacotes disponíveis. Para isso, abra um terminal (procure-o no menu de aplicativos) e execute o comando abaixo:
sudo dnf upgrade --refresh
Concluído o processo, reinicie o sistema para que todas as alterações sejam aplicadas, ok?!
2 - Adicione os repositórios RPM Fusion no Fedora 41
O RPM Fusion é um projeto mantido por um grupo de voluntários que disponibilizam softwares e pacotes que foram considerados inaceitáveis para o Fedora (tais como codecs, drivers proprietários e softwares livres que não puderam ser disponibilizados pelo Fedora). Ele é dividido em dois repositórios, o "Free" (para softwares de código aberto) e o "Non-free", que contém softwares proprietários.
Para adicioná-los ao seu Fedora 41 é bem simples, basta apenas executar no terminal o comando abaixo:
sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-41.noarch.rpm https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-41.noarch.rpm
3 - Adicione o repositório Flathub no Fedora 41
Apesar do Fedora Linux já contar com um repositório próprio de Flatpaks, este possui uma quantidade bem limitada de aplicativos se comparado ao Flathub, que é a principal e mais conhecida fonte de aplicativos no formato Flatpak.
Caso queira expandir a variedade de flatpaks no seu Fedora Linux 41, basta executar o comando abaixo para adicionar o repositório do Flathub:
flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://dl.flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo
4 - Instale os codecs multimídia
Para conseguir reproduzir a maioria dos formatos de áudio e vídeo no Fedora, será necessário instalar alguns codecs proprietários disponibilizados pelo RPM Fusion.
Execute os comandos abaixo (um por vez) para instalar os pacotes necessários:
## Troque o FFmpeg do Fedora para o FFmpeg do RPM Fusion:
sudo dnf swap ffmpeg-free ffmpeg --allowerasing
## Instale os pacotes multimídia para os aplicativos que utilizam o GStreamer:
sudo dnf update @multimedia --setopt="install_weak_deps=False" --exclude=PackageKit-gstreamer-plugin
5 - Instale o VLC Media Player no Fedora 41
O VLC Media Player é o player multimídia mais popular da atualidade, reproduzindo praticamente todos os formatos de áudio e vídeo, bem como DVDs, CDs de áudio, VCDs e vários protocolos de streaming.
Caso queira instalar o VLC Media Player no seu Fedora 41, basta executar o comando abaixo no terminal:
sudo dnf install vlc
6 - Instale o Spotify no Fedora 41
O Spotify é um dos serviços de streaming de músicas mais populares da atualidade, contando com mais de 30 milhões de músicas no catálogo.
Caso queira instalar o Spotify, basta executar o comando abaixo (via Flatpak):
flatpak install flathub com.spotify.Client
7 - Instalando o Skype no Fedora 41
O Skype é um aplicativo proprietário da Microsoft que permite fazer chamadas de voz e vídeo pela internet, além de enviar mensagens instantâneas e de texto (SMS) para outras pessoas de qualquer lugar do mundo.
Se você deseja instalar a versão mais recente do Skype, basta executar o comando abaixo (via Flatpak):
flatpak install flathub com.skype.Client
8 - Instalando o Steam no Fedora 41
O Steam é uma plataforma de distribuição de jogos digitais desenvolvida pela Valve, disponível para Linux, Windows e macOS. Além dos milhares de games no catálogo (alguns são gratuitos para jogar), o Steam também oferece filmes, documentários e vários softwares para edição de fotos, desenvolvimento de jogos, animação e modelagem, produção de áudio/vídeo e muito mais.
Para instalar o Steam no Fedora também é simples, basta executar o comando abaixo:
sudo dnf install steam
9 - Instalando o Google Chrome no Fedora 41
O Google Chrome é o navegador mais popular da atualidade, sendo mais rápido que os seus concorrentes para iniciar e carregar as páginas. Além disso conta com milhares de aplicativos, extensões e temas exclusivos disponíveis na Chrome Web Store.
Para instalar a versão estável do Google Chrome no Fedora basta apenas executar o comando a seguir:
sudo dnf install https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_x86_64.rpm
10 - Instalando o virt-manager no Fedora 41
O virt-manager (Virtual Machine Manager) é uma interface gráfica desenvolvida pela Red Hat para gerenciar máquinas virtuais através do libvirt.
Para instalar o virt-manager e todas as suas dependências no Fedora, execute o comando abaixo num terminal:
sudo dnf group install --with-optional virtualization
Inicie o serviço do libvirtd com:
sudo systemctl start libvirtd
E para iniciar o serviço durante o boot, execute:
sudo systemctl enable libvirtd
11 - Instalando o Fedy no Fedora 41
O Fedy é o famoso utilitário gráfico de pós-instalação do Fedora, permitindo a instalação em um clique da maioria dos aplicativos disponíveis para Linux (incluindo temas de ícones), tudo isso sem utilizar o terminal.
Para instalar o Fedy no seu Fedora, abra um terminal e adicione o repositório do mesmo:
sudo dnf copr enable kwizart/fedy
Importe a chave de assinatura do repositório:
sudo rpm --import https://download.copr.fedorainfracloud.org/results/kwizart/fedy/pubkey.gpg
E após, instale a versão mais recente do Fedy com:
sudo dnf install fedy
Conclusão
Espero que com essas 11 dicas você consiga deixar o seu Fedora Linux 41 pronto para uso no dia a dia!
Para conferir estas e muitas outras sugestões do que fazer após instalar o Fedora 41 (como a instalação do driver proprietário da NVIDIA, softwares para editar imagens/vídeos/áudio, ferramentas para desenvolvedores, etc.), acesse o nosso Tutorial completo de pós-instalação no link abaixo:
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed RSS, ou siga-nos no X / Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
COMENTÁRIOS