Como instalar o ONLYOFFICE no Fedora Linux e no openSUSE

Aprenda a instalar a versão mais recente do ONLYOFFICE Desktop Editors no Fedora Linux, no openSUSE Leap e no openSUSE Tumbleweed!

Instalação do ONLYOFFICE Desktop Editors no Fedora Linux e no openSUSE

Passo a passo de instalação do ONLYOFFICE Desktop Editors no Fedora Linux, no openSUSE Leap e no openSUSE Tumbleweed!

 O ONLYOFFICE é uma poderosa suíte de escritório gratuita e de código aberto (sob a licença GNU Affero GPL v3.0) desenvolvida pela Ascensio System SIA, disponível para os sistemas operacionais Linux, Windows, macOS e dispositivos móveis com Android e iOS.

 Com uma interface de usuário intuitiva e baseada em guias, o ONLYOFFICE permite aos usuários trabalhar com vários arquivos simultaneamente numa mesma janela. A suíte é composta por um editor de documentos de texto, de planilhas e de apresentações, sendo altamente compatível com os formatos de arquivos OpenDocument (ODT, ODS, ODP, etc.) e os formatos comumente utilizados pelo Microsoft Office (DOCM, XLSM, POTM, etc.), além de ter suporte para arquivos PDF, HTML e WPS (formato este utilizado pelo WPS Office). Fornecendo aos usuários várias ferramentas para edição e recursos colaborativos, o ONLYOFFICE garante um maior fluxo de trabalho da equipe, bem como o trabalho contínuo com formatação de objetos complexos na sua versão web.

Janela principal do ONLYOFFICE Desktop Editors executando no Linux

 Graças aos recursos de proteção por senha e assinatura digital, o ONLYOFFICE garante um alto nível de proteção e segurança na troca de dados para os seus documentos, além de integração com serviços de nuvem populares como o Dropbox, Nextcloud, ownCloud, WordPress, dentre outros. Fora isso, também é possível adicionar uma série de novas funcionalidades ao ONLYOFFICE com o auxílio de plugins como o ChatGPT (para criação de textos e códigos), draw.io (criação e edição de diagramas), DeepL (tradução de textos), OCR (conversão de imagem em texto) e muito mais!

 Você pode conferir estas e demais funcionalidades incluídas no ONLYOFFICE visitando o site oficial, acesse:

[ONLYOFFICE  Conheça mais detalhes sobre o ONLYOFFICE   ##external-link##]

   Dica!
Tutorial testado no Fedora Linux 41 Workstation e no openSUSE Tumbleweed.


  Requisitos de sistema do ONLYOFFICE Desktop Editors


 Confira abaixo se o seu computador atende aos requisitos mínimos de sistema exigidos pelo ONLYOFFICE Desktop Editors, que são:

  • Processador dual-core (AMD® ou Intel®) com velocidade igual ou superior a 2 GHz;
  • 2 GB ou mais de memória RAM;
  • Pelo menos 2 GB de espaço em disco.

 Para mais detalhes, acesse o Guia de Instalação oficial através do link abaixo:

[ONLYOFFICE  Installation Guides - Desktop Editors - ONLYOFFICE   ##external-link##]



  Instalando o ONLYOFFICE Desktop Editors no Fedora Linux (via repositório oficial)


 Antes de instalar um novo software, é altamente recomendável que você instale todas as atualizações disponíveis para o seu sistema, evitando assim problemas com dependências de pacotes. Para isso, abra um terminal (procurando-o no menu de aplicativos) e execute o comando abaixo em seguida:

sudo dnf upgrade --refresh


 Após concluída a atualização do seu sistema, abra novamente o terminal e execute o comando abaixo para importar a chave de assinatura GPG do ONLYOFFICE:

sudo rpm --import https://download.onlyoffice.com/GPG-KEY-ONLYOFFICE

 Na sequência, adicione o repositório oficial do ONLYOFFICE com o comando:

echo -e "[onlyoffice]\nname=onlyoffice repo\nbaseurl=http://download.onlyoffice.com/repo/centos/main/noarch/\ngpgcheck=1\nenabled=1\ngpgkey=https://download.onlyoffice.com/GPG-KEY-ONLYOFFICE"|sudo tee /etc/yum.repos.d/onlyoffice.repo

 E, por último, instale a versão mais recente do ONLYOFFICE Desktop Editors executando o comando:

sudo dnf install onlyoffice-desktopeditors

 Agora basta procurar pelo atalho "ONLYOFFICE Desktop Editors" no menu de aplicativos do seu sistema para executá-lo ou através do terminal com o comando desktopeditors:

ONLYOFFICE Desktop Editors executando no Fedora Linux 41 Workstation com o ambiente de área de trabalho GNOME



  Instalando o ONLYOFFICE Desktop Editors no openSUSE (via repositório oficial)


 Antes de iniciar a instalação, é altamente recomendável que você instale todas as atualizações disponíveis para o seu sistema a fim de evitar problemas com dependências de pacotes. Para isso, abra um terminal (procurando-o no menu de aplicativos) e execute o comando abaixo em seguida:

sudo zypper ref && sudo zypper up


 Depois de concluída a atualização do seu sistema, abra novamente o terminal e execute o comando abaixo para importar a chave de assinatura GPG do ONLYOFFICE:

sudo rpm --import https://download.onlyoffice.com/GPG-KEY-ONLYOFFICE

 Na sequência, adicione o repositório oficial do ONLYOFFICE com o comando:

echo -e "[onlyoffice]\nname=onlyoffice repo\nbaseurl=http://download.onlyoffice.com/repo/centos/main/noarch/\ngpgcheck=1\nenabled=1\ngpgkey=https://download.onlyoffice.com/GPG-KEY-ONLYOFFICE"|sudo tee /etc/zypp/repos.d/onlyoffice.repo

 E, por último, instale a versão mais recente do ONLYOFFICE Desktop Editors executando o comando:

sudo zypper in onlyoffice-desktopeditors

 Será exibido um problema de dependências relacionado ao pacote de fontes "liberation-mono-fonts", porém, o openSUSE já possui todos os 3 tipos da fonte Liberation (Sans, Serif e Mono) instalados no sistema através do pacote "liberation-fonts".

 Neste caso, basta selecionar a Solução 2: "quebrar onlyoffice-desktopeditors ao ignorar algumas das dependências", digitando o número 2 e pressionando Enter em seguida para confirmar, como mostrado pela imagem abaixo:

Selecione a opção 'quebrar onlyoffice-desktopeditors ao ignorar algumas das dependências'

 Concluída a instalação, basta procurar pelo atalho "ONLYOFFICE Desktop Editors" no menu de aplicativos do seu sistema para executá-lo ou através do terminal com o comando desktopeditors:

ONLYOFFICE Desktop Editors executando no openSUSE Tumbleweed com o ambiente de área de trabalho KDE Plasma



  Outros métodos de instalação do ONLYOFFICE


 Além do método "padrão" via repositório oficial (que mostramos logo acima), também é possível instalar o ONLYOFFICE no Fedora e openSUSE via pacotes Flatpak, Snap e AppImage. Confira as instruções logo abaixo.

  Instalando o ONLYOFFICE via Flatpak


 O Flatpak é um dos sistemas de empacotamento de softwares mais conhecidos do Linux. No principal repositório de flatpaks, o Flathub, está disponível para instalação a versão mais recente e oficial do ONLYOFFICE Desktop Editors.

 Caso queira instalar o ONLYOFFICE via Flatpak no seu sistema, basta executar o comando abaixo:

flatpak install flathub org.onlyoffice.desktopeditors

   Informação!
Antes de instalar flatpaks é necessário que tenha o repositório Flathub adicionado no seu sistema. Para isso, basta executar o comando:

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

  Instalando o ONLYOFFICE via Snap


 O ONLYOFFICE também está disponível oficialmente no formato Snap, que é um sistema de empacotamento de softwares (semelhante aos flatpaks) criado pela Canonical e integrado por padrão no Ubuntu. Apesar disso, é possível adicionar o suporte a snaps na maioria das distribuições Linux, incluindo o Fedora e o openSUSE. Confira o passo a passo de configuração do Snap nos links abaixo:



 Com o suporte a snaps devidamente habilitado no seu sistema, basta executar o comando abaixo para instalar o ONLYOFFICE Desktop Editors no seu sistema:

sudo snap install onlyoffice-desktopeditors



  "Instalando" o ONLYOFFICE via AppImage


 O AppImage é um formato de empacotamento de aplicativos para sistemas Linux que - assim como os Flatpaks e Snaps- funciona de forma independente do gerenciador de arquivos das distribuições, com a vantagem dos softwares serem disponibilizados em um arquivo único (já com todas as dependências incluídas). O ONLYOFFICE também é distribuído oficialmente em formato AppImage, e caso prefira utilizá-lo você deve acessar a área de downloads para Linux - AppImage e clicar no botão de download:

[ONLYOFFICE  ONLYOFFICE Desktop Editors for Linux (AppImage)   ##external-link##]

 Concluído o download, abra um gerenciador de arquivos (Nautilus, Dolphin, Thunar, etc.) e navegue até o arquivo com a extensão .AppImage. Depois, clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo, na sequência clique em "Propriedades" e marque a opção "Executável como programa" (ou "Permitir execução do arquivo como programa").

 Feito isso, basta dar 2 cliques sobre o arquivo AppImage do ONLYOFFICE para executá-lo normalmente, ok?!


  E como faço para desinstalar o ONLYOFFICE?


 Caso não queira mais utilizar o ONLYOFFICE e deseja removê-lo do seu sistema, execute os comandos abaixo (de acordo com o método de instalação usado):

    Se instalou o ONLYOFFICE via repositório oficial, execute:

### No Fedora Linux:
sudo dnf remove onlyoffice-desktopeditors

### No openSUSE (Leap e Tumbleweed):
sudo zypper rm onlyoffice-desktopeditors

 Caso também queira remover o repositório do ONLYOFFICE do seu sistema, basta executar o comando:

### No Fedora Linux:
sudo rm /etc/yum.repos.d/onlyoffice.repo

### No openSUSE (Leap e Tumbleweed):
sudo zypper rr onlyoffice



    Se instalou o ONLYOFFICE via Flatpak, basta executar o comando:

flatpak uninstall org.onlyoffice.desktopeditors



    Se instalou o ONLYOFFICE via Snap, execute:

sudo snap remove onlyoffice-desktopeditors



    Se "instalou" o ONLYOFFICE via AppImage:

 Como o AppImage é um formato portátil, basta apenas excluir o arquivo .AppImage do seu disco, ok?!



 Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo para nos informar, seja pelo Disqus ou utilizando sua conta do Google/Blogger, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed RSS, ou siga-nos no X / Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até a próxima dica!


  Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,AlmaLinux,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,80,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,4,Debian,45,Déjà Dup,1,Dica,179,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,109,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,57,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,22,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,2,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,67,NVIDIA,1,ONLYOFFICE,2,OpenMandriva,2,openSUSE,76,openSUSE Leap,21,openSUSE Tumbleweed,6,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,3,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,28,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RHEL,1,Rocky Linux,1,RustDesk,2,SELinux,3,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,6,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,83,Ventoy,1,VirtualBox,13,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,18,VMware Workstation,12,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar o ONLYOFFICE no Fedora Linux e no openSUSE
Como instalar o ONLYOFFICE no Fedora Linux e no openSUSE
Aprenda a instalar a versão mais recente do ONLYOFFICE Desktop Editors no Fedora Linux, no openSUSE Leap e no openSUSE Tumbleweed!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjni4JYg1kCgmlUCuV913rzWFXGXuT4hoe7TWrTUpbO3CQ4OOnED4K92IFaTn9RUnOYnoYMabLQdSyWYBpjHI-2VdNEsxBVmoMaQeqPrZ5qps3RFKXPhMvmn5aYOpelpNv4NYMGvJqJ9r3Z3cCdNqWBhNWLW02Lp9FnktCVIQ5tolDd3Z8QC6y_l1ChAXHP/s1600/Instalando-ONLYOFFICE-no-Fedora-e-openSUSE.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjni4JYg1kCgmlUCuV913rzWFXGXuT4hoe7TWrTUpbO3CQ4OOnED4K92IFaTn9RUnOYnoYMabLQdSyWYBpjHI-2VdNEsxBVmoMaQeqPrZ5qps3RFKXPhMvmn5aYOpelpNv4NYMGvJqJ9r3Z3cCdNqWBhNWLW02Lp9FnktCVIQ5tolDd3Z8QC6y_l1ChAXHP/s72-c/Instalando-ONLYOFFICE-no-Fedora-e-openSUSE.webp
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2024/11/nstalando-o-ONLYOFFICE-no-Fedora-e-no-openSUSE.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2024/11/nstalando-o-ONLYOFFICE-no-Fedora-e-no-openSUSE.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem :( VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Os códigos foram copiados para a sua Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo