Confira como instalar todas as versões do navegador Brave Browser no Fedora Linux, no openSUSE Leap e no openSUSE Tumbleweed!

Passo a passo de instalação das principais versões do navegador Brave no Fedora Linux, no openSUSE Leap e no openSUSE Tumbleweed!
O Brave é um navegador da internet de código aberto desenvolvido pela Brave Software. Tendo sua primeira versão lançada em outubro de 2016, o Brave é baseado no Chromium (utilizando o motor de renderização Blink) e disponibilizado gratuitamente para os sistemas Linux, Windows e macOS, bem como para dispositivos móveis com Android e iOS.Destacando-se dos demais navegadores, o Brave se tornou popular por priorizar a segurança e a privacidade dos seus usuários, oferecendo uma experiência de navegação rápida e recursos inovadores. Dentre os principais recursos de privacidade está o Brave Shields (ou Proteções do Brave), uma ferramenta inspirada no uBlock Origin que bloqueia os anúncios, rastreadores, cookies, impressões digitais e muito mais. Para os usuários que queiram ainda mais privacidade, o Brave realiza uma randomização de impressão digital (dificultando que você seja rastreado nos sites que visita) e, além disso, conta também janelas privadas com Tor que, como o nome sugere, utiliza a rede Tor para oferecer uma navegação anônima e com maior segurança ao navegar pela web.

Além disso, o Brave também conta com uma série de recursos exclusivos, como um mecanismo de pesquisa próprio independente e criado do zero, o Brave Search, oferecendo privacidade aos usuários com resultados realmente úteis e respostas baseadas em Inteligência Artificial, bem como um dos recursos mais conhecidos, o Brave Rewards, que é um programa de recompensas que remunera os usuários com tokens BAT (Basic Attention Token) por simplesmente utilizar o Brave e visualizar anúncios discretos e que também preservam a privacidade.
Destacam-se também o Brave News, um feed de notícias personalizável na página inicial, permite que você encontre versões arquivadas de páginas da web graças à integração com o Wayback Machine, a possibilidade de criar chamadas de vídeo ilimitadas com o Brave Talk, tradução de páginas com o Brave Translate, criação de Playlists com conteúdo de áudio e vídeo e muito mais!
O navegador Brave é compatível com as extensões disponíveis na Chrome Web Store e também traz os recursos "básicos" presentes na maioria dos navegadores, como Sincronização entre dispositivos, ferramenta de importação de favoritos, um gerenciador de senhas, dentre outros. Estas e demais funcionalidades oferecidas pelo Brave estão listadas no site oficial do navegador, acesse:

Neste tutorial você vai aprender a instalar todas as versões do navegador Brave (Stable, Beta e Nightly) no Fedora Linux, no openSUSE Leap e openSUSE Tumbleweed.
Índice de Conteúdo
Atualize o seu sistema;
Instalando o Brave (estável) no Fedora e no openSUSE;
Instalando o Brave Beta no Fedora e no openSUSE;
Instalando o Brave Nightly no Fedora e no openSUSE;
Outros métodos de instalação do navegador Brave;
Instalando o Brave via Flatpak;
Instalando o Brave via Snap;
Instalando complementos no Brave Browser;
Como desinstalar o Brave?
Referências.
Atualize o seu sistema
Antes de instalar o Brave, é altamente recomendável que você faça uma atualização no seu sistema para evitar problemas com dependências de pacotes. Para isso, abra um terminal e execute um dos comandos abaixo (de acordo com o seu sistema):
No Fedora Linux, execute:
sudo dnf upgrade --refresh
No openSUSE (Leap e Tumbleweed), execute:
sudo zypper ref && sudo zypper up
Concluído o processo de atualização, basta seguir as instruções a seguir para instalar a versão desejada do Brave Browser!
Instalando o Brave (estável) no Fedora e no openSUSE
As instruções nesta seção são relativas à instalação da versão Stable do navegador Brave, que é a mais utilizada e ideal para a maioria dos usuários, oferecendo uma experiência de navegação estável e confiável. Novas versões são disponibilizadas em aproximadamente 4 semanas.
O primeiro passo é abrir um terminal e importar a chave de assinatura GPG do Brave com o comando:
sudo rpm --import https://brave-browser-rpm-release.s3.brave.com/brave-core.asc
Feito isso, adicione o repositório oficial do mesmo ao seu sistema executando um dos comandos abaixo (de acordo com o seu sistema):
### No Fedora Linux 41 e posteriores (dnf5):
sudo dnf config-manager addrepo --from-repofile=https://brave-browser-rpm-release.s3.brave.com/brave-browser.repo
### No Fedora 40 e anteriores:
sudo dnf config-manager --add-repo https://brave-browser-rpm-release.s3.brave.com/brave-browser.repo
### No openSUSE Leap e Tumbleweed:
sudo zypper addrepo https://brave-browser-rpm-release.s3.brave.com/brave-browser.repo
E instale a versão mais recente do navegador Brave com o comando:
### No Fedora Linux:
sudo dnf install brave-browser
### No openSUSE Leap e Tumbleweed:
sudo zypper in brave-browser
Concluída a instalação, basta procurar pelo atalho "Brave Web Browser" no Menu de Aplicativos do seu sistema para executá-lo:

Instalando o Brave Beta no Fedora e no openSUSE
As instruções desta seção referem-se à instalação da versão Beta do Brave Browser. Por ser uma versão beta, será possível experimentar alguns novos recursos que serão incluídos em breve na versão estável, mas pode conter alguns bugs.
Caso opte por esta versão, abra um terminal e importe a chave de assinatura GPG do Brave executando o comando abaixo:
sudo rpm --import https://brave-browser-rpm-beta.s3.brave.com/brave-core-beta.asc
Feito isso, adicione o repositório oficial do mesmo ao seu sistema executando um dos comandos abaixo (de acordo com o seu sistema):
### No Fedora Linux 41 e posteriores (dnf5):
sudo dnf config-manager addrepo --from-repofile=https://brave-browser-rpm-beta.s3.brave.com/brave-browser-beta.repo
### No Fedora 40 e anteriores:
sudo dnf config-manager --add-repo https://brave-browser-rpm-beta.s3.brave.com/brave-browser-beta.repo
### No openSUSE Leap e Tumbleweed:
sudo zypper addrepo https://brave-browser-rpm-beta.s3.brave.com/brave-browser-beta.repo
E instale a versão mais recente do navegador Brave Beta com o comando:
### No Fedora Linux:
sudo dnf install brave-browser-beta
### No openSUSE Leap e Tumbleweed:
sudo zypper in brave-browser-beta
Concluída a instalação, basta procurar pelo atalho "Brave Web Browser (beta)" no Menu de Aplicativos do seu sistema para executá-lo:

Instalando o Brave Nightly no Fedora e no openSUSE
Estas instruções são relativas à instalação da versão Nightly (instável) do Brave Browser. Trazendo os mais recentes recursos em desenvolvimento, o Brave Nightly recebe atualizações todas as noites e é destinado a entusiastas e usuários avançados, já que é uma versão de testes instável com chances reais de apresentar bugs e outros problemas que podem resultar em perda de dados.
Caso queira testar essa versão, basta abrir um terminal e importar a chave de assinatura GPG do Brave executando o comando a seguir:
sudo rpm --import https://brave-browser-rpm-nightly.s3.brave.com/brave-core-nightly.asc
Feito isso, adicione o repositório oficial do mesmo ao seu sistema executando um dos comandos abaixo (de acordo com o seu sistema):
### No Fedora Linux 41 e posteriores (dnf5):
sudo dnf config-manager addrepo --from-repofile=https://brave-browser-rpm-nightly.s3.brave.com/brave-browser-nightly.repo
### No Fedora 40 e anteriores:
sudo dnf config-manager --add-repo https://brave-browser-rpm-nightly.s3.brave.com/brave-browser-nightly.repo
### No openSUSE Leap e Tumbleweed:
sudo zypper addrepo https://brave-browser-rpm-nightly.s3.brave.com/brave-browser-nightly.repo
E instale a versão mais recente do navegador Brave Nightly com o comando:
### No Fedora Linux:
sudo dnf install brave-browser-nightly
### No openSUSE Leap e Tumbleweed:
sudo zypper in brave-browser-nightly
Concluída a instalação, basta procurar pelo atalho "Brave Web Browser (nightly)" no Menu de Aplicativos do seu sistema para executá-lo:

Outros métodos de instalação do navegador Brave
Além do método "tradicional" que você aprendeu logo acima, também é possível instalar o navegador Brave no Fedora Linux e no openSUSE via pacotes Flatpak e Snap. Confira as instruções logo abaixo.
Instalando o Brave via Flatpak
Flatpak é um dos sistemas de empacotamento de softwares mais conhecidos do Linux. No principal repositório de flatpaks, o Flathub, está disponível para instalação apenas a versão estável do navegador Brave.
Caso queira instalar o Brave via Flatpak, basta executar o comando abaixo:
flatpak install flathub com.brave.Browser
Instalando o Brave via Snap
O Brave também é disponibilizado em pacotes Snap, que é um sistema de empacotamento de softwares (semelhante aos flatpaks) criado pela Canonical e integrado por padrão no Ubuntu. Apesar disso, é possível adicionar o suporte a snaps na maioria das distribuições Linux, incluindo o Fedora e o openSUSE. Confira o passo a passo nos links abaixo:
[ Instalação do Snap no Fedora ##external-link##] [ Instalação do Snap no openSUSE ##external-link##]
Com o suporte a snaps devidamente habilitado no seu sistema, basta executar um dos comandos abaixo para instalar o navegador Brave Stable no seu sistema:
sudo snap install brave
Instalando complementos no Brave Browser
Além dos vários recursos já integrados no Brave Browser, também é possível adicionar uma série de novas funcionalidades no seu navegador com as mais variadas extensões disponíveis na Chrome Web Store, permitindo que você crie documentos, ouça músicas, edite fotos e muito mais! Acesse o link abaixo e confira:

Como desinstalar o Brave?
Você não quer mais utilizar o navegador Brave e deseja removê-lo do seu Fedora ou openSUSE? Então basta executar os comandos abaixo (de acordo com o seu sistema e versão do Brave):
No Fedora Linux, execute:
### Para desinstalar o Brave Stable:
sudo dnf remove brave-browser
### Para desinstalar o Brave Beta:
sudo dnf remove brave-browser-beta
### Para desinstalar o Brave Nightly:
sudo dnf remove brave-browser-nightly
No openSUSE (Leap e Tumbleweed), execute:
### Para desinstalar o Brave Stable:
sudo zypper rm brave-browser
### Para desinstalar o Brave Beta:
sudo zypper rm brave-browser-beta
### Para desinstalar o Brave Nightly:
sudo zypper rm brave-browser-nightly
Se quiser remover o repositório do Brave do seu sistema, basta executar o comando:
No Fedora Linux, execute:
### Para remover o repo do Brave Stable:
sudo rm /etc/yum.repos.d/brave-browser.repo
### Para remover o repo do Brave Beta:
sudo rm /etc/yum.repos.d/brave-browser-beta.repo
### Para remover o repo do Brave Nightly:
sudo rm /etc/yum.repos.d/brave-browser-nightly.repo
No openSUSE (Leap e Tumbleweed), execute:
### Para remover o repo do Brave Stable:
sudo zypper rr brave-browser
### Para remover o repo do Brave Beta:
sudo zypper rr brave-browser-beta
### Para remover o repo do Brave Nightly:
sudo zypper rr brave-browser-nightly
Caso tenha instalado o Brave por Flatpak:
Basta apenas executar o comando abaixo para removê-lo:
flatpak remove com.brave.Browser
Caso tenha instalado o Brave por Snap:
Basta apenas executar o comando abaixo:
sudo snap remove brave
Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo para nos informar, seja pelo Disqus ou utilizando sua conta do Google/Blogger, ok?!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed RSS, ou siga-nos no X / Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até a próxima dica!
Referências:
- Brave Browser Features - Brave
- Brave (web browser) - Wikipedia
- Brave Shields - Blocking Ads, Trackers & more - Brave
- What are all the features Brave Browser offers? - Brave Help Center
- Installing Brave on Linux - Brave
COMENTÁRIOS