Aprenda, neste tutorial, a desfragmentar o seu HD através do Windows, sem precisar instalar programas de terceiros.
Uma coisa que muitas pessoas que usam Windows já ouviram falar sobre e que raramente fazem é a desfragmentação do disco rígido. Coisas simples do dia a dia, como deletar um arquivo ou desinstalar algum programa, dentre outras coisas, deixam alguns "pedaços" dos mesmos espalhados pelo seu disco rígido, o que com que ele fique cada vez mais fragmentado, dificultando assim a leitura e escrita do mesmo, além de deixar o seu computador mais lento.
A fragmentação também diminui a vida útil do HD, já que ele tem que fazer um "trabalho extra" para encontrar os seus arquivos. Nesta dica você vai aprender como desfragmentar o seu HD utilizando o utilitário do próprio Windows, sem precisar instalar algum programa. Vamos lá?!
--- ATENÇÃO ---
O procedimento de desfragmentação só é RECOMENDADO para HDD (Hard Disk Drive), caso utilize um SSD (Solid State Drive), a DESFRAGMENTAÇÃO É DESNECESSÁRIA e ainda diminui a vida útil do mesmo.
* Procedimento testado no Windows 7 Home Premium e Windows 10 Home, ambos de 64 bits.
Aperte as teclas "Windows" + "R" para abrir a janela do "Executar", nele digite dfrgui.exe, conforme mostra a imagem abaixo:
Será aberto o Desfragmentador de discos do Windows, nele serão listadas as partições (NTFS, FAT e FAT32) que podem ser desfragmentadas. Selecione a partição que pretende desfragmentar e clique em "Analisar":
Segundo informado pelo suporte da Microsoft, se o percentual da análise da partição selecionada anteriormente for acima de 10%, você deverá desfragmentá-la; no meu caso, estava em 1%. Mas, caso queira redimensionar alguma de suas partições, e se na análise ficar abaixo dos 10%, recomendo que mesmo assim realize a desfragmentação, ok?
Selecione a partição a ser desfragmentada e clique em "Otimizar", conforme indicado pela imagem abaixo:
Agora é só aguardar; dependendo do grau de fragmentação, o processo pode demorar alguns minutos ou até horas:
Desfragmentação concluída, clique em "Fechar":
* Lembre-se de fazer esse procedimento pelo menos 1 vez por mês ou quando o grau de fragmentação das suas partições estiverem acima de 10%, conforme recomendações da própria Microsoft, ok?!
Então é isso, até o próximo tutorial!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook, aproveite que essas opções ainda são gratuitas! :)
Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
Referências:
- https://support.microsoft.com/pt-br/help/17126/windows-7-improve-performance-defragmenting-hard-disk
COMENTÁRIOS