Guia prático de como redimensionar partições no Windows 10, Windows 8 / 8.1 e Windows 7.
Logo abaixo mostro como redimensionar a partição C do Windows para criar um espaço livre no HD, seja para a instalação de alguma distribuição Linux ou somente criar uma nova partição para armazenar os seus dados, tudo isso sem necessidade de instalar programa de terceiros, vamos utilizar o próprio Gerenciador de Discos do Windows; neste exemplo, o Windows ocupa 100% do disco.
Outra coisa tão importante quanto o BACKUP dos seus arquivos é realizar a desfragmentação da partição do Windows ou a partição que irá redimensionar (no mínimo 2 vezes, só por garantia).
O Windows já vem com uma ferramenta de desfragmentação nativa, para acessá-la, abra o Explorer, clique com o botão direito do mouse sobre o Disco Local (C:) >>> Propriedades >>> Ferramentas >>> Otimizar e desfragmentar unidade, ou utilizar um software de terceiros para isso, como, por exemplo, o Defraggler e o UltraDefrag (que é de código aberto).
Tudo pronto, vamos ao que interessa!
Inicie o Windows normalmente; após fazer logon, abra o Gerenciamento de Disco, para isto aperte as teclas Windows + R (irá abrir o "Executar"), digite diskmgmt.msc e clique em "Ok":
Com o Gerenciador de discos do Windows aberto, identifique a partição do Windows a diminuir (no caso a "C:"), clique com o botão direito do mouse sobre ela e após em Diminuir Volume...:
Digite o tamanho que queira diminuir da partição Windows e clique em Diminuir, como mostra a imagem abaixo. Neste exemplo vou diminuir em 25GB (1024 x 25 = 25600):
Agora você tem espaço livre no HD:
Utilize-o para criar uma nova partição pelo próprio Gerenciador de Discos do Windows ou, caso esteja visualizando alguns de nossos Artigos ensinando como instalar alguma das distribuições Linux mais conhecidas, não precisa fazer mais nada, apenas continue seguindo os passos seguintes que o tutorial lhe mostrar!
Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial? Então basta entrar em contato conosco! E se gostou deste tutorial, aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook, aproveite que essas opções ainda são gratuitas! :)
Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
Página atualizada no dia 19/08/2016 às 11h.
COMENTÁRIOS